Exemplo De Resumo De Artigo? - CLT Livre

Exemplo De Resumo De Artigo?

Exemplo De Resumo De Artigo
Modelo de Resumo de Texto: Exemplos – Para entender melhor o conceito de resumo, veja três modelos de resumo nos artigos: Leia também Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014.
Ver resposta completa

O que é o resumo de um artigo?

O resumo de um artigo científico é uma síntese do que o texto trata. O estudo deve conter informações sobre a metodologia utilizada, os resultados alcançados e as conclusões. O que deve constar no resumo de um artigo?
Ver resposta completa

Como fazer um resumo de artigo?

Para iniciar um resumo de artigo, deve-se entender, que o resumo é uma introdução sucinta do conteúdo do texto acadêmico, de maneira clara e objetiva. A introdução, o objetivo, os métodos, os resultados e as conclusões devem ser apresentados pelo autor. O resumo do artigo pretende informar o leitor sobre o conteúdo que encontrará ao ler o texto.
Ver resposta completa

Qual é a estrutura do resumo de artigo científico?

Estrutura de um resumo de artigo – Pense no formato de um artigo completo. Geralmente, começa-se pelo do estudo. Em seguida, relatam-se os para a condução daquele experimento e os principais, A partir desses dados, aliados à discussão com autores da área, podem-se elaborar,

A estrutura do resumo de artigo científico segue a mesma lógica, mas em versão reduzida. Em vez de gastar duas páginas com cada seção do trabalho, usa-se uma única frase. Portanto, todos os dados complementares são descartados, Não se incluem, por exemplo, citações e estatísticas específicas, mas, apenas, uma visão geral.

Apesar da brevidade, o bloco de texto precisa funcionar de maneira autônoma, autoexplicativa. Ou seja, quem porventura ler apenas essa parte deve ser capaz de compreender do que se trata. Não existe receita para atingir tal nível de comunicação, a não ser ler o próprio relato e identificar as informações essenciais.
Ver resposta completa

You might be interested:  Direção Perigosa Artigo 309 Ctb?

Como fazer um resumo para artigos científicos?

O que a ABNT fala sobre o resumo de artigos? – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) deixa bastante claro o que um bom resumo possui. Um bom resumo sempre deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. De modo que o leitor entenda como o trabalho decorreu e quais os resultados alcançados.

  • De 150 a 500 palavras para os trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científico;
  • De 100 a 250 palavras para os artigos de periódicos;
  • De 50 a 100 palavras para os destinados a indicações breves.

Deste modo, resumos para artigos científicos devem conter entre 100 a 250 palavras. Respeitando alguns pontos, como por exemplo, ser composto de linguagens e frases concisas, afirmativas e em hipótese alguma ter enumeração em tópicos. Outros pontos importantes são:

  • A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento;
  • Em seguida o autor deve indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.);
  • Usar sempre o verbo na voz ativa;
  • Utilizar na escrita a terceira pessoa do singular.

O autor não deve esquecer de separar enquanto faz o resumo, as palavras-chaves, pois elas são importantes para ajudar o leitor a identificar com mais clareza o conteúdo do trabalho ou artigo. Separe entre 3 a 5 palavras que são importantes. Elas devem ser inseridas abaixo do resumo, identificadas por “Palavras-chave:”.
Ver resposta completa