Artigo Sobre Maquinas E Equipamentos? - [Resposta exata] 2025: CLT Livre

Artigo Sobre Maquinas E Equipamentos?

Artigo Sobre Maquinas E Equipamentos

Qual a importância da indústria de máquinas e equipamentos?

A indústria de máquinas e equipamentos é o setor-chave no processo de industrialização e desenvolvimento econômico de um país, fornecendo máquinas e equipamentos que transformam as condições de produção da agricultura e da indústria.
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Quais foram as principais empresas de máquinas e equipamentos que evoluíram para fábricas?

A industrialização constituiu, historicamente, o fator mais poderoso no processo de aceleração do crescimento econômico. O setor industrial exerceu impacto dinâmico sobre outros setores da economia e sobre todo o ambiente social e institucional. A indústria de máquinas e equipamentos é o setor-chave no processo de industrialização e desenvolvimento econômico de um país, fornecendo máquinas e equipamentos que transformam as condições de produção da agricultura e da indústria.

  1. Além disso, essa indústria é importante para o desenvolvimento econômico porque incorpora novos conhecimentos tecnológicos ao processo produtivo, por meio da introdução de novos bens de capital que elevam a produtividade e a eficiência do sistema econômico.
  2. A indústria mecânica possui característica especial, uma vez que seu desenvolvimento dá apoio à expansão de outros setores industriais, ou seja, seus produtos são destinados a aparelhar os outros setores por meio da oferta de máquinas e equipamentos.

A forma mais comum de aperfeiçoamento técnico no processo de industrialização dá-se mediante mudanças tecnológicas, principalmente com o desenvolvimento de máquinas para construir máquinas. Portanto, o desenvolvimento da indústria mecânica é fundamental no processo de industrialização.1 1 A importância da evolução e o desenvolvimento da indústria de máquinas e equipamentos em perspectiva histórica podem ser consultados em Floud (1976), para a Grã-Bretanha; Landes (2005), para o continente europeu; Rosenberg (1963), para os Estados Unidos; e Chudnovsky; Nagao (1983), para países em desenvolvimento.

Neste artigo analisaremos a evolução do mercado da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil e em São Paulo, tendo como objeto de estudo duas empresas importantes para o fortalecimento dessa indústria no país, a Dedini e a Romi. A escolha dessas empresas deve-se à existência de estudos específicos e acervos históricos com documentos econômico-financeiros.

Serão destacadas as semelhanças e as diferenças no desempenho dessas duas empresas no contexto da evolução do mercado da indústria de máquinas e equipamentos. A motivação para realizar essa pesquisa é entender as origens e a evolução das empresas de máquinas e equipamentos no Brasil, antes do Plano de Metas, período clássico de análise da literatura para a industrialização brasileira.

O presente trabalho insere-se no campo de estudo da História Empresarial, como estudo de caso de empresas. Sua relação com a História Econômica dá-se por meio de estudo de empresas para trazer luz sobre o entendimento de temas como as origens da indústria no Brasil, especificamente da indústria de máquinas em São Paulo, o papel do empresário e a origem do capital no processo de industrialização e desenvolvimento econômico do país.2 2 Para uma narrativa sobre a historiografia, metodologia, exemplos de trabalhos e a evolução da História de Empresas ou Empresarial no Brasil, ver Freitas Filho (1989) e Lobo (1997).

A próxima seção examina a evolução da indústria de máquinas e equipamentos em perspectiva histórica e levanta algumas hipóteses para o presente trabalho. A terceira seção faz uma análise histórica de Mário Dedini e Emílio Romi e suas empresas. A quarta seção é a contribuição empírica do trabalho no qual analisa a evolução do mercado de cada empresa, identificando os principais clientes e concorrentes.

A quinta seção resume as principais conclusões do artigo. Esta seção tem como objetivo examinar a evolução da indústria de máquinas e equipamentos em perspectiva histórica em países desenvolvidos (Inglaterra, Europa Continental e Estados Unidos) e levantar algumas hipóteses que serão confrontadas pelo exame específico da evolução da Dedini e Romi entre 1920 e 1960.

As questões específicas a serem examinadas serão as mudanças na indústria de máquinas e equipamentos ao longo do processo de industrialização. Uma das hipóteses do trabalho é que houve evolução de pequenas oficinas para empresas maiores, como fábricas, nas firmas da indústria de máquinas examinadas entre 1920 e 1960.

Estudos recentes têm sustentado que a grande conquis ta da Revolução Industrial britânica foi a criação da primeira indústria mecânica de grande porte que poderia produzir máquinas em massa, aumentando sua produtividade. A produção de máquinas, segundo Robert Allen, foi a base de três desenvolvimentos que explicam o contínuo crescimento econômico mundial até a Primeira Guerra Mundial.

Os três desenvolvimentos foram: a mecanização geral da indústria, as ferrovias e a indústria naval movida à energia a vapor. A mecanização da indústria aumentou a produtividade da Grã-Bretanha, e as ferrovias, os navios e a energia a vapor criaram uma economia global, que, com o aumento da divisão do trabalho, foi responsável pela elevação do padrão de vida em toda a Europa.

