O Que É Contrato De Corretagem?
Contents
Quais são as características do contrato de corretagem?
Tipos de contrato: corretagem (Artigos 722 a 729)Pessoa (corretor), sem relação de dependência, se obriga, mediante remuneração, a obter negócios para outrem, conforme instruções recebidas, ou a fornecer-lhe informações necessárias para a celebração.
- Características É contrato bilateral, oneroso, aleatório ou comutativo,consensual e acessório.
- Trata-se de obrigação de fazer e de resultado; não depende do serviço prestado, mas do resultado obtido (a venda).
- O corretor aproxima pessoas que pretendem contratar, procurando conciliar interesses.
- Coloca seu cliente em contato com interessados em celebrar contratos com eles.
Realiza a intermediação entre vendedor e comprador, não se vinculando aos que pretendem efetuar o contrato futuro. Realizado o negócio, faz jus a remuneração; não terá culpa se o acordo fracassar.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os da área, elaborados pelo, entre eles o,Conheça outros tipos de contrato acessando o link abaixo:Fonte: Resumão Jurídico (Folha de São Paulo). Salvar
AVISO LEGAL Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br. Seu comentário foi enviado com sucesso! Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação. Obrigado pela sua participação. : Tipos de contrato: corretagem
Ver resposta completa
Quem cobra taxa de corretagem?
O que é taxa de corretagem? – A taxa de corretagem é um valor que pode ser cobrado por bancos ou corretoras para cada operação realizada na Bolsa de Valores, Sendo assim, ao vender ou comprar uma ação, por exemplo, você vai ter que pagar uma taxa pela operação.
- A quantia a ser paga pode variar bastante, pois depende muito das regras estipuladas pela sua corretora.
- Inclusive, há um movimento de corretagem zero,
- Em termos bastante resumidos: a taxa de corretagem nada mais é do que um valor pago à instituição financeira que faz o intermédio entre você e a Bolsa de Valores, enviando ordens de compra e venda de ativos.
Quando usamos o transporte público, por exemplo, pagamos para que o ônibus ou metrô nos leve ao local que queremos, certo? A corretagem funciona de maneira parecida: ela é o pagamento pelo serviço que nos conecta às aplicações financeiras da Bolsa. Como já falamos, ela é cobrada em negociações de ativos da renda variável, como contratos futuros e ações. Saber como é cobrada essa taxa é algo muito importante — quanto maior é esse custo, maior tende a ser o impacto na rentabilidade do seu investimento. Portanto, o mais indicado é buscar corretoras que ofereçam um ótimo serviço sem exigir taxas abusivas.
- Mesmo escolhendo os melhores ativos para investir, os seus ganhos podem ficar comprometidos por conta de taxas.
- Tente entender todos os detalhes relativos às cobranças, às porcentagens envolvidas, à forma de cobrar e assim por diante.
- Desse modo, você poderá se planejar melhor e ter resultados que realmente estejam de acordo com suas expectativas.
E ainda evita tomar um baita susto no fim do mês ao ver seu extrato.
Ver resposta completa
Quem paga a corretagem o comprador ou o vendedor?
Na hora de comprar um imóvel, existe um caminho muito mais longo do que encontrar o lugar dos sonhos e conseguir um financiamento. É importante ficar atento para outras obrigações que despontam ao longo de processo e, principalmente, com gastos que vão além das parcelas do financiamento.
- Existe uma série de documentos que faz parte do processo de negociação e regularização da compra e venda,
- E eles geram um custo extra, principalmente porque necessitam ser regularizados no cartório para fazer valer a negociação.
- Portanto, é preciso organizar e colocar no orçamento essas despesas para que seja possível comprar o imóvel sem apertar as finanças ou, até mesmo, perder a oportunidade.
Mas de quem é a responsabilidade de bancar as despesas cartorárias?A resposta é direta e só é feita de forma diferente se houver um acordo entre o vendedor e o comprador, “Quem tem a obrigação de pagar as despesas cartorárias é sempre o comprador. A pessoa que está adquirindo o imóvel vai ter os gastos com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o registro e a escritura”,
- O comprador precisa saber que vai ter esses gastos para que possa fazer a proposta durante a negociação que não vá inviabilizar a compra,
- Os cartórios de registro de imóveis são responsáveis por guardar a documentação referente a este tipo de bem.
