Artigo Sobre O Desenvolvimento Motor? - CLT Livre

Artigo Sobre O Desenvolvimento Motor?

Artigo Sobre O Desenvolvimento Motor
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

  1. É importante realizar um acompanhamento do desenvolvimento motor da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, de forma que seja possível realizar o diagnóstico de doenças motoras em estágios iniciais, o que pode facilitar o tratamento e torna-lo muito mais rápido.
  2. Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança, nos aspectos sociais, intelectuais e culturais.

O desenvolvimento motor dos pequenos pode variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo. Quando os pais notam algum tipo de estagnação, é aconselhável conversar com o pediatra, pois são sinais que precisam ser investigados. A coordenadora técnica da fisioterapia motora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Carla Trevisan esclarece algumas dúvidas sobre o desenvolvimento motor dos bebês.

  1. O que é desenvolvimento motor na primeira infância? O desenvolvimento infantil se inicia ainda na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, afetiva e social.
  2. A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase onde a criança se encontra mais receptiva aos estímulos vindo do ambiente e o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente.

Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano. Assim, entendemos que, os primeiros mil dias de vida (período que soma os 270 dias da gestação aos 730 dias até que o bebê complete dois anos de idade) são os mais importantes para o desenvolvimento físico e mental da criança e servirá de base para toda a evolução futura da criança.

  • Quais são as principais etapas do desenvolvimento motor do bebê até um ano de idade e em que momento elas aparecem? A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida.
  • O rolar deve aparecer até os cinco meses e o sentar sozinho por volta dos seis meses.
  • Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.

Em torno de 12 meses a criança começa a andar livremente. É importante lembrar que essas etapas não devem ser seguidas como regra, pois é normal haver uma variação na idade de aparecimentos de cada marco motor. O que os pais podem fazer para estimular o desenvolvimento motor de uma criança? Desde o nascimento os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada e sob supervisão; brincar com brinquedos próprios para a idade, como chocalhos e bichinhos de borracha; cantar músicas infantis e ler histórias, proporcionado um boa relação pais-bebês.

Os andadores utilizados como apoio para a criança se manter de pé pode prejudicar o processo de desenvolvimento motor da criança? Cada fase do desenvolvimento motor é importante e deve ser respeitada. Os pais não devem tentar antecipar nenhuma fase, pois a criança pode não estar preparada fisicamente para realizá-la.

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O uso do andador pode impedir a criança de se movimentar no chão, de explorar o ambiente e experimentar novas posturas e movimentos. No andador, a postura que a criança permanece de pé favorece uma postura inadequada dos pernas e pés durante a marcha que só irá prejudica-lá no futuro.

  1. Além disso, o andador pode ser perigoso pelo risco de quedas.
  2. Quais são os sinais de alerta para o atraso no desenvolvimento motor da criança? Quais medidas os pais devem tomar? É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento motor de seu filho e observem se eles estão demorando muito tempo para atingir os marcos motores nas idades esperadas.

Além disso, outros sinais também são importantes de serem observados, como: se a criança é muito “molinha” e não consegue se movimentar, nem segurar a cabeça; ou se tem os braços e pernas muito “durinhos” que também atrapalha os movimentos e as tarefas de higiene, tais como, a troca de fralda; não conseguir pegar brinquedos após o sexto mês de vida e não se relacionar com as pessoas ou com o ambiente.
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O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

  1. É importante realizar um acompanhamento do desenvolvimento motor da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, de forma que seja possível realizar o diagnóstico de doenças motoras em estágios iniciais, o que pode facilitar o tratamento e torna-lo muito mais rápido.
  2. Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança, nos aspectos sociais, intelectuais e culturais.

O desenvolvimento motor dos pequenos pode variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo. Quando os pais notam algum tipo de estagnação, é aconselhável conversar com o pediatra, pois são sinais que precisam ser investigados. A coordenadora técnica da fisioterapia motora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Carla Trevisan esclarece algumas dúvidas sobre o desenvolvimento motor dos bebês.

O que é desenvolvimento motor na primeira infância? O desenvolvimento infantil se inicia ainda na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, afetiva e social. A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase onde a criança se encontra mais receptiva aos estímulos vindo do ambiente e o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente.

Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano. Assim, entendemos que, os primeiros mil dias de vida (período que soma os 270 dias da gestação aos 730 dias até que o bebê complete dois anos de idade) são os mais importantes para o desenvolvimento físico e mental da criança e servirá de base para toda a evolução futura da criança.

Quais são as principais etapas do desenvolvimento motor do bebê até um ano de idade e em que momento elas aparecem? A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer até os cinco meses e o sentar sozinho por volta dos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.

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Em torno de 12 meses a criança começa a andar livremente. É importante lembrar que essas etapas não devem ser seguidas como regra, pois é normal haver uma variação na idade de aparecimentos de cada marco motor. O que os pais podem fazer para estimular o desenvolvimento motor de uma criança? Desde o nascimento os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada e sob supervisão; brincar com brinquedos próprios para a idade, como chocalhos e bichinhos de borracha; cantar músicas infantis e ler histórias, proporcionado um boa relação pais-bebês.