Até meados do século XIX, a Grã-Bretanha teve estrutura industrial desequilibrada, em que o algodão era produzido em fábricas altamente mecanizadas, enquanto o restante da indústria manufatureira produzia de forma tradicional. A partir de meados do século XIX, as máquinas propagaram-se para outras partes da indústria britânica, e essa foi uma das causas do contínuo crescimento da renda.

Até esse período, a indústria do algodão foi o mercado mais importante do setor de máquinas na Inglaterra ( Allen, 2006, p.29-30 ALLEN, Robert C. The British Industrial Revolution in global perspective: How commerce created the Industrial Revolution and modern economic growth.

  • Working paper Nuffield College.
  • University of Oxford, 2006.).
  • Alguns autores têm sustentado que a passagem das ferramentas rudimentares para as máquinas durante a Revolução Industrial foi muito mais lenta do que se costuma descrever.
  • Os principais usuários iniciais de ferramentas (geralmente talhadeiras e limas) foram carpinteiros e construtores de moinhos, que utilizavam práticas rudimentares “a olho e pelo tato”.

Com a passagem para a utilização das máquinas, maquinistas e engenheiros tornaram-se os principais usuários de instrumentos mecanizados de precisão e trabalhavam de acordo com especificações e projetos. A mudança não foi rápida porque, apesar de os artesãos do século XVIII estarem familiarizados com grande variedade de máquinas (tornos, furadeiras, brocas e máquinas de cortar), essas eram pouco precisas e muito lentas, porém adequadas para a indústria da época.

  • O progresso técnico na indústria de máquinas inicialmente foi implementado por artesãos criativos, que modificaram instrumentos antigos e projetaram novos, ou seja, a mudança foi gradual e cumulativa ( Landes, 2005, p.100 LANDES, David S.
  • Prometeu desacorrentado: Transformações tecnológicas e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, de 1750 até os dias de hoje.2.

ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.). O ritmo do progresso técnico não pode ser medido com precisão na indústria de máquinas do período inicial da Revolução Industrial em razão do anonimato dos aperfeiçoamentos e pela variação entre instrumentos do mesmo nome, tornando incerto o momento de introdução da inovação.

Apesar de não ser possível analisar o progresso técnico com precisão, é possível relatar tendências. Entre duas gerações, as técnicas metalúrgicas progrediram com as ferramentas, tornando-as mais pesadas, automáticas, precisas, versáteis e fáceis de operar. Na metade do século XIX, alguns fabricantes e construtores de máquinas operavam com modelos padronizados, sendo possível a venda a partir de descrições em catálogos.

Esse progresso aconteceu “graças, em grande parte, a muitas pessoas talentosas que aprendiam umas com as outras e que formaram uma espécie de família de fabricantes de instrumentos” ( Landes, 2005, p.101 LANDES, David S. Prometeu desacorrentado: Transformações tecnológicas e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, de 1750 até os dias de hoje.2.

ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.). Não obstante o progressivo aperfeiçoamento das máquinas, no período inicial da Revolução Industrial, elas não possuíam grande precisão e não revolucionaram o modo de produção e o ritmo do trabalho. O artesão trabalhava ainda com padrões tradicionais, com especificações pouco uniformes e com controle sobre seu desempenho.

No entanto, já havia iniciado a transição para um novo tipo de construção mecânica que iria possibilitar a produção em massa a preços acessíveis de bens de consumo modernos no século XX, tais como a bicicleta, o automóvel, geladeiras e televisores. As peças intercambiáveis, ou seja, partes muito precisas que se encaixam e se integram com outras em um equipamento maior, geralmente elaboradas com o uso de um gabarito, foram essenciais para essa revolução.

Entretanto, no período inicial da Revolução Industrial, os produtos não eram comparáveis às peças intercambiáveis. A utilização do gabarito para a produção das peças das máquinas ainda era uma exceção em meados do século XIX, mas essa prática disseminou-se rapidamente depois desse período: “Vários fabricantes de máquinas vinham há muito tempo servindo-se de moldes e matrizes para facilitar a execução das operações repetitivas.

A uniformização dos padrões da fabricação de parafusos e pinos só ocorreu na segunda metade do século ” ( Landes, 2005, p.102 LANDES, David S. Prometeu desacorrentado: Transformações tecnológicas e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, de 1750 até os dias de hoje.2.

ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.). A indústria de máquinas-ferramenta foi fundamental para a industrialização britânica entre 1850 e 1914. Apesar de sua importância, essa indústria foi geralmente pequena, empregou poucos homens, embora esses fossem mais qualificados do que em outros setores industriais.

O valor monetário da produção do setor foi baixo relativamente a outros setores industriais. Entre meados do século XIX até a Primeira Guerra Mundial, houve expansão da indústria mecânica britânica. Esse tipo de expansão foi mais comum com novas firmas entrando no setor do que com velhas firmas produzindo novos produtos.

  1. Havia alta mobilidade de firmas no setor, com baixas barreiras à entrada e à saída, revelando que a indústria era altamente competitiva.
  2. Entre 1877 e 1907, houve aumento de especialização, ou seja, aumento do percentual de firmas que produziam apenas um produto, mas alguns ramos foram muito mais especializados do que outros.

A média das firmas da indústria mecânica tornou-se mais especializada na segunda metade do século XIX, mas o setor já era altamente especializado em 1877 ( Floud, 1976, p.1-15 FLOUD, Roderick. The British machine tool industry, 1850-1914. Cambrigde: Cambridge University Press, 1976.).

O aumento da especialização e a diferenciação na indústria mecânica britânica foram uma resposta do setor ao desenvolvimento de novos produtos e técnicas na segunda metade do século XIX. Como a indústria de máquinas-ferramenta foi fornecedora primária de máquinas para a produção de novos produtos, houve a necessidade de mudança técnica constante.

O desenvolvimento tecnológico na indústria de máquinas-ferramenta entre 1850 e 1914 foi um processo constante de acumulação de conhecimento, e não uma série de invenções isoladas, como no período anterior. A maioria das ferramentas foi inventada antes de 1850.

As mudanças na indústria de máquinas-ferramenta foram menores no período de 1850 a 1914 em comparação ao período inicial de desenvolvimento, mas essas mudanças fizeram muita diferença para a produtividade do setor ( Floud, 1976, p.20-23 FLOUD, Roderick. The British machine tool industry, 1850-1914. Cambrigde: Cambridge University Press, 1976.).

A indústria de máquinas do continente europeu, segundo David Landes, teve sua origem na década de 1820, sendo os franceses e os belgas os pioneiros na concepção das próprias máquinas. Em meados do século XIX a Alemanha desenvolveu uma produção independente de máquinas, mas seus produtores tinham dificuldade de encontrar materiais locais adequados, e muitas firmas compravam máquinas-ferramenta mecânicas auxiliares do exterior.

  • O desenvolvimento de uma indústria mecânica no continente foi possível devido a um conjunto de fatores como a importação de mão de obra inglesa, empenho dos governos, altas barreiras tarifárias e outros tipos de restrições à concorrência externa.
  • A expansão da indústria continental iniciou-se com a imitação e a reprodução dos modelos ingleses, com algumas poucas alterações para atender a necessidades específicas locais ( Landes, 2005, p.185 LANDES, David S.
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Prometeu desacorrentado: Transformações tecnológicas e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, de 1750 até os dias de hoje.2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.). A indústria de máquinas do continente era muito menor do que a inglesa, e poucas empresas eram capazes de exportar nesse período inicial de desenvolvimento.

Não obstante a indústria se dividir em setores de equipamentos leves e pesados, como na Inglaterra, não havia no continente a produção exclusiva de ferramentas mecânicas. Havia limitação da escala de produção que se refletia na baixa divisão do trabalho dentro da indústria mecânica, e os produtores locais precisavam aceitar encomendas de produtos muito diferentes, como locomotivas e motores navais até aparelhos de destilação e tornos mecânicos.

Houve poucas iniciativas de padronização, com exceção no setor de máquinas de fiação, já que neste setor havia demanda suficiente que resultaria na introdução de novos modelos de máquinas. A produção de máquinas e equipamentos no período inicial de desenvolvimento dessa indústria no continente era feita por encomenda, onde cada novo pedido costumava ser diferente do anterior.

Não havia produção de peças intercambiáveis, o trabalho era pouco padronizado e os operadores de máquinas utilizavam a lima como principal instrumento de trabalho ( Landes, 2005, p.186 LANDES, David S. Prometeu desacorrentado: Transformações tecnológicas e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, de 1750 até os dias de hoje.2.

ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.). As características da indústria de máquinas no continente faziam com que algumas indústrias de bens de consumo, como a indústria têxtil, produzissem as próprias máquinas em oficinas especializadas. As empresas de bens de consumo menores dependiam de técnicos e mecânicos locais, já que esses ofereciam assistência técnica imediata, facilitando a manutenção do equipamento.

As oficinas de consertos foram fábricas embrionárias onde o progresso empresarial foi rápido para muitos mecânicos de poucos recursos, com autofinanciamento pelos seus lucros e alguns empréstimos. Entretanto, a especialização da indústria de máquinas no continente aconteceria apenas na segunda metade do século XIX, com o aumento da demanda da indústria de mineração, metalurgia e principalmente pela construção de ferrovias ( Landes, 2005, p.186-187 LANDES, David S.

Prometeu desacorrentado: Transformações tecnológicas e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, de 1750 até os dias de hoje.2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.). O desenvolvimento da indústria mecânica nos Estados Unidos foi possível com a “revolução nos transportes”.

  1. Os produtores de máquinas especializadas surgiram no mercado americano após 1840, coincidindo com a expansão da rede nacional de ferrovias.
  2. Assim, até a década de 1840, a produção de máquinas foi pouco especializada, cada firma produziu uma ampla variedade de produtos que atendiam um raio geográfico limitado, ou seja, uma operação altamente localizada por causa do alto custo do transporte das máquinas.

Depois de 1840, com a redução no custo dos transportes, houve crescente especialização na produção de máquinas, com o surgimento de grande número de produtores que se concentravam em uma faixa estreita de máquinas. A redução do custo do frete ampliou o mercado, o que resultou no aparecimento de produtores especializados, já que produtores altamente especializados não podiam produzir para um mercado restrito geograficamente ( Rosenberg, 1963a, p.220-222 ROSENBERG, Nathan.

  1. Capital goods, technology, and economic growth.
  2. Oxford Economic Papers, New Series, Vol.15, No.3 (Nov., 1963a), p.217-227.).
  3. Durante a primeira metade do século XIX, nos Estados Unidos, o setor de armas de fogo ocupou posição central no desenvolvimento de uma maquinaria de precisão especializada, principalmente de máquinas de trituração e o torno revólver, que juntos foram indispensáveis à produção de todos os produtos baseados em peças intercambiáveis.

O torno revólver foi adaptado e modificado para utilização em várias atividades como a produção de componentes para máquinas de costura, relógios, máquinas de escrever, locomotivas, bicicletas e eventualmente automóveis. As exigências técnicas na indústria de máquinas de costura, entre 1850 e 1870, possibilitaram modificações importantes para essa indústria, que transbordaram para outros setores como calçados, roupas; a máquina foi usada extensivamente em 1890 na produção de toldos, tendas, velas, livros de bolso, bens de borracha e elástico, selaria, arreios e encadernação de livros.

A difusão da máquina de costura depois de 1860 é um grande exemplo de convergência tecnológica. Essa difusão foi possível graças ao fornecimento de um dispositivo mecânico altamente eficaz para a realização de uma operação comum entre muitas indústrias. As soluções dos problemas de fabricação de bicicletas viabilizada por novas máquinas-ferramenta foram aproveitadas pelos produtores de automóveis.

O período entre 1880 e 1910 se caracterizou pelo aumento e pelo desenvolvimento de máquinas-ferramenta para fins altamente especializados, com contínua adaptação de técnicas estabelecidas, novas formas de uso e melhora sistemática nas propriedades dos materiais empregados na fabricação de máquinas-ferramenta.

O crescimento do volume na produção manufatureira foi acompanhado por convergência tecnológica em grandes grupos de indústrias, que resultou em crescimento de processos de especialização, possibilitando a produção e a difusão de novo conhecimento técnico. As pequenas melhoras na produção tenderam a criar os próprios problemas futuros, que obrigaram a uma nova alteração e revisão ( Rosenberg, 1963b, p.426-443 ROSENBERG, Nathan.

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Technological change in the machine tool industry, 1840-1910. The Journal of Economic History, Vol.23, No.4 (Dec., 1963b), p.414-443.). Ross Thomson analisou como e quão ampla foi a convergência tecnológica entre as máquinas-ferramenta e as indústrias nos Estados Unidos, entre 1815 e 1930.

Segundo o autor, a convergência envolveu a invenção e a difusão de máquinas-ferramenta e ambas ocorreram de várias formas. Nesse período, o setor de máquinas-ferramenta passou por três fases de progressiva ampliação da convergência. Até 1865, as empresas produziam as próprias máquinas-ferramenta, e a invenção era usada na própria firma.

Nesse período, a convergência tecnológica foi muito pequena, ocorrendo através da diversificação da maquinaria das empresas, vendas incipientes de máquinas para propósitos gerais e mobilidade de trabalhadores. Entre 1865 e 1890, o setor de máquinas-ferramenta tornou-se central para a invenção e a ampliação de máquinas-ferramenta entre as indústrias.

A convergência foi realizada por trabalhadores treinados das firmas de máquinas-ferramenta, com o aumento da mobilidade de trabalho entre firmas, a formação de outras firmas por esses trabalhadores e alguma diversificação no setor. Após 1900, o setor de máquinas-ferramenta manteve o papel central na invenção e na difusão tecnológica para indústrias estabelecidas, automóveis e outras novas indústrias.

Entretanto, inovações surgiram nas indústrias de aço e elétrica, como novos recursos para as máquinas-ferramenta, sendo que as ciências dos materiais e a eletrificação influenciaram as indústrias metalúrgicas ( Thomson, 2010, p.5 THOMSON, Ross. Eras of technological convergence: Machine tools and mechanization in the United States, 1820-1929.

Economic History Association meetings, Sept.2010.). Depois de verificarmos as principais características da evolução e do desenvolvimento da indústria de máquinas e equipamentos na Inglaterra, na Europa continental e nos Estados Unidos, voltaremos a atenção para os fatores que explicam o aparecimento de uma indústria de máquinas e equipamentos em uma economia periférica como o Brasil e, especificamente, dentro da província e depois Estado de São Paulo, no início do século XX.

Neste ponto, é possível apontar algumas hipóteses para a origem e a evolução de uma indústria de máquinas e equipamentos em São Paulo, no início do século XX. Assim, possivelmente as características do setor, como necessidade de manutenção técnica de máquinas e ferramentas próximas ao local onde estavam instaladas, oferta de empreendedores e mão de obra de técnicos especializados resultante da imigração e baixa necessidade de capital para a entrada no setor de manutenção, poderiam ser consideradas importantes.

  1. O alto crescimento da produção industrial e a oferta de trabalhadores imigrantes relativamente qualificados podem ter fornecido as condições para a gênese de uma indústria de máquinas no Estado de São Paulo.
  2. Algumas empresas de máquinas e equipamentos como a Dedini e a Romi iniciaram suas atividades como pequenas oficinas e evoluíram para fábricas, conforme o mercado brasileiro se ampliava, como relataremos nas próximas seções.

Nascidos na última década do século XIX, Mário Dedini (1893-1970) e Américo Emílio Romi (1895-1959) foram contemporâneos. O primeiro é da cidade de Lendinara, situada na província de Rovigo, próxima de Pádua e de Ferrara, no Norte da Itália. O segundo nasceu no Brasil, na cidade de São José do Rio Pardo (Estado de São Paulo), filho de imigrantes italianos, também do Norte da Itália.

Ambas as famílias vieram para o Brasil por causa dos problemas econômicos e da instabilidade política da Europa, no final do século XIX e início do século XX, e pela possibilidade de progresso econômico nas Américas. Ambos tinham alguma relação com as atividades econômicas agrícolas, mas também tinham conhecimentos da mecânica.

Mário Dedini nasceu em uma região produtora de açúcar de beterraba na Itália. Mário estudou desenho mecânico na Escola Técnica de Lendinara e trabalhou na usina de açúcar de beterraba da cidade, uma das maiores daquele país. Desde muito jovem, Mário Dedini conhecia as ramificações possíveis do açúcar com a mecânica, na manutenção de equipamentos agrícolas para o setor.

Sua vinda para o Brasil foi resultado da ligação com a atividade na usina de açúcar. O convite de um amigo que prestava serviços para a produção açucareira paulista motivou o jovem Mário, que, em 1914, saiu do porto de Gênova e chegou ao porto de Santos e aí se dirigiu para a fazenda Amália, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, no interior de São Paulo.

Dois anos antes da chegada de Mário Dedini ao Brasil, em 1912, Américo Emílio Romi e sua família, que veio para o país motivado pelo trabalho nas fazendas de café do interior do Estado de São Paulo, retornam à Itália. O pai de Emílio Romi tinha conhecimentos de mecânica e trabalhou na construção da ponte metálica sobre o Rio Pardo, com Euclides da Cunha, em 1896.

  • Em 1900, a família mudou-se para Casa Branca, e seu pai conseguiu empregar-se como maquinista da Cia.
  • Mogiana de Estrada de Ferro, permanecendo no emprego até 1906.
  • Depois desse período, a família acumulou algum dinheiro e resolveu voltar à Itália para proporcionar educação aos seus filhos.
  • Na Itália, em 1912, Américo Emílio estudou Eletromecânica começou sua atividade profissional como mecânico na fábrica da Tecnomazio Brown-Boveri, em Milão.
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A partir de 1915, Romi serviu na Primeira Guerra Mundial, consertando caminhões e veículos militares para a Itália, revelando suas habilidades mecânicas. Romi voltaria ao Brasil, em 1923, para trabalhar como mecânico em um revendedor Ford, em Santo Amaro ( Exame, 1973, p.51-52 EXAME.

Os Pioneiros: Emílio Romi: O construtor de máquinas. São Paulo: abril, julho de 1973. ; Visão, 1961, p.22-23 VISÃO. Torno vai, divisa vem. Revista semanal-11 de agosto de 1961.). Mário Dedini, ao chegar ao Brasil, em 1914, foi encaminhado da fazenda Amália à usina Santa Bárbara. Mário Dedini auxiliou os engenheiros e os técnicos franceses na montagem da usina, com equipamentos importados, em sua maior parte, da França.

Como Mário já conhecia a técnica da produção de açúcar de beterraba, sua experiência facilitou o aprendizado da técnica de fabricação de açúcar de cana. Em 1915, Mário Dedini tornou-se o primeiro gerente não engenheiro da usina. Em 1924, Emílio Romi mudou-se com a família para a Vila Americana, que pertencia ao município de Piracicaba, em busca de novas oportunidades de trabalho.

Com suas habilidades em mecânica, encontrou emprego em uma oficina Chevrolet, onde adquiriu grande número de clientes e passou a ganhar o maior salário de mecânico da região. Entre 1927 e 1929, Romi mudou-se novamente, agora para Santa Bárbara do Oeste ( Exame, 1975, p.51-52 EXAME. Os Pioneiros: Dedini: do açúcar ao átomo.

São Paulo: abril, outubro de 1975. ; Exame, 1973, p.51-52 EXAME. Os Pioneiros: Emílio Romi: O construtor de máquinas. São Paulo: abril, julho de 1973. ; Negri, 1977, p.1-2 NEGRI, Barjas. Um estudo de caso da indústria nacional de equipamentos: Análise do grupo Dedini (1920-1975).1977.174 f.

Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) – Unicamp, Campinas, 1977. ; Leão, 2005, p.47-48 LEÃO, Regina Machado. Dedini: A força de um ideal. Piracicaba: R.M. Leão, 2005.). Como é possível perceber, Mário Dedini e Américo Emílio Romi percorreram a mesma região geográfica do interior paulista, apesar de momentos diferentes.

Uma hipótese advém do fato de que as fazendas agrícolas (de café, cana-de-açúcar, por exemplo) da região Nordeste e Central do Estado de São Paulo atraíram imigrantes que possuíam outras habilidades além do trabalho na lavoura. Essa atração pode ser explicada pela existência de estradas de ferro na região e das fazendas com engenho e café, que requeriam manutenção para seus equipamentos (locomotivas, vagões, máquinas de beneficiamento agrícola, caldeiras e moendas de cana-de-açúcar, carroças, automóveis e outros implementos agrícolas).

  • Mário Dedini e Américo Emílio Romi iniciaram os próprios negócios com pequenas oficinas.
  • O primeiro, uma oficina de carpintaria e ferraria para a fabricação e o conserto de veículos (troles, carroças, carroções, charretes) e utensílios agrícolas (bicos de grades, bicos de arados para tração animal, e outros tipos de arados), em 1920, na cidade de Piracicaba.

Já o segundo iniciou suas atividades na cidade de Santa Bárbara, em 1929, com uma oficina de automóveis, na qual produzia peças e que passou a receber encomendas de peças de equipamentos agrícolas. Em 1920, Mário Dedini deixaria suas atividades formais na usina Santa Bárbara para dedicar-se à sua oficina, mas continuou dando assistência técnica à usina por vários anos.

  • Assim, em 1922 foi registrada a firma Mário Dedini & Irmão, conhecida como Oficina Irmãos Dedini, com capital de dez contos de réis.
  • Segundo Barjas Negri, a localização da oficina, na Vila Rezende, em Piracicaba, foi essencial para o desenvolvimento inicial da empresa porque ficava em um corredor de tráfego obrigatório da região.

Assim, a firma recebia grande demanda por serviços de reparação de veículos, e a localização estratégica facilitava o atendimento de pedidos de reparação ou fabricação de utensílios agrícolas. A inexistência de oficinas que atendessem às necessidades de reparo de peças para os vários engenhos de açúcar e fábricas de aguardente da região foi um fator essencial para o desenvolvimento da Dedini ( Negri, 1977, p.2-5 NEGRI, Barjas.

  1. Um estudo de caso da indústria nacional de equipamentos: Análise do grupo Dedini (1920-1975).1977.174 f.
  2. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) – Unicamp, Campinas, 1977.).
  3. O conhecimento técnico adquirido por Mário Dedini no trabalho em usinas para a produção de açúcar foi fundamental para o atendimento das necessidades de reparo para o setor ligado ao processamento da cana-de-açúcar.

Assim, o início da produção de máquinas e equipamentos no interior de São Paulo esteve ligado ao desenvolvimento econômico local ou regional. O desenvolvimento econômico de Piracicaba, no início do século XX, local de instalação da oficina Dedini, é um exemplo dessa ligação entre a agricultura local e o crescimento da indústria.

As atividades agroindustriais locais, ligadas ao cultivo e ao processamento da cana-de-açúcar, viabilizaram o aparecimento de empresas para atender à demanda do setor. As primeiras usinas possuíam as próprias oficinas para a manutenção do equipamento e do maquinário, mas o crescimento e o desenvolvimento da produção açucareira resultaram em oportunidades de novos empreendimentos destinados à manutenção das empresas de processamento da cana-de-açúcar, possibilitando condições para o aparecimento de oficinas mecânicas especializadas.

No final dos anos 1920, a Oficina Dedini passou por uma expansão significativa, que constituiu as pré-condições para a formação de uma empresa de máquinas e equipamentos no interior do Estado de São Paulo. A oficina mecânica de reparos de automóveis transformou-se em uma pequena indústria, que tinha como atividade o conserto, a reparação e a construção de peças simples para pequenos engenhos de açúcar.

  • Assim, em 1926, a empresa, na época denominada M.
  • Dedini, instalou uma seção mecânica e uma pequena fundição de ferro, com a aquisição de máquinas de segunda mão.
  • Entre 1926 e 1928, a empresa iniciou a fabricação de conjuntos de moendas de cana, além de eixos, engrenagens, luvas, camisas, mancais, facas, rodetes, entre outros.

As moendas eram relativamente simples, constituindo-se em três cilindros horizontais e outras peças de ferro fundido, em sua maior parte acionados por motores elétricos de baixa potência. O desenho mecânico e o processo de fabricação basearam-se na experiência de Mário Dedini com máquinas para o setor.

