Estrutura Lei Artigo Paragrafo Inciso? - CLT Livre

Estrutura Lei Artigo Paragrafo Inciso?

Estrutura Lei Artigo Paragrafo Inciso
Parágrafos, incisos e alíneas – Além do caput, as outras partes dos artigos são parágrafos, incisos e alíneas, Se o artigo dispuser de apenas um parágrafo ele será denominado “Parágrafo único”. Se existirem múltiplos parágrafos, eles serão designados pelo símbolo “§” seguido da respectiva numeração.

Na numeração dos parágrafos, são utilizados algarismos arábicos (1, 2, 3, 4, etc.) e vale a regra dos números ordinais e cardinais, como nos artigos (apesar de que dificilmente um artigo tem mais do que nove parágrafos). Então, quando vir numa lei ou num texto “§1°”, você deve ler “parágrafo primeiro” e já sabe que existirão outros – senão ele seria um “Parágrafo único”.

Normalmente, os parágrafos destacam aspectos importantes de um artigo que não estão diretamente explicitados em sua cabeça. Também podem trazer alguma exceção à aplicação da regra do artigo. Os incisos, por outro lado, estão simbolizados por algarismos romanos e podem constar logo após a cabeça do artigo ou após o texto principal do parágrafo.

  1. Eles costumam ser utilizados para descrever as hipóteses em que a regra que está na cabeça deve ser aplicada.
  2. A cabeça do artigo ou o parágrafo descreve a regra e termina com o sinal “:”, ou “nos casos de:”, ou “nas seguintes formas:”.
  3. Essa descrição feita nos incisos pode ser exaustiva (contendo todas as hipóteses possíveis) ou pode simplesmente dar exemplos de hipóteses em que a regra é aplicável.

As alíneas, por sua vez, estão simbolizadas por letras minúsculas (“a”, “b”, “c”, “d” etc) e são subdivisões dos incisos. Normalmente cumprem a mesma função dos incisos, detalhando hipóteses de aplicação de uma regra prevista logo anteriormente.
Ver resposta completa

Como são representados os incisos na escrita da Lei?

Os Incisos, na escrita da lei são representados apenas por um número romanos, como por exemplo ‘III – algum conteúdo’ e lido como ‘Inciso Três’. Geralmente, essa estrutura descreve situações, hipóteses ou listagens referentes a regra disposta no caput do artigo.
Ver resposta completa

Qual a diferença entre parágrafo e inciso?

PARÁGRAFO: É o desdobramento de um artigo, pode ser uma condição, exceção ou esclarecimento. Neste mundo de SPED, podemos dizer que o parágrafo é o filho do artigo. Quando existe apenas um parágrafo na lei, chamamos de parágrafo único. INCISO: Inciso é representado por números romanos.
Ver resposta completa

O que é um parágrafo em um texto legal?

O que é Parágrafo de Lei? Para que serve? – Em um texto legal o parágrafo é o desdobramento de um artigo. Sua representação pode ser escrita de duas maneiras:

Usando o símbolo “§”, quando houver mais de um artigo; Escrevendo “parágrafo-único” quando existir somente um parágrafo em toda a lei.

Sua numeração em textos legais é a mesma dos artigos.1º a tantos quantos necessários forem numericamente, tal como os artigos. O parágrafo serve para complementar o que está sendo exposto na lei, Nesse sentido, pode indicar também casos de exceção a regra que a lei vem estabelecer.
Ver resposta completa

Como são identificados os parágrafos de um artigo?

O que é Artigo, Alínea, Inciso, Item, Caput e Parágrafo? – Conforme mencionado, os elementos artigo, alínea, inciso, item, caput e parágrafo são as principais partes de uma lei. São eles que trazem o conteúdo a ser repassado pela norma. A diferenciação destes elementos é essencial para a lei se manter organizada e para facilitar a citação dos seus fragmentos.

  • O artigo é considerado a unidade básica de articulação da lei, sendo identificados por número ordinais.
  • É nele que estão contidas os principais ideais da lei.
  • Não existe lei sem artigo.
  • Assim, a lei deve possuir, no mínimo, um artigo.
  • O corpo principal do artigo é denominado caput,
  • Trata-se do enunciado do artigo, onde ficam a ideia central a se descrever nos demais itens.
You might be interested:  Qual A Diferença Entre Declaração E Procuração?

Todas as vezes que se desejar citar esta ideia, sem remeter ao artigo inteiro, ou seja, com as respectivas alíneas, incisos, itens e parágrafos, é necessário citar o número do artigo, e logo após escrever o vocábulo caput, Os incisos fazem parte da ideia central do artigo.

  • São desdobramentos exemplificativos ou taxativos da situação aludida no caput,
  • Geralmente, quando um artigo possui incisos, a citação quase sempre há de recair sobre algumas das hipóteses descritas dos incisos.
  • Estes elementos são representados por algarismos romanos.
  • Os parágrafos, por sua vez, podem ser definidos como desdobramentos da ideia central do artigo.

No parágrafo pode conter condições, exceções ou esclarecimentos complementares à afirmação contida no caput, e também podem vir acompanhado de incisos. Os parágrafos são identificados pelo símbolo §, e são diferenciados por números cardinais, em ordem crescente.

Caso o artigo possua apenas uma parágrafo, este deve ser referenciado como parágrafo único, de forma extensa. As alíneas podem seguir os incisos ou os parágrafos do artigo. Tratam-se de uma enumeração de condições ou requisitos, cumulativos ou excludentes, que devem estar presentes na situação. Elas são identificadas por letras minúsculas.

As alíneas também podem ser detalhadas por meio de enumeração, a qual é feita mediante os itens, que são identificados por algarismos arábicos.
Ver resposta completa