Exemplo De Sintese De Artigo?
Contents
O que é a síntese de um texto?
O que é uma síntese? – Com origem no grego ” synthesis ” (que tem como significado “coleção”), a palavra síntese pode ser definida simplesmente como uma “justaposição” ou a “fusão de elementos diferentes em um todo coerente”. Parece confuso, mas vamos explicar melhor.
- Síntese nada mais é do que um texto que expõe informações ou ideias de diferentes fontes e analisa-as criticamente, criando uma nova ideia a partir delas.
- As informações apresentadas sobre o assunto tratado no texto podem apontar para uma mesma conclusão (quando autor A e autor B concordam sobre o assunto).
Mas também podem ser contrárias, o que requer que quem esteja realizando a análise aponte falhas ou até mesmo proponha uma terceira resposta, que englobe as duas anteriores. De modo geral, a síntese está presente em todo tipo de texto argumentativo, que utilize como fonte uma diversidade de fontes que falam sobre determinada ideia ou questão.
- Ou seja, é essencial para quem está no processo de elaborar uma tese, dissertação, monografia, artigo científico e outros trabalhos onde o pensamento crítico é essencial.
- Ah, mas não podemos esquecer de outra característica da síntese: ela é concisa.
- Na síntese, não há necessidade de enrolar.
- Quanto mais direto (e certeiro) no ponto, melhor.
Mas é justamente daí que vem a confusão da síntese com o resumo, outro texto conhecido por ser curto. A diferença, no entanto, está no objetivo dos dois textos: o resumo expõe as informações, que pode vir de uma ou mais fontes; enquanto isso, a síntese expõe as informações de várias fontes e também faz uma análise crítica delas.
Ver resposta completa
Qual é a estrutura da síntese?
Do ponto de vista estrutural, a síntese apresenta três partes: Introdução: Na primeira parte, a introdução, deve-se referenciar o texto-base e suas informações complementares, como o tema e o autor.
Ver resposta completa
Qual a diferença entre síntese e resumo?
Diferença entre síntese e resumo – A síntese e o resumo são gêneros que se propõem a reduzir um texto por meio de um texto menor. Assim, eles apresentam semelhanças, como a não utilização de expressões do texto original ou a identificação das principais ideias de um texto. Porém, a síntese se diferencia, em alguns aspectos, do resumo. Vejamos o quadro abaixo.
Síntese | Resumo |
É de caráter pessoal ou impessoal, podendo trazer as impressões do autor, mas sem uso de linguagem pessoal. | É de caráter informativo, sem uso de linguagem pessoal. |
Não é composta por elementos-chave. | Possui relação de informação e reformulação da linguagem na forma de elementos-chave. |
Apresenta apenas as ideias essenciais de um texto. | Pode trazer ideias principais e secundárias. |
Pode reunir as ideias de vários textos em um só. | Trata apenas de um único texto. |
É menor que o texto original e menor que o resumo. | É menor que o texto original e maior que a síntese. |
Qual é o objetivo da síntese?
A síntese é um gênero textual que tem como principal objetivo apresentar um conteúdo de forma resumida e impessoal. Na síntese, separamos as ideias mais importantes das demais. A síntese é um texto que tem a função de relatar as ideias essenciais de um texto-base no intuito de apresentá-las de forma resumida e objetiva.
Ver resposta completa