- O registro do imóvel comprova por lei quem é o proprietário da casa ou do apartamento.
Nele, constam as características, a propriedade do imóvel e as medidas. O valor varia de acordo com as taxas cobradas em cada estado do Brasil e também leva em consideração o preço do imóvel. Se a compra for feita através de um financiamento, o comprador vai ter que pagar o ITBI e o registro de imóveis.
A escritura é ainda necessária para quem não vai fazer a compra com financiamento e pretende pagar à vista. Nela, constam as dimensões e aspectos físicos, além da pessoa física jurídica proprietária do bem. Ela deve ser escrita sob a responsabilidade do tabelião e deve ser registrada em um livro, onde está todo o histórico do imóvel, inclusive do que foi feito no passado ou algum impedimento para a venda,
Se o comprador for pagar à vista, ele terá uma despesa a mais com a escritura. Com o financiamento essa escritura não é cobrada. Mas, financiando, ela é necessária para quem comprou o imóvel ter a tranquilidade de que é o dono! Fonte: https://revista.zapimoveis.com.br
Ver resposta completa
Como funciona o pagamento da corretagem?
Quem paga a comissão? – A comissão será paga pelo vendedor do imóvel. Esse pagamento somente será feito pelo comprador caso haja autorização do proprietário. Há a possibilidade de uma mesma operação envolver um pagamento para o proprietário e outro para o corretor.
Ver resposta completa
Quanto custa uma corretora?
Compare as principais taxas cobradas pelas corretoras e plataformas de investimentos Hoje, porém, o quadro mudou. A quantidade de produtos ‘zero taxa’ aumentou e chegou a uma das searas mais rentáveis para as corretoras: o mercado de renda variável. É zero taxa para corretagem de ações, é zero taxa para fundos imobiliários, é zero taxa para minicontratos futuros,
É claro que os asteriscos em letras miúdas sempre orbitam os anúncios, mas o fato é que ficou sim mais barato para o investidor se aventurar na tão falada diversificação de investimentos e tomar o tão comentado risco maior à procura de uma rentabilidade também superior. E não são apenas as moderninhas e renovadas plataformas ou fintechs que estão na disputa por preço baixo para atrair os investidores, as corretoras de bancos também estão tentando chegar lá, ainda que com atraso.
Todas acabam seguindo a direção dos mercados mais maduros, com mais investidores em produtos sofisticados, como Estados Unidos. Por lá, a competição pelo investidor é bem mais fervorosa e a guerra de taxas se acirrou ainda mais com a chegada da plataforma Robinhood, cuja proposta é cortar o máximo de taxas possível para democratizar os investimentos.
- A Charles Schwab, uma das maiores corretoras americanas, também já baixou para zero sua taxa de corretagem de ações, ETFs (fundos que seguem índices) e opções.
- Quem segue esse modelo espera compensar a receita com o ganho de escala, já que mesmo sem o dinheiro da corretagem, a B3 remunera as corretoras pelas transações (modelo RLP por ordens executadas ao preço de mercado), além de tentarem, claro, oferecer outros serviços que podem dar dinheiro, com cursos, por exemplo, crédito para as corretoras e plataformas ligadas a bancos e até ganhar a conta empresarial do investidor pessoa física (quando são empresários/as).
Não é à toa que a guerra de preços se acirra ao mesmo tempo em que o número de CPFs bate recorde na bolsa – são 3 milhões agora, mais de 900 mil novos só de março para cá, desde o início do período crítico da pandemia. O mercado passa por uma “janela de oportunidade”, com as pessoas querendo tirar parte do dinheiro da renda fixa e migrar para renda variável com a Selic a 2% ao ano.