  1. Os andadores utilizados como apoio para a criança se manter de pé pode prejudicar o processo de desenvolvimento motor da criança? Cada fase do desenvolvimento motor é importante e deve ser respeitada.
  2. Os pais não devem tentar antecipar nenhuma fase, pois a criança pode não estar preparada fisicamente para realizá-la.

O uso do andador pode impedir a criança de se movimentar no chão, de explorar o ambiente e experimentar novas posturas e movimentos. No andador, a postura que a criança permanece de pé favorece uma postura inadequada dos pernas e pés durante a marcha que só irá prejudica-lá no futuro.

Além disso, o andador pode ser perigoso pelo risco de quedas. Quais são os sinais de alerta para o atraso no desenvolvimento motor da criança? Quais medidas os pais devem tomar? É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento motor de seu filho e observem se eles estão demorando muito tempo para atingir os marcos motores nas idades esperadas.

Além disso, outros sinais também são importantes de serem observados, como: se a criança é muito “molinha” e não consegue se movimentar, nem segurar a cabeça; ou se tem os braços e pernas muito “durinhos” que também atrapalha os movimentos e as tarefas de higiene, tais como, a troca de fralda; não conseguir pegar brinquedos após o sexto mês de vida e não se relacionar com as pessoas ou com o ambiente.
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Qual a importância das atividades de desenvolvimento motor?

Desenvolvimento motor e a Educação Infantil – Como já dito, o desenvolvimento motor é parte fundamental do ser em desenvolvimento, e se constitui como uma base para futuras aprendizagens. Está presente em todo o ciclo de vida humano, mas durante os primeiros anos de vida, o desenvolvimento motor tem papel relevante no desenvolvimento da criança.

Partindo dessa consideração, destaca-se a necessidade de proporcionar um ambiente estruturado na educação infantil cheio de estímulos e experiências, para que a criança possa desenvolver suas habilidades motoras de forma a conseguir realizar movimentos de locomoção, manipular objetos, explorar o ambiente, conhecer sensações e ter estabilidade em movimentos fundamentais, bem como adquirir novas habilidades motoras e aprimorá-las a medida do ciclo de seu desenvolvimento: As atividades propiciadas devem ser organizadas de forma a garantir que habilidades motoras sejam adquiridas e refinadas de acordo com o esperado para a idade da criança.

Portanto, atividades organizadas devem ser estruturadas para garantir que o desenvolvimento pleno seja alcançado, considerando as necessidades e competências motoras esperadas nos respectivos períodos desenvolvimentais (Rodrigues et al., 2013, p.50).

  • É válido mencionar que estudos mostram que o processo do desenvolvimento motor ocorre de forma espontânea no período da infância, mas o aumento de estímulos de forma apropriada irá favorecer de forma significativa este desenvolvimento.
  • Assim, quando o desenvolvimento motor for “pensado de forma constitucional e maturacional, com ênfase em sua estimulação, em um ambiente propicio, poderá trazer um desenvolvimento satisfatório” (Fontana, 2012, p.32).
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Na Educação Infantil, atividades lúdicas devem ser planejadas e inseridas de forma a proporcionar, ao alunado, condições de progredir em suas capacidades motoras, bem como desenvolver outras habilidades que serão base para a aquisição de conhecimento, relacionamentos e autoconhecimento.

  • O conhecimento sobre seus movimentos e limites desenvolve na criança uma experiência global, garantindo uma compreensão de si, do mundo que a cerca e dos outros.
  • Dessa forma, o desenvolvimento motor e de outras capacidades deve ser estimulado e inserido na Educação Infantil por meio de atividades lúdicas, sabendo que nessa etapa a cultura do brincar faz parte do desenvolvimento infantil.

Fontana (2012, p.58) enfatiza que “a reeducação motora trará maiores benefícios e será mais bem trabalhada quando for utilizada através de atividades lúdicas”. Benjamim (1994, apud Fontana, 2012, p.59) menciona que “todo costume ou modo de ser é incorporado na vida da criança como jogo, divertimento e brincadeira”.

Por meio dessas atividades lúdicas, a criança explora todo o espaço, conhece seus limites e capacidades, e dessa forma vai ampliando suas habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e emocionais, e a medida que vai se desenvolvendo nesses aspectos, constrói sua imagem corporal (Fontana, 2012; Júnior, 2019).

Assim, fica evidente o quanto a Educação Infantil e as atividades lúdicas desenvolvidas para esse público exercem papel relevante na formação e no desenvolvimento do sujeito. E as atividades de desenvolvimento motor atuarão como base para novas aquisições motoras, bem como para aprendizagens de ordem cognitiva, emocionais e sociais, dando suporte e preparando o indivíduo para as demais etapas do desenvolvimento humano.
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Quais são os profissionais do desenvolvimento motor?

Em desenvolvimento motor, os profissionais incluem professores de educação física, preparadores físi- cos, técnicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. É uma variedade grande!
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O que é desenvolvimento motor na primeira infância?

O que é desenvolvimento motor na primeira infância? O desenvolvimento infantil se inicia ainda na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, afetiva e social.
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Quais são as principais etapas do desenvolvimento motor da criança?

Atividades locomotoras, estabilizadoras e de manipulação são determinantes para a vida da criança, além de servirem de base para a aprendizagem (Gallahue; Ozmun, 2003). A última etapa do desenvolvimento motor é conhecida como fase de movimentos especializados.
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