Assim, no final dos anos 1920, a empresa já havia passado da fase de reforma de peças para a fabricação de máquinas para o setor açucareiro ( Negri, 1977, p.9-11 NEGRI, Barjas. Um estudo de caso da indústria nacional de equipamentos: Análise do grupo Dedini (1920-1975).1977.174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) – Unicamp, Campinas, 1977.

; Leão, 2005, p.56-58 LEÃO, Regina Machado. Dedini: A força de um ideal. Piracicaba: R.M. Leão, 2005.). No final do ano de 1929, Romi iniciou o próprio negócio com um capital de apenas dois contos de réis, emprestado por um amigo. Nasceu a Garage Santa Bárbara de Emílio Romi, firma de propriedade individual, com apenas dois operários em uma área de duzentos e cinquenta metros quadrados.

  1. Logo depois da fundação, antevendo os efeitos da Crise de 1929 sobre as importações, Emílio Romi comprou uma grande quantidade de peças para automóveis, tornando-se a maior oficina mecânica da região ( Exame, 1973, p.51-52 EXAME.
  2. Os Pioneiros: Emílio Romi: O construtor de máquinas.
  3. São Paulo: abril, julho de 1973.

; Romi, 1970, p.2 ROMI. Arquivos Romi. Catálogo IMOR – Máquinas Agrícolas Romi Ltda. Santa Bárbara do Oeste. São Paulo: Roman, 1970. ; Romi, 1970b, p.66 ROMI. Arquivos Romi. Recorte “A fábrica da família Romi”. Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, 1970b.). Apesar dos efeitos da Crise de 1929, ao longo da década de 1930, tanto a Dedini como a Romi tiveram expansão significativa, resultando em mudanças importantes no processo de produção e nos produtos produzidos.

Em 1929, além de consertar automóveis, a empresa de Emílio Romi reparava arados e semeadeiras estrangeiras, produzindo peças para esses produtos. Em 1932, Romi passou de oficina de reparos para a fabricação de máquinas agrícolas. No final de 1933 e início de 1934, os jornais de Santa Bárbara ( Cidade de Santa Bárbara e O Bandeirante ) noticiaram a inauguração da seção de mecânica e fundição das Oficinas Romi anexa à garagem e à oficina de marcenaria já existente.

A fundição era de grande porte e moderna para a cidade no período e estava aparelhada para fabricar quaisquer peças de máquinas exigidas pela indústria local e das cidades vizinhas. A fundição era composta de duas fornalhas, uma para a fundição de ferro, e outra, de bronze, com capacidade de produção de 150 toneladas de peças fundidas por mês.

  • Estava resolvido o problema da fundição de peças de ferro e bronze.
  • Em 1936, Romi comprou seu primeiro torno mecânico, iniciando o aparelhamento do seu maquinário com a expansão do mercado nos anos 1930 ( Santa Bárbara, 1933 SANTA BÁRBARA.
  • Jornal Cidade de Santa Bárbara, Officinas Romi, 24/12/1933, A riqueza intangível de S.

Bárbara e o dinamismo criador de seu povo, 13/05/1937; In: Centro de Memória Romi. ; Bandeirante, 1934; Exame, 1973, p.52 EXAME. Os Pioneiros: Emílio Romi: O construtor de máquinas. São Paulo: abril, julho de 1973.). Em 1937, a Fábrica de Máquinas Agrícolas Santa Bárbara era uma das unidades industriais mais importantes do município de Santa Bárbara.

A empresa possuía setenta e cinco operários em comparação aos quatro mecânicos que iniciaram em 1929, e sua produção anual de máquinas era de quase seiscentos contos de réis ( Santa Bárbara, 1937 SANTA BÁRBARA. Jornal Cidade de Santa Bárbara, Officinas Romi, 24/12/1933, A riqueza intangível de S. Bárbara e o dinamismo criador de seu povo, 13/05/1937; In: Centro de Memória Romi.).

Em 1938, a firma Américo Emílio Romi tornou-se sociedade limitada, denominando-se Máquinas Agrícolas Romi Ltda., com um capital de trezentos contos de réis. Em 1939, a empresa era a maior fábrica de máquinas agrícolas do Brasil, possuindo prensas de grande tonelagem para a produção dos equipamentos.

Seus produtos eram fabricados com métodos modernos, semelhantes às grandes organizações industriais dos Estados Unidos e da Europa. Os produtos eram vendidos aos mais modernos agricultores do país e exportados para países do continente americano ( Exame, 1973, p.52 EXAME. Os Pioneiros: Emílio Romi: O construtor de máquinas.

São Paulo: abril, julho de 1973. ; Diário De São Paulo, 1939, p.4 DIÁRIO DE SÃO PAULO: Jornal Diário de São Paulo, máquinas agrícolas Romi Limitada.19/02/1939.). A década de 1930 foi muito favorável para as atividades econômicas da Dedini. Nessa época, houve um processo de expansão e transformação na empresa, com aquisição de maior parcela do mercado, novas linhas de produtos e maior escala na produção.

  • Apesar de a empresa ter se transformado de uma simples oficina de reparos, no início dos anos 1920, em uma empresa de produção de equipamentos, em meados dos anos 1920, sua estrutura de produção ainda era modesta no início da década de 1930.
  • As máquinas utilizadas pela empresa eram, em sua maioria, de pequeno porte e usadas.

No início dos anos 1930, a empresa era composta de uma carpintaria, uma ferraria, uma seção de mecânica, modelagem, caldeiraria e uma fundição de ferro e bronze. A Crise de 1929 tornou os produtos da Dedini, geralmente moendas para cana-de-açúcar, mais baratos do que os importados.3 3 Na Crise de 1929, a política de defesa do café manteve a procura efetiva e o nível de emprego nos outros setores da economia brasileira, ao mesmo tempo em que tendia a agravar o desequilíbrio externo, com desvalorização cambial e elevação dos preços dos artigos importados.

  • A renda criada ficava represada e era direcionada para os produtores internos (Furtado, 2000, cap.31 e 32).
  • Ao longo da década de 1930, as usinas passaram a exigir máquinas e aparelhos de maior porte para a extração de caldo de cana.
  • Os efeitos da Crise de 1929 na economia açucareira paulista não foram tão intensos como em outros Estados.
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Com a crise do café, os agricultores passaram a diversificar a produção agrícola, beneficiando o setor de cana-de-açúcar. Ao longo da década de 1930, houve crescimento relativo da produção de açúcar para o Estado de São Paulo (de uma participação média do Estado na produção total de açúcar do país de 8,7% nas safras de 1925/1930 para uma participação de 19,1% nas safras de 1935/1940), tornando-se esse o segundo maior produtor do país, atrás apenas de Pernambuco.

  1. Esse aumento da participação de São Paulo na produção de açúcar do país é explicado pela elevação do número de usinas no Estado, entre 1929 e 1940, isto é, de 20 para 34.
  2. A partir de 1935/1936, o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) apoiou a modernização e a ampliação das instalações de muitas usinas paulistas.

Assim, a participação de engenhos na produção de açúcar de São Paulo caiu de 50% em 1930 para 25% em 1940. A cidade de Piracicaba era responsável por 20% da produção de açúcar do Estado, em 1937. Essa produção era realizada por seis grandes usinas e 265 engenhos.

Esse foi um mercado cativo para a empresa de Mário Dedini, que atendia o segmento de máquinas e equipamentos tanto de engenhos como de usinas ( Negri, 1977, p.12-35 NEGRI, Barjas. Um estudo de caso da indústria nacional de equipamentos: Análise do grupo Dedini (1920-1975).1977.174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) – Unicamp, Campinas, 1977.).

Na década de 1940, as estratégias de desenvolvimento da Dedini e da Romi tomaram rumos diferentes. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a interrupção das importações, a Romi decidiu especializar a sua produção e produzir um novo produto, o torno. A Dedini notou a necessidade de complementar os produtos que produzia para as usinas e aprofundou o processo de diversificação de seus produtos, fundando novas firmas para a produção de máquinas e equipamentos para o setor alcooleiro e máquinas especializadas para o setor açucareiro.

A Romi iniciou a produção de tornos mecânicos em 1941. A produção de tornos mecânicos foi intensa, e já em 1943 a firma havia produzido mil unidades. A empresa adotou a estratégia de investir no setor de tornos mecânicos e abandonou a produção de máquinas agrícolas, evitando, assim, uma diversificação prematura.

Para reforçar e manter a especialização, a empresa iniciou a exportação desse produto para a América Latina. Em 1946, a Romi exportava em média 40 tornos por mês para a Argentina, atingindo grande participação nesse mercado. Em 1948, com o auxílio do engenheiro André Toselo, a Romi iniciou a produção do primeiro trator nacional, denominado Toro, baseado no modelo Allis-Chalmers triciclo.

Esse trator era mais pesado e mais potente do que seu concorrente direto, tendo um preço mais elevado do que o do modelo da Ford. O preço do primeiro trator nacional inviabilizou seu projeto, e a Romi manteve-se afastada do mercado de veículos automotores até 1954, quando a empresa adquiriu os direitos de fabricar o automóvel Isetta da Iso-Motor, de Milão, Itália.

O Romi-Isetta, primeiro automóvel nacional de dois lugares, com apenas 30% das peças importadas, foi fabricado até 1959, mas o projeto foi encerrado pela empresa porque a política de apoio às empresas automobilísticas pelo Grupo Executivo das Indústrias Automobilísticas para a isenção de impostos para a importação de peças excluiu os automóveis de dois lugares.

Assim, seu custo inviabilizou seu sucesso no mercado automobilístico nacional, já que as peças de automóveis de quatro lugares tinham isenção de imposto e taxa de câmbio diferenciada para a importação de peças ( Exame, 1973, p.52-54 EXAME. Os Pