Como Diferenciar Artigo E Pronome? - [Aconselhamento] 2025: CLT Livre

Como Diferenciar Artigo E Pronome?

Como Diferenciar Artigo E Pronome
Qual é a diferença entre o pronome pessoal e o artigo? –

Para visualizar melhor a diferença entre o pronome pessoal e o artigo, acompanhe os exemplos a seguir:Exemplo: Ela leu o livro que o professor recomendou.No exemplo acima, temos o “o” que se classifica como artigo, pois acompanha o substantivo e indica que se trata de um ser específico na espécie.Exemplo: Ela leu o livro e recomendou- o a um colega.

O “o” que acompanha o “recomendou” está substituindo qual termo? O substantivo “livro”, certo? Neste segundo exemplo, ao invés de acompanhar o substantivo, ele o substitui. A situação se modificou e o termo em questão é classificado como pronome pessoal do caso oblíquo, exercendo a função de objeto direto, pois completa o sentido de um verbo sem a presença da preposição.
Ver resposta completa

Por que as diferenças que há entre o artigo e o pronome pessoal?

Tanto é verdade que para entendermos o porquê das diferenças que há entre o artigo e o pronome pessoal, temos que rever os conceitos relacionados ao objeto direto e ao objeto indireto. Já se esqueceu deles? Ora, não se preocupe, é só acessar o texto ‘ Objeto direto e objeto indireto ‘.
Ver resposta completa

Quais são os tipos de pronomes?

4. Pronome – Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a relação das pessoas do discurso, tais como: eu, contigo, aquele. Exemplos de frases com pronome:

Eu aposto como ele vem. Contigo vou até a Lua. Aquele tipo não me sai da cabeça.

Tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e interrogativos.
Ver resposta completa

Quais são as subclasses dos pronomes?

Pronomes, artigos, preposições e advérbios A sua pergunta insere-se num contexto mais vasto que é o das classes e subclasses gramaticais, Suponho que, ao escrever «proposições», pretendia significar «preposições», que é uma classe gramatical, enquanto uma «proposição» é uma frase ou oração.

As palavras «arrumam-se» — segundo a actual terminologia do ensino básico português — dentro das seguintes classes: nomes ou substantivos; determinantes; pronomes; adjectivos; verbos; numerais; advérbios; preposições; conjunções; interjeições. Cada classe gramatical tem uma função e características próprias, que permitem distingui-la das outras classes.

Cada classe subdivide-se em subclasses. Artigos : inserem-se dentro da classe dos determinantes, Os artigos são palavras variáveis, que concordam em género e número com o nome que antecedem. Os artigos vêm sempre antes dos nomes, delimitando-lhes o sentido.

  • Classificam-se em:
  • Artigos definidos : o, a, os, as
  • Exemplo: «Vi a rapariga ao fundo do cais.»
  • Artigos indefinidos : um, uma, uns, umas
  • Exemplo: «Vi uma rapariga ao fundo do cais.»
  • Quer num exemplo quer noutro, o artigo vem antes do nome (rapariga) e concorda com ele em género e em número.
You might be interested:  Artigo Sobre Ergonomia Na Odontologia?

Para além dos determinantes artigos, há os determinantes demonstrativos ( este, esse, aquele ), os possessivos ( meu, teu, seu, nosso, vosso ), os indefinidos ( algum, nenhum, todo, muito, pouco, tanto, outro, certo, qualquer, cada ) e os interrogativos ( qual? quais? quanto? quantos?, que? ).

  1. Há que ter em conta que os determinantes vêm sempre antes do nome. Nos exemplos que se seguem, o nome gato é antecedido sempre de um determinante:
  2. Exemplos:
  3. « O gato é siamês.» — Determinante artigo definido
  4. «Vi um gato siamês.» — Determinante artigo indefinido
  5. «Este gato é siamês.» — Determinante demonstrativo
  6. «O meu gato é siamês.» — Determinante possessivo
  7. «O outro gato era siamês.» — Determinante indefinido
  8. « Que gato é este?» — Determinante interrogativo
  9. Pronomes : São palavras que se empregam em vez dos nomes, o que permite evitar repetições desnecessárias.
  10. Exemplo: «Comprei este livro e aquele,»
  11. Este é um determinante (antecede o nome livro ), aquele é um pronome, emprega-se em vez de aquele livro, evitando-se assim a repetição do nome livro,

A classe dos pronomes inclui as seguintes subclasses: pronomes pessoais ( eu, tu, você, ele / ela, nós, vós, vocês, eles / elas ), possessivos ( meu, teu, seu, nosso, vosso ), indefinidos ( um, algum, alguém, nenhum, todo, muito, pouco, tanto, outro, certo, qualquer, alguém, algo, ninguém, tudo, cada, nada ), demonstrativos ( este, esse, aquele, o mesmo, o outro, tal, o ), interrogativos ( qual, quais, quanto, que?, o quê?, que, quem, onde? ) e relativos ( o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, que, quem, onde ).

  • Os pronomes distinguem-se dos determinantes porque, enquanto os determinantes vêm antes dos nomes, os pronomes vêm em vez dos nomes,
  • Exemplos:
  • « Ele é siamês.» — Pronome pessoal ( ele vem em vez do nome gato )
  • « Este é siamês, » — Pronome demonstrativo ( este vem em vez de este gato )
  • «O meu é siamês.» — Pronome possessivo ( meu vem em vez de meu gato )
  • «O outro era siamês.» — Pronome indefinido ( outro vem em vez de outro gato )
  • « Qual é este?» — Pronome interrogativo (vem em vez de qual gato )
  • Preposições : são palavras invariáveis que estabelecem ligação entre elementos da frase.
You might be interested:  Qual Prazo Para Declaração Pessoa Fisica?

Exemplos: «Venho de Lisboa.» «Esta mesa é para ti.» «Eis uma caixa com parafusos.» «Compra um bilhete para Alcântara.» «Prefiro televisão por cabo.» As chamadas preposições simples são as seguintes: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Advérbios : são palavras invariáveis, que vêm junto ao verbo, acrescentando uma circunstância à acção expressa por este. Ex.: «Comi muito,» «Danço bem,» «Viajei ontem,» Os advérbios também podem modificar adjectivos ou outros advérbios: « bastante bom», « mais exactamente» Os advérbios podem ser de modo ( bem, mal ), de intensidade ( muito, pouco.

,), de tempo ( ontem, hoje, agora ), de ordem ( primeiramente, ultimamente ), de l ugar ( aqui, ali, acolá ), de afirmação ( certamente, sim ), de negação ( jamais, não ), de inclusão ( até, inclusivamente ), de exclusão ( só, somente ), de dúvida ( porventura, talvez ), de designação ( eis ), advérbios interrogativos ( onde?, quando?, como?, porque? ).

  1. Note que acontece a mesma palavra integrar-se em diferentes classes gramaticais, pelo que só pelo contexto é que a distinção é possível.
  2. Por exemplo, a palavra a pode ser, conforme o contexto:
  3. · artigo definido: «Vi a rapariga no hotel.»
  4. · pronome pessoal: «Vi- a no hotel.»
  5. · preposição simples: «Vou a Lisboa.»

Enfim, caro consulente, não sei se terei dado uma explicação tão simples como a que pediu. É que a matéria é muito vasta! Uma gramática pode dar-lhe uma visão de conjunto que o ajude a ficar com uma ideia mais clara. E, para mais algum esclarecimento, teremos muito gosto em ajudar : Pronomes, artigos, preposições e advérbios
Ver resposta completa

You might be interested:  Artigo Sobre Estagio De Observação?

Qual é a diferença entre um artigo e um artigo definido?

Com uma conta gratuita. – Faça parte “A vida é uma tragédia para os que sentem e uma comédia para os que pensam.” Continua após a publicidade No uso de “os” acima, percebemo-los como pronomes demonstrativos. Em outras palavras: A vida é uma tragédia para aqueles que sentem e uma comédia para aqueles que pensam.

Já como artigo definido, pode também fazer enorme diferença em um texto. Vejamos uma curiosa relação com o indefinido “todo”: “Todo prédio será higienizado.” e “Todo o prédio será higienizado.” Sem artigo, “todo” é tomado na acepção de “cada um, qualquer” – cada um dos prédios será higienizado. Com artigo, significa inteiro, total – o prédio inteiro será higienizado.

NOMES PRÓPRIOS GEOGRÁFICOS Em se tratando de nomes próprios geográficos, o artigo só aparece quando esse nome o admitir obrigatoriamente. “Todo o Brasil manifestou contra os aumentos nas tarifas aeroportuárias.” “Toda a Alemanha festejou o ano-novo.” Isso ocorre porque utilizamos “O Brasil” e “A Alemanha”, mas não “O Portugal” ou “A Paris”.
Ver resposta completa