Declaração Com Pendencias O Que Fazer? - [Atualizado em 2023] 2024: CLT Livre

Declaração Com Pendencias O Que Fazer?

Declaração Com Pendencias O Que Fazer

Como resolver pendências na declaração de Imposto de Renda?

Perguntas Frequentes – Como ver o status da Declaração do Imposto de Renda? Para ver o status da Declaração do Imposto de Renda, é preciso acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) com seu número de CPF e código de acesso.

Esse código deve ser obtido no site da Receita Federal e é válido por 2 anos. Como saber se a declaração de Imposto de Renda foi aprovada? A declaração foi aprovada quando o status do Imposto de Renda aparece como “Fila de Restituição” ou “Processada”. Já quando aparece “Pendências”, significa que não foi aprovada e você deve resolver o problema.

Quanto tempo demora para processar a declaração de Imposto de Renda? A Receita Federal leva, em média, 3 meses para processar a Declaração de Imposto de Renda e costuma pagar a restituição no mesmo ano. No entanto, oficialmente esse prazo pode ser de até 5 anos.
Ver resposta completa

Como resolver pendências na malha fina?

Caí na malha fina, e agora? – Como dito, cair na malha fina significa que existe algum erro em sua declaração do Imposto de Renda, Caso seja apenas um erro de preenchimento ou algum dado esquecido, o problema pode ser resolvido através de uma declaração retificadora de IR, que é feita no próprio programa que faz a declaração.
Ver resposta completa

Estou com pendências no Imposto de Renda?

Como saber se eu estou em malha? – Para saber se a sua Declaração está em malha, acesse o e-CAC. Selecione a opção ” Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF) ” e na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.
Ver resposta completa

You might be interested:  Artigo Sobre Inoculação De Soja?

Quando tem pendência na declaração de Imposto de Renda?

Como descobrir se caiu na malha fina? – A situação da sua declaração pode ser consultada em visita ao site de atendimento virtual da Receita, chamado de, Para acessar o sistema, você vai precisar de um código de acesso. Você pode fornecendo o CPF, data de nascimento e digitando um código gerado pelo computador.

Em seguida, vai precisar fornecer o número/recibo das duas últimas declarações, neste caso, 2020 e 2021.1 de 2 Página para gerar código de acesso pede CPF e data de nascimento — Foto: Reprodução/RF Página para gerar código de acesso pede CPF e data de nascimento — Foto: Reprodução/RF Se não tiver entregue uma das declarações, informe o número de uma delas e do título de eleitor.

Ao gerar o código, você irá criar uma senha de acesso. Munido de código e senha, acesse o e-CAC.2 de 2 e-CAC pode ser acessado com senha criada pelo usuário e código de acesso — Foto: Reprodução/RF e-CAC pode ser acessado com senha criada pelo usuário e código de acesso — Foto: Reprodução/RF Em seguida, clique no menu “Declarações e Demonstrativos”,

  1. Depois entre em “Meu Imposto de Renda” e por fim clique em “Pendências da Malha”,
  2. Nessa seção, você poderá descobrir se tem alguma pendência e, se tiver, qual é essa pendência.
  3. O ideal, explica o economista e contabilista Sandro Rodrigues, é o contribuinte conferir a situação da declaração depois de entregar para saber se está tudo nos conformes,

Dessa forma, se houver algum erro, a correção pode ser feita facilmente pelo sistema, por meio de uma retificação da declaração. Quando a pessoa não costuma acessar o sistema e não sabe que está na malha fina, ela pode ser convocada pelo órgão a prestar esclarecimentos.

Essa notificação costumava ser feita por correio. Agora o processo é todo virtual. Você recebe uma notificação avisando que precisa prestar esclarecimentos, por mensagem pelo número de telefone ou mesmo pelo e-mail informado na identificação do contribuinte. Antes da pandemia, era preciso ir até um posto de atendimento para regularizar a situação.

You might be interested:  Requisitos Da Petição Inicial Artigo?

Com o distanciamento social, o contribuinte esclarece e apresenta os documentos escaneados, no site na Receita Federal no e-CAC, mais precisamente na aba de Dossiê Digital de Atendimento – DDA, evitando dessa forma o comparecimento presencial a um posto da Receita Federal.

Quando você é notificado e é gerado um auto de infração pode haver incidência de multa, além do valor devido à Receita. Quanto mais você demora para regularizar a situação, pior, porque o valor da multa é corrigido pela Selic do período em que você ficou devendo. Por isso, o melhor é se antecipar a uma notificação e tentar resolver a situação com rapidez.

Se houver, de fato, algum erro na sua declaração, você poderá enviar uma declaração retificadora (contanto que ainda não tenha sido notificado) ou enviar os documentos referentes ao erro por intermédio do DDA. Estes documentos serão verificados por um auditor.

  1. No caso de haver alguma tributação a mais, o valor será descontado da sua restituição.
  2. Se não houver restituição prevista e você estiver devendo algum imposto ao governo, deverá gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pagá-lo o quanto antes.
  3. Mas se você tiver conferido tudo e não houver erro, você deverá proceder e enviar os documentos por DDA logo que constatar a pendência no Centro Virtual de Atendimento.

A recomendação é sempre agir rapidamente para regularizar a situação. “O técnico da Receita recebe o documento e dá um protocolo e vai fazer uma análise. A partir daí, pode demorar um tempo para haver a correção, mas você vai receber a restituição atualizada pela tabela Selic (taxa básica de juros)”, explica Rodrigues.

  • O economista lembra que, mesmo que não haja uma pendência agora, ela poderá surgir no futuro.
  • A Receita está sempre fazendo cruzamento de dados.
  • Ele aconselha que o contribuinte guarde recibos, informes de rendimentos e de despesas dedutíveis por até cinco anos,
  • Esse é o prazo para que os processos na Receita caduquem.

Isso significa que você tem até cinco anos para reaver uma restituição que teve pagamento suspenso por algum tipo de irregularidade na declaração. : Imposto de Renda 2022: Como saber se caí na malha fina e como sair dela
Ver resposta completa

You might be interested:  Declaração Imposto De Renda 2022 Quando Começa?

O que acontece se eu cair na malha fina do Imposto de Renda?

Se cair na ‘malha fina’, o contribuinte tem a sua restituição retida até que o problema na declaração seja resolvido.
Ver resposta completa

É possível retificar uma declaração que caiu na malha fina?

2. Qual é o prazo para retificar? – É possível retificar a declaração no prazo limite de até 5 anos contados de 1º de janeiro do ano seguinte ao ano inicial de apresentação da declaração ou a partir do ano inicial de apresentação da declaração, caso tenha havido pagamento de imposto antecipadamente (carnê-leão, imposto retido na fonte).

Porém, apenas até o prazo final da declaração, 31 de maio de 2023, é possível trocar o formato de tributação: desconto simplificado (declaração simplificada) para deduções legais (declaração completa) ou vice-versa. Com relação ao prazo limite de 5 anos para retificar a declaração é aplicável quer o contribuinte tenha caído na malha fina ou não, porém desde que a Receita não tenha emitido uma intimação a ele.

O contribuinte que caiu na malha fina, no entanto, que tenha agendado atendimento, não poderá retificar a declaração do exercício após a entrega dos documentos à Receita Federal.
Ver resposta completa

Quem cai na malha fina tem o CPF bloqueado?

Não resolver as pendências apontadas pela Receita Federal pode resultar em bloqueio do CPF, alerta especialista. Segundo dados da Receita Federal, em torno de 870 mil declarações entregues em 2021 tiveram a documentação retida.
Ver resposta completa

Como resolver pendência de débito SIEF?

Se o contribuinte efetuou a arrecadação (pagamento) anteriormente à inscrição do débito em Dívida Ativa da União, deve preencher o Formulário de Pedido de Revisão de Débitos Enviados à PGFN, disponível nesta página da RFB, juntar os documentos comprobatórios e entregar à Unidade da RFB de sua jurisdição.
Ver resposta completa

O que quer dizer pendência de malha?

Cair na malha fina significa que a declaração ficará retida por conta de algum erro, como um valor incorreto, rendimento omitido ou informações cadastrais divergentes.
Ver resposta completa