Até o Tesouro Nacional se acertou com a bolsa brasileira, a B3, para tornar a aplicação mais atrativa e juntos decidiram, No começo do ano, a B3 já havia anunciado que investidor de varejo (taxa de custódia), tarifa fixa paga todo mês pela guarda das ações que o investidor tem na carteira. No meio da guerra de taxas, quem acaba ganhando mesmo é o investidor, que tem mais opções para pesquisar e maiores chances de pagar menos para aplicar seu dinheiro.
Para ajudá-lo nessa tarefa, o Valor Investe buscou as informações atualizadas sobre custos para investir em diversos produtos com 26 corretoras e plataformas de investimentos, ligadas ou não a bancos. Veja e compare: Compare os custos das principais corretoras e plataformas de investimentos do mercado
Corretora ou Plataforma | Abertura de Conta | Taxa de Custódia (da conta do cliente) | Transferências para as contas do mesmo titular (aplicação e resgate) | Aplicação em Títulos públicos (Tesouro)(não considera taxas cobradas pela B3) | Aplicação em Ativos renda fixa (CDBs, LCIs, LCAs, CRI, CRAs, Letra Financeira e debêntures) | Fundos de investimento (Ex: multimercado, ações, renda fixa) (não inclui taxas de administração e performance cobradas pelas gestoras dos fundos) | Negociação de ações (não inclui as taxas cobradas pela B3 e CBLC) | Negociação de ações Day trade (compra e venda no mesmo dia)(não considera taxas cobradas pela B3) | Aplicação em Fundos imobiliários | Aplicação em ETFs | Índice e dólar (BM&F) | BDR (Brazilian Depositary Receipts) | Opções (não inclui as taxas cobradas pela B3 e CBLC) |
Órama | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Home broker: tabela regressiva que vai de R$ 6,9 a R$ 0,5 por ordem executada dependendo da quantidade de ordens no mês; se executada pela mesa: tabela Bovespa | Home broker: tabela regressiva que vai de R$ 6,9 a R$ 0,5 por ordem executada dependendo da quantidade de ordens no mês; se executada pela mesa: tabela Bovespa | Taxa zero. Se executada pela mesa: tabela Bovespa. | Home broker: tabela regressiva que vai de R$ 6,9 a R$ 0,5 por ordem executada dependendo da quantidade de ordens no mês; se executada pela mesa: tabela Bovespa | R$ 0,5 para o contrato cheio de dólar e índice e R$ 0,11 para minicontrato de dólar e índice | Ainda não definiu | Operações comuns e day trade: de R$ 6,50 a R$ 0,50 por operação, dependendo da quantidade de ordens no mês. Ordens VAC ou com validade terão a taxa de corretagem cobrada para cada dia em que houver execução parcial. Não é informado custo de exercício |
Easynvest | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa Zero para fundos de terceiros e o próprio. A empresa tem um fundo próprio, o Easynvest Renda Fixa CP, que cobra uma taxa de administração de 0,5% ao ano e 20% de taxa de performance | Taxa de corretagem de R$ 4,99 para o mercado padrão e de R$ 2,49 ao fracionário | Taxa de corretagem de R$ 4,99 para o mercado padrão e de R$ 2,49 ao fracionário. A partir de 200 ordens no mês, o cliente não paga mais nada naquele mês | Taxa Zero | Taxa Zero | Minicontrato de Dólar ou Índice: Clientes que ainda não ativaram o RLP é R$ 0,05 por minicontrato. Quem é RLP ativo, é grátis. A Margem de Garantia para os minicontratos é de R$ 20,00 em operações Day Trade. Contrato de Dólar ou índice: R$ 0,75 | A taxa de corretagem para o mercado fracionário é R$ 2,49 e para o mercado padrão é R$ 4,99. | Taxa de corretagem é R$ 4,99 por ordem executada. Se você for o lançador e não regularizar o saldo até as 16h do exercício da opção, a mesa de operações fará a regularização e será cobrada a taxa 0,5% + R$25,21 (cobrança mínima de 50,00). Não é cobrada corretagem diferenciada (mesa) para o exercício da opção |
