Como Escolher Palavras Chave Artigo?
Conclusão – Agora você já sabe como escolher palavras chaves para artigos e ranquear no Google com blogs iniciantes para dar tração ao tráfego. Após um certo período, você pode começar a usar outras palavras chaves mais concorridas. Espero que tenha gostado desse artigo; por favor compartilhe. : Como escolher palavras chaves para artigos
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Como escolher a palavra-chave do seu artigo?
Crie a sua persona de marketing – Uma das melhores dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo é saber para quem você está escrevendo. Sendo assim, crie uma persona de marketing para ter noção de qual é o tipo de usuário que você precisa atrair com seu texto. Depois de descobrir isso, você pode pensar em palavras-chave que essa persona escolheria. Fonte: freepik.
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Como escolher as palavras-chave para o seu trabalho acadêmico?
Consultor REDD+ | Pesquisador Pós-Doc na UEA apoiado pela Cuomo Foundation – Publicado em 26 de nov. de 2020 Não deixe para a última hora as escolhas de palavras-chave do seu trabalho! Originalmente publicado em: www.geoescrita.com.br A escolha das palavras-chave apropriadas para inserir no trabalho acadêmico (artigo científico, TCC, Dissertação ou Tese) traz consigo dúvidas que acabam levando o estudante a escrever palavras-chave não adequadas, trazendo um prejuízo para o trabalho que muitos não percebem.
- Este tipo de decisão está relacionado à falta de orientação sobre a importância de usar palavras-chave adequadas e ao fato de muitas vezes este ser considerado um mero detalhe em relação a todo o documento elaborado.
- Por que usar Palavras-chave adequadas é importante? Todas as pessoas, em especial os cientistas, querem estar sempre bem informadas e atentas sobre os novos avanços em suas áreas de interesse.
Estes muitas das vezes têm apenas uma ideia geral do assunto de quais artigos desejam, realizando assim uma pesquisa de trabalhos acadêmicos com palavras relacionadas a determinado assunto. Assim, usar palavras-chave adequadas é importante, pois permite que, por exemplo, o seu artigo apareça no topo dos resultados de pesquisa quando as pessoas estão pesquisando em periódicos, serviços de indexação e mecanismos de pesquisa. Dicas para selecionar palavras-chave: 1. O ideal é que as palavras-chave sejam “frases-chave” de 2 a 4 palavras. Evite palavras-chave de palavra única ou frases-chave que sejam muito longas; 2. Faça uma revisão das normas para palavras-chave da sua instituição na elaboração do seu trabalho acadêmico (TCC, Dissertação e Tese) e das principais revistas científicas da sua área; 3.
As técnicas experimentais mais importantes usadas em seu artigo devem ser consideradas como palavras-chave, por exemplo, cromatografia gasosa (CG), análise de componentes principais (ACP), etc. Mas, tenha atenção em verificar a formatação da palavra-chave que você está usando (por exemplo, FT-IR vs. FTIR) é a mais comumente utilizada na literatura para que seu trabalho acadêmico/artigo científico seja identificado nas pesquisas por esse termo; 4.
Mantenha o foco em usar palavras-chave relacionadas ao principal tópico da sua pesquisa; 5. Evite a sobreposição de palavras-chave no título e na lista de palavras-chave; 6. Você pode usar termos que são usados repetidamente ao longo do corpo do texto do seu trabalho acadêmico/artigo.
Use Word Clusters ou Word Clouds das palavras no seu trabalho acadêmico para identificar as que mais foram utilizadas (siga-nos no @geoescrita que mostramos como fazer); 7. Faça pesquisas por palavra-chave para ver se os artigos listados nos resultados da pesquisa correspondem a mesma área científica do seu trabalho.
Uma ferramenta interessante para usar é o Google AdWords para encontrar palavras-chave que estejam com maior tráfego de pesquisas globalmente; 8. Não deixe para a última hora as escolhas de palavras-chave do seu trabalho! Se este conteúdo serviu para você, compartilhe com seus amigos nas diversas redes sociais! Compartilhar a informação é compartilhar o conhecimento, multiplicar a Ciência e melhorar a Educação! Originalmente publicado em: www.geoescrita.com.br
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O que são palavras-chave e como elas ajudam a encontrar artigos relevantes?
Resumo e Palavras-Chave – O Resumo é:
- Uma síntese do conteúdo do artigo;
- Um atalho que poupa tempo de pesquisadores ocupados;
- Um guia para as partes mais importantes do conteúdo escrito do seu artigo.
