Modelo De Artigo De Opiniao? - 2024, CLT Livre

Modelo De Artigo De Opiniao?

Modelo De Artigo De Opiniao

Como elaborar um artigo de opinião?

Introdução – A introdução é a porta de entrada do texto, o parágrafo inicial. Nela, o autor contextualiza o tema e apresenta a tese. A tese, em geral, é uma frase curta e clara, na qual os argumentos defendidos pelo escritor são expostos. Veja abaixo um exemplo de introdução de artigo de opinião com a tese destacada na cor vermelha: No lugar onde vivo, na aldeia Krahô, o verde das matas e da floresta preservada encanta e propicia a vida aos indígenas, que desfrutam dos alimentos e de todas as riquezas que a floresta oferece, mantendo uma relação integrada e harmônica entre o homem mehin (krahô) e a natureza que o cerca.
Ver resposta completa

Qual a função de um artigo de opinião?

Devo iniciar a introdução me apresentando? – Não, nesse tipo textual a introdução serve para contextualizar o leitor sobre o assunto que virá a ser tratado, não há a necessidade de sua própria apresentação. O artigo de opinião em inglês apresenta as mesmas características que o em português, ou seja, a mesma estrutura, a diferença reside na língua em que é redigido o artigo.

A finalidade também continua a mesma, o autor demonstrar sua opinião sobre determinado tema. Uma das principais características de um artigo de opinião e o que o diferencia dos demais, é o fato do artigo de opinião ser assinado por quem o escreveu. Outras características incluem uma linguagem objetiva e simples, a presença do ponto de vista do autor, são geralmente escritos em primeira ou terceira pessoa.

You might be interested:  Artigo 480 Clt Contrato Experiência?

Os assuntos de um artigo de opinião podem ser variados, em sua grande maioria são temas atuais e de grande relevância para a sociedade, pois as produções costumam ser divulgadas nos meios de comunicação. Apesar de ambas as produções textuais serviram para que o autor esboce a sua opinião sobre determinado assunto, enquanto a dissertação é mais impessoal o artigo de opinião, se trata de um texto mais pessoal, no qual o autor pode dizer claramente que ali está retratando a sua própria opinião.
Ver resposta completa

Qual a diferença entre artigo de opinião e argumentação?

Artigo de opinião: o que é, estrutura e como fazer (com exemplos) Daniela Diana Professora licenciada em Letras

  • O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome.
  • A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
  • Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa – televisão, rádio, jornais ou revistas – e abordam temas da atualidade.

Ver resposta completa

Qual a importância da introdução de um artigo de opinião?

A introdução de um artigo de opinião é muito importante, pois é nas primeiras linhas que o leitor determina se gosta das ideias e vai continuar lendo, ou se não gostará. Além disso, é essa a sua chance de explicar a quem estiver fazer a leitura o que virá a seguir, portanto capriche na introdução.
Ver resposta completa

Qual a linguagem usada no artigo de opinião?

Características – O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.

  1. Para além disso, justamente por se tratar de uma publicação da imprensa, o assunto abordado nesse tipo de texto costuma ser de relevância coletiva : fatos importantes, ocorridos nos dias ou semanas anteriores, costumam ser os temas do artigo de opinião.
  2. Nesse sentido, o gênero tem uma função social clara: promover o debate público sobre as demandas da sociedade.
You might be interested:  Artigo De Divulgação Cientifica Portugues?

Leia também : Linguagem jornalística Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉
Ver resposta completa