Nova Futura | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Para operações normais, o valor máximo de corretagem é R$6,98 por ordem executada, Para operações day trade, o valor máximo de corretagem é R$3,49 por ordem executada. | Max Trader (grátis para clientes que realizarem R$ 25,00 de corretagem no mês); Profit Plus – Nelogica (grátis para clientes que realizarem R$ 139,00 de corretagem no mês); Profit Pro – Nelogica (grátis para clientes que realizarem R$ 165,00 de corretagem no mês) | Taxa zero | Não informado | No máximo R$ 0,19 por minicontrato e R$ 0,95 por contrato cheio, Sujeito a negociação de acordo com o volume operado | Não informado | Para operações normais, o valor máximo de corretagem é R$6,98 por ordem executada. Para operações day trade, o valor máximo de corretagem é R$3,49 por ordem executada.Não é informado custo de exercício de opções |
Guide | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | 0,1% do volume operado, limitado a R$7,50. Exemplo: Uma ordem de R$ 1.000,00 tem custo de R$ 1,00 | 0,1% do volume operado, limitado a R$7,50 | Taxa zero | 0,1% do volume operado, limitado a R$7,50. Exemplo: Uma ordem de R$ 1.000,00 tem custo de R$ 1,00 | Day trade: R$ 0,50 por contrato no mini e R$ 2,50 por contrato cheio. Posição: R$ 1,00 por mini contrato e R$ 5 por contrato cheio no home broker e na mesa | Não informado | 0,1% do volume operado, limitado a R$ 7,50. Exemplo: Uma ordem de R$ 1.000,00 tem custo de R$ 1,00. Não é informado custo de exercício de opções |
Necton | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Plataforma Home Broker Lote padrão – R$ 11,90 Lote fracionário – R$ 4,90. Mesa de operações (Tabela Bovespa) | Plataforma Home Broker Lote padrão – R$ 11,90 Lote fracionário – R$ 4,90. Mesa de operações (Tabela Bovespa) | Taxa zero | Não informado | Day Trade e posição: Dolar – R$ 0,75 por contrato; Indice – R$ 0,75 por contrato; Mini Dolar – R$ 0,15 por contrato; Mini Indice – R$ 0,15 por contrato | Não informado | Corretagem por ordem executada: R$ 4,90. Corretagem de exercício de opção: R$ 25,21 + 0,5% sobre o volume da operação. |
Modalmais | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | R$ 2,49 por ordem executada (lote padrão e fracionado) | Nos planos especiais para traders, que variam de R$ 20 aR$ 150por mês, a taxa de corretagem por ordem sai mais barato (R$ 0,99 ou R$ 1,49) | Taxa zero | R$ 2,49 por ordem executada (lote padrão e fracionado) | Contrato cheio de índice e dólar: R$ 0,80 cada (R$ 0,60 para planos de trader). Minicontratos de índice e dólar: R$ 0,16 (R$ 0,13 a R$ 0,05 planos de trader) | Não informado | De R$ 2,49 por ordem executada a R$ 0,99, dependendo do plano de serviços. Não é informado custo de exercício de opções |
Warren | Taxa zero | Taxa zero | Depende do banco | Não comercializa | Incide apenas o custo da gestão da Warren (de 0,5% a 0,7% ao ano, dependendo do valor que o cliente tem investido na plataforma). | Taxa zero em produtos próprios. Incide apenas o custo da gestão da Warren (de 0,5% a 0,7% ao ano, dependendo do valor que o cliente tem investido na plataforma). | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Não comercializa | Não comercializa | Não comercializa |