Muitos leitores vão ler somente o Resumo do seu artigo. Portanto, ele deve falar por si mesmo, Na maioria dos casos, o resumo é a única parte do seu artigo que aparece em bases de dados indexadoras como a Web of Science ou a PubMed, portanto ele será a parte mais acessada do seu artigo; causar uma boa impressão incentivará os pesquisadores a ler o seu artigo completo.
Um resumo bem escrito também pode acelerar o processo de revisão por pares. Durante a revisão por pares, os revisores geralmente recebem apenas o resumo quando são convidados a revisar o artigo. Portanto, o resumo precisa conter informações suficientes sobre o artigo para permitir que os revisores julguem se têm conhecimento suficiente para revisar o artigo; o resumo também precisa ser envolvente para que eles queiram revisar o artigo.
Seu resumo deve responder essas perguntas sobre o seu artigo:
- O que foi feito?
- Por que você fez isso?
- O que você descobriu?
- Por que esses resultados são úteis e importantes?
Responder essas perguntas permite que os leitores conheçam os pontos mais importantes sobre o seu estudo e os ajuda a decidir se querem ler o resto do artigo. Ao preparar o resumo, certifique-se de que está seguindo as devidas orientações para formatação do manuscrito fornecidas pelo periódico.
Dica: Os periódicos frequentemente definem uma contagem máxima de palavras para Resumos, em geral 250 palavras e sem citações. Isso é para garantir que o Resumo completo apareça em serviços de indexação. Palavras-chave são uma ferramenta que ajuda indexadores e mecanismos de busca a encontrar artigos relevantes.
Se a busca da base de dados puder encontrar seu artigo, os leitores também poderão encontrá-lo. Isso aumentará o número de pessoas lendo o seu artigo, e provavelmente levará a mais citações. No entanto, para serem eficazes, as Palavras-Chave devem ser escolhidas cuidadosamente.
- Representar o conteúdo do seu artigo;
- Ser específicas do seu campo ou subcampo de pesquisa.
- Exemplos:
- Título do artigo: Observação direta de ótica não linear em um nanotubo de carbono isolado
- Palavras-chave ruins: molécula, ótica, lasers, tempo de vida da energia
- Palavras-chave melhores: interação de molécula única, efeito Kerr, nanotubos de carbono, estrutura de nível de energia
- Título do artigo: Degeneração neuronal específica de uma região após administração de ácido okadaico
- Palavras-chave ruins: neurônio, cérebro, AO (uma abreviação), degeneração neuronal específica de uma região, sinalização
- Palavras-chave melhores: doenças neurodegenerativas; região CA1, hipocampal; ácido okadaico; neurotoxinas; sistema de sinalização MAP quinase; morte celular
- Título do artigo: Aumento nos níveis de transporte de sedimentos em transições glacial-interglacial anteriores
- Palavras-chave ruins: mudança climática, erosão, efeitos em plantas
- Palavras-chave melhores: mudança climática quaternária, erosão do solo, bioturbação
: Título, Resumo e Palavras-Chave
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Como escrever palavras-chave?
E o que as normas da ABNT dizem sobre as palavras-chave? – As regras em relação à normatização das palavras-chave são descritas na, que fala sobre redação e apresentação de resumos. E também na, que fala sobre os princípios de elaboração de trabalhos acadêmicos.
- De acordo com as normas, as palavras-chave fazem parte do conteúdo obrigatório de todo trabalho acadêmico e técnico.
- Elas aparecem logo em seguida do, na mesma página do documento, ambos localizados na parte pré-textual do trabalho.
- Vale ressaltar que, assim como o resumo, as palavras-chave devem aparecer em português e também em língua estrangeira (geralmente, o inglês).
Em suma, a normativa não aponta quantos termos podem ser incluídos nas palavras-chave. Mas, recomenda-se o uso de, no mínimo, 3 palavras-chave por trabalho acadêmico. Quanto ao máximo, o número varia: algumas instituições dizem que 5 ou 6 palavras-chave são o suficiente, mas existem outras que permitem a inclusão de até 10 palavras-chave por trabalho.
Por outro lado, a norma é específica em um ponto importante: a necessidade de se usar um vocabulário controlado. Isto é, de termos comuns à área de pesquisa em que o trabalho se encontra. A escrita das palavras-chave também possui um padrão: primeiro, inclui-se a expressão “Palavras-chave:” para depois escrever os termos escolhidos.
Mas atenção: os termos são separados por um ponto e vírgula (;) e finalizados por um ponto final (.). Além disso, todas os termos devem ser escritos com iniciais em letras minúsculas. As exceções para essa regra são somente os substantivos próprios (nomes de lugares, pessoas) ou nomes científicos.
Fonte: Arial ou Times New Roman Tamanho: 12 Espaçamento : 1,5 Alinhamento: justificado Margens: superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm.