Artigo Sobre O Professor Reflexivo?
RESUMO – Ao introduzir o conceito de professor reflexivo, levanta-se algumas críticas à racionalidade técnica, destacando sua incapacidade para lidar com o imprevisível, uma vez que a mesma mecaniza o pensamento negando o mundo real da prática vivida, reduzindo o conhecimento prático do professor a um conhecimento como técnica.
Analisando a amplitude da presença do conceito na literatura educacional sobre formação de professores, quer na formação inicial, quer na continuada, e mesmo as possíveis críticas que a abordagem suscita, além da aqui apresentada e buscando considerar as pertinências das diversas posições sobre a questão.
Os professores são guiados em sua ação educativa por sua história pessoal e cultural, mas que também fazem opções sucessivas e que marcam sua trajetória, não estando inteiramente à mercê das circunstâncias socioculturais e das condições pessoais, interferindo nelas intencionalmente.
Tendo uma consciência intencionada, por meio da qual compreendem a realidade e a possibilidade de nela intervirem, sendo sua consciência atribuidora de sentidos e por meio dela têm a possibilidade de se descobrirem e se posicionarem frente ao mundo, escolhendo como fazer, realizar suas vidas. Assim pode entender que mesmo com a predominância de uma formação voltada para a racionalidade técnica o professor faz uso de sua capacidade reflexiva e um horizonte animador se estabelece uma vez que vivemos uma tendência de colocar a reflexão em lugar central na formação docente, logo as condições de elevar o professor ao status de sujeito efetivo do conhecimento estão se estabelecendo.
Palavras-Chave: Professores, formação, professor reflexivo.
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PROFESSOR REFLEXIVO : UMA INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA Resumo: Atualmente, a formação do professor reflexivo é indispensável como forma de buscar vencer as dificuldades de atuação em sala de aula.
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Qual a diferença entre professor reflexivo e pesquisador?
pesquisador (Stenhouse, 1975, 1981) e de profissional/professor reflexivo (Schön, 1983, 1992) foram amalgamados no paradigma do professor reflexivo (Nóvoa, 2001), vastamente utilizado por setores que possuem a prerrogativa de orientar a formação
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Quais são as características de um docente reflexivo?
Alarcão (1992) também menciona algumas características de um docente reflexivo, sendo elas: conhecer os alunos e suas características, saber sobre o nível de aprendizagem e aflições dos alunos e conhecer a si mesmo. O professor também precisa conhecer ou procurar conhecer os contextos culturais, históricos e políticos da educação.
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Quais são os objetivos da prática reflexiva?
Uma prática reflexiva tem como objetivos ajudar o docente a se conhecer como profissional, conhecer sobre seu ensino, se auto avaliar, se confrontar, se descobrir e aprimorar sua prática pedagógica.
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Qual a importância da reflexão para o profissional docente?
A reflexão liberta esse profissional de alienações vindas de fontes externas e faz com que ele esteja apto a obter uma imagem de si mesmo, tentando evitar situações de frustrações e conflitos individuais sobre seu papel docente.
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