XP Investimentos | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero. A plataforma oferece vários fundos próprios da XP | R$ 4,90 por ordem para quem é atendido pela XP. Para quem é atendido por escritório credenciado, vale o mesmo valor de antes para ações e ETFs (R$ 18,90) | R$2,90 por ordem para quem é atendido pela XP. Para quem é atendido por escritório credenciado, vale o mesmo valor de antes para day trade (R$ R$ 8 a R$ 12) | Taxa zero | R$ 4,90 por ordem para quem é atendido pela XP. Para quem é atendido por escritório credenciado, vale o mesmo valor de antes para ações e ETFs (R$ 18,90) | Entre R$4 e R$ 6 por contrato | R$ 4,90 por ordem para quem é atendido pela XP. Para quem é atendido por escritório credenciado, vale o mesmo valor de antes para ações e ETFs (R$ 18,90) | Day trade: R$ 8 por ordem (até R$ 10 mil); R$ 10 por ordem (de R$ 10 mil a R$ 25 mil); R$ 12 por ordem (acima de R$ 25 mil). Via mesa de operações, Tabela Bovespa (mínimo de R$ 20 por ordem). Swing trade: R$ 18,90 por ordem; via mesa de operações, Tabela Bovespa (mínimo de R$ 40 por ordem). Para posições zeradas pela área de Risco, será cobrada uma taxa operacional nos mesmos valores de Mesa de Operações |
Rico | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | R$ 7,50 por ordem. Exercício de opções: caso exerça ou seja exercida a opção, é cobrada taxa operacional seguindo a tabela Bovespa (mínimo de R$ 40,40). |
Clear | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Não comercializa | Não comercializa | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Disponíveis para investidores qualificados via mesa de operações, com taxa zero | Taxa fixa zero, mas é cobrado percentual variável de 0,5% sobre o volume total de custos de exercício de opções para titular, lançador ou zeragem compulsória do risco |
BTG Digital | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Autoatendimento no Home Broker e Plataformas: De R$ 7,90 (1 a 10 ordens) a R$ 0,50 (mais de 500 ordens). Corretagem variável: 0,5% do volume negociado | Autoatendimento no Home Broker e Plataformas: De R$ 7,90 (1 a 10 ordens) a R$ 0,50 (mais de 500 ordens). Corretagem variável: 0,5% do volume negociado | Taxa zero | Autoatendimento no Home Broker e Plataformas: De R$ 7,90 (1 a 10 ordens) a R$ 0,50 (mais de 500 ordens). Corretagem variável: 0,5% do volume negociado | Taxa zero | Autoatendimento no Home Broker e Plataformas: De R$ 7,90 (1 a 10 ordens) a R$ 0,50 (mais de 500 ordens). Corretagem variável: 0,5% do volume negociado | Autoatendimento no Home Broker e Plataformas: De R$ 7,90 (1 a 10 ordens) a R$ 0,50 (mais de 500 ordens). Corretagem variável: 0,5% do volume negociado. Exercício de opções: 0,5% do volume exercido |
Toro | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Não informada corretagem na plataforma. Negociações solicitadas por telefone ou e-mail (mesa de operações): R$ 0% + R$ 2,70 a 0,5% + R$ 25,21. Não é informado custo de exercício de opções |
Genial | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Via homebroker, R$ 5 por ordem no lote padrão e R$ 2,50 no lote fracionário. Operações via Mesa custam 0,5% + R$ 25,21 (mínimo de R$ 40,00) | O custo para operações day trade em ações, lotes padrão ou fracionário, é de R$ 0,99. Operações swing trade, lote padrão é de R$ 2,99, e lote fracionário, de R$ 0,99. Observação: para ordens realizadas por meio do GTrader (até 30/12) e Metatrader5 (até 30/10), plataformas exclusivas para day trade, o cliente terá custo zero | Taxa zero | Taxa zero para ETF de renda variável, e 0,25% para ETF de renda fixa | minicontratos de índice e dólar: R$ 0,24 para swing trade e R$ 0,12 por contrato para day trade. Contratos cheios de índice e dólar: R$ 1,00 por contrato swing trade e R$ 0,50 day trade | R$ 2,99; mas para day trade é R$ 0,99 | Opções compra/venda: R$ 2,99 por ordem. Opções exercidas: R$ 2,99 por ordem. Opções a exercer: 0,5% sobre o volume total + R$ 25,21 (mínimo de R$ 40,00) |
Ágora | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero. A plataforma oferece fundos de gestão de terceiros e também da Bradesco Asset | Tabela regressiva mensal de corretagem quanto mais o investidor opera, menos paga por ordem. A tabela inicia em R$ 18,00 e chega até R$ 2,00 por ordem executada. | Tabela regressiva mensal de corretagem quanto mais o investidor opera, menos paga por ordem. A tabela inicia em R$ 12,00 e chega até R$ 1,50 por ordem executada. | Tabela regressiva mensal de corretagem: quanto mais o investidor opera, menos paga por ordem. A tabela inicia em R$18,00 e chega até R$2,00 por ordem executada | Tabela regressiva mensal de corretagem: quanto mais o investidor opera, menos paga por ordem. A tabela inicia em R$18,00 e chega até R$2,00 por ordem executada | Para Índice e Dólar Cheios via Home Broker, APP e Plataformas, segue tabela regressiva onde até 50 contratos custa R$ 3,50 e acima de 1005 contratos custa R$ 1,00 | Tabela regressiva mensal de corretagem: quanto mais o investidor opera, menos paga por ordem. A tabela inicia em R$18,00 e chega até R$2,00 por ordem executada | Tabela regressiva mensal de corretagem quanto mais o investidor opera, menos paga por ordem. A tabela inicia em R$ 18,00 e chega até R$ 2,00 por ordem executada (para day trade: R$ 12 a R$ 1,50). Mesa de operações: R$ 25,21 + 0,50% sobre volume total. Exercícios de opções, posições zeradas em função de inadimplência, insuficiência de saldo e/ou cobertura de margem exigida terão cobrança conforme a tabela da mesa de operações |
BS2 | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero. A plataforma conta com uma arquitetura aberta com fundos da BS2 Asset e de vários outros gestores. | Nas negociações pelo Home Broker, de um ou mais “lotes padrão” (geralmente 100 ações), a corretagem é de R$ 10. Para ordens fracionadas a taxa é de R$ 5. Obs.: Sobre as posições de Renda Variável (Ações, ETF’s, FII’s, etc.) há cobrança de Taxa de Custódia de R$ 29,90/Semestre, com isenção para clientes que operam 4 vezes no trimestre | Nas negociações pelo Home Broker, de um ou mais “lotes padrão” (geralmente 100 ações), a corretagem é de R$ 10. Para ordens fracionadas a taxa é de R$ 5. Obs.: Sobre as posições de Renda Variável (Ações, ETF’s, FII’s, etc.) há cobrança de Taxa de Custódia de R$ 29,90/Semestre, com isenção para clientes que operam 4 vezes no trimestre | Taxa de R$ 5 | Para ETFs, a taxa é de R$ 5. Obs.: Sobre as posições de Renda Variável (Ações, ETF’s, FII’s, etc.) há cobrança de Taxa de Custódia de R$ 29,90/Semestre, com isenção para clientes que operam 4 vezes no trimestre | Não tem | Esperando questões operacionais da B3 | Nas negociações pelo Home Broker a corretagem é de R$ 10. Não tem lote fracionado. Custo de exercício de opções: R$ 10 |
Banco Inter | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero para custódia e corretagem nos ativos negociados na bolsa pelo home broker | Taxa zero para custódia e corretagem nos ativos negociados na bolsa pelo home broker | Taxa zero para custódia e corretagem nos ativos negociados na bolsa pelo home broker | Taxa zero para custódia e corretagem nos ativos negociados na bolsa pelo home broker | Taxa zero para custódia e corretagem nos ativos negociados na bolsa pelo home broker. Obs.: BM&F subirá ainda esse ano no app, mas ainda não está disponível | Taxa zero para custódia e corretagem nos ativos negociados na bolsa pelo home broker | Não informado |
Pi | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Não comercializa | Não comercializa | Não comercializa | Não comercializa | Não comercializa | Não comercializa | Não comercializa |
Mirae | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Taxa zero | Não informado | Taxa zero | Via home broker, de R$ 0,99 a R$ 2,90 por ordem, dependendo do plano. Operações via mesa de operações ou agente autônomo: R$ 2,70 para até R$ 135; valores superiores variam entre R$ 2,49 a R$ 25,21 mais 2% a 0,5% sobre o valor total | Via home broker, de R$ 0,99 por ordem. Operações via mesa de operações ou agente autônomo: R$ 2,70 para até R$ 135; valores superiores variam entre R$ 2,49 a R$ 25,21 mais 2% a 0,5% sobre o valor total | Não informado | Não informado | Minicontratos de dólar e índice: R$ 0,25 cada. Contratos cheios: R$ 99 cada | Não informado | Via home broker, de R$ 0,99 a R$ 2,90 por ordem, dependendo do plano. Operações via mesa de operações ou AAI: R$ 2,70 para até R$ 135; volume acima desse varia entre R$ 2,49 a R$ 25,21 + 2% a 0,5% sobre o valor total. Cliente que exercer: será cobrado a Taxa de Corretagem via Mesa de Operações sobre o valor financeiro da ordem. Cliente que for exercido: será cobrado a taxa de corretagem fixa de R$ 6,00 por negócio |
Santander Corretora | Taxa zero | Taxa zero | Não informado | Taxa zero | Não informado | Comercializado pelo banco/gestora e não pela corretora | R$ 5,00 a ordem (clientes operam de forma independenre pelo App Santander Corretora ou App Santander); R$ 10,00 + 0,25% por ordem via Home Broker. Não cobra custódia | Não informado | Não informado | R$ 5,00 a ordem (clientes operam de forma independenre pelo App Santander Corretora ou App Santander); R$ 10,00 + 0,25% por ordem via Home Broker. Não cobra custódia | 0,05% minicontratos, 0,25% Ibovespa contrato cheio e 0,20% contrato cheio de dólar | Não informado | Para o exercício de opções, independentemente do canal utilizado, é aplicável a Corretagem Mesa, uqe varia de R$ 2,49 a R$ 25,21 fixo + 0% a 1,5% de variável sobre o volume total.Para posições zeradas pela área de Risco, será cobrada a Corretagem Mesa |
Itaú Corretora | Taxa zero | Taxa zero | Não informado | Taxa zero | Não informado | Comercializado pelo banco/gestora e não pela corretora | Taxa zero de custódia e corretagem de R$ 4,90 por ordem nas plataformas digitais. Para uso da mesa de operações ou atendimento telefônico, corretagem pela Tabela Bovespa. | Taxa zero de custódia e corretagem de R$ 2,90 por ordem nas plataformas digitais. Para uso da mesa de operações ou atendimento telefônico, corretagem pela Tabela Bovespa. | Taxa zero de corretagem nas plataformas digitais. Para uso da mesa de operações ou atendimento telefônico, corretagem pela Tabela Bovespa. | Taxa zero de custódia e corretagem de R$ 4,90 por ordem nas plataformas digitais. Para uso da mesa de operações. Taxa zero nos canais digitais para ETFs da família da Asset (ItNow) ou atendimento telefônico, corretagem pela Tabela Bovespa. | Taxa zero de custódia e corretagem de R$ 4,90 por ordem nas plataformas digitais. Para uso da mesa de operações ou atendimento telefônico, corretagem pela Tabela Bovespa. | Taxa zero de custódia e corretagem de R$ 4,90 por ordem nas plataformas digitais. Para uso da mesa de operações ou atendimento telefônico, corretagem pela Tabela Bovespa. | R$ 10,00 + 0,3% do valor por operação. Day trade: R$ 8,00 + 0,2% do valor por operação. Não é informado custo de exercício de opções |
Bradesco Corretora | Taxa zero | Taxa zero | Não informado | Taxa zero | Não informado | Comercializado pelo banco/gestora e não pela corretora | Taxa de Custódia Bovespa: R$ 14,99/mês. Corretagem: valor total negociado/dia até R$ 100 mil de 0,20% com mínimo de R$ 10,00. Valor total negociado/dia a partir de R$ 100 mil de 0,10% | Via home broker: 0,20% até R$ 100 mil; 0,10% acima de R$ 100 mil. Mínimo de R$ 10 ao dia | Não informado | Não informado | R$ 21,60 por minicontrato de dólar e R$ 7,20 por minicontrato de índice. Para contratos cheio, R$ 35 por contrato de índice e R$ 105 por contrato de dólar | Não informado | Não informado |
Banco do Brasil Corretora | Taxa zero | Taxa zero | Não informado | Taxa zero | Taxa zero | Comercializado pelo banco/gestora e não pela corretora | Taxa de corretagem de R$ 4,90 + 0,02% sobre o valor movimentado na operação. Não cobra custódia | Não informado | Taxa de corretagem de R$ 4,90 + 0,02% sobre o valor movimentado na operação. Não cobra custódia | Taxa de corretagem de R$ 4,90 + 0,02% sobre o valor movimentado na operação. Não cobra custódia | Não informado | Não informado | Não informado |
Caixa Econômica Federal | Taxa zero | Taxa zero | Não informado | Taxa zero | Comercializado pelo banco/gestora e não pela corretora | Comercializado pelo banco/gestora e não pela corretora | R$ 4,49 + 0,02% por ordem | Não informado | Não informado | Não informado | Não informado | Não informado | Não informado |
Warren, Vérios, Magnetis e Monetus, os custos são diferentes. A Magnetis não vende separadamente ativos, apenas carteiras completas montadas a partir do objetivo do cliente. Para o serviço de gestão desses portfólios cobra uma taxa única de 0,6% ao ano sobre o valor investido,
- A exceção é para quem investe em objetivo de reserva de segurança, que é taxa zero.
- Sua corretora só dá suporte à gestão e não está aberta para compras pontuais.
- Os rebates (comissões de distribuição) dos fundos da carteira voltam aos clientes.
- Já a Vérios é a que tem o modelo mais simples de cobrança: 0,95% ao ano sobre o valor investido,
Isso inclui tudo, o serviço de gestão de carteiras (que varia entre 0,4% e 0,7% ao ano dependendo dos ativos na carteira), mais custos que o investidor já teria que arcar, como taxas de corretagem e custódia. A gestora usa algoritmos robustos para definir o percentual de renda fixa e variável das carteiras para cada cliente e, assim, comprar os papéis – só trabalha com títulos públicos e ETFs.
A Monetus só vende fundos de investimento próprios e não cobra nada além da taxa de administração de cada um. Não cobra taxas de resgate, manutenção ou performance dos fundos. A partir de novembro, porém, o quadro muda. A gestora vai começar a oferecer em novembro também fundos de terceiros, ações, índices e BDRs.
Já na Warren não é cobrada taxa de administração ou de performance e todas as comissões de distribuição (rebates) são devolvidos aos clientes, Mas, há um custo único de gestão ativa do patrimônio, porque a plataforma tem carteiras próprias já prontas.
Ver resposta completa
Como funciona a corretagem?
Taxa de corretagem: o que é e como a cobrança funciona para o investidor
A taxa de corretagem é uma remuneração pelos serviços prestados pela corretora de valores ou bancos e impacta na lucratividade das operações. A cobrança varia de acordo com cada instituição e cliente. Muitas vezes, o encargo não é cobrado pelas instituições para atrair mais investidores. É preciso ficar atento se a isenção da taxa de corretagem foi compensada pelo encarecimento de outros encargos.
Os investidores da Bolsa de Valores devem ficar atentos a cobranças, como a taxa de corretagem, que podem diminuir a lucratividade das operações. Para atrair mais clientes, muitos bancos e corretoras oferecem uma redução e até a isenção da cobrança.
Ver resposta completa
Qual o objetivo da corretagem?
O objetivo do contrato de corretagem é que o corretor faça a aproximação das partes para que seja efetivado o negócio. O corretor tem o dever de informar os riscos do negócio, orientando de forma adequada as partes, como por exemplo, informando a importância de verificar a existência de dívidas em nome do vendedor.
Ver resposta completa
Como funciona o pagamento da corretagem?
Quem paga a comissão? – A comissão será paga pelo vendedor do imóvel. Esse pagamento somente será feito pelo comprador caso haja autorização do proprietário. Há a possibilidade de uma mesma operação envolver um pagamento para o proprietário e outro para o corretor.
Ver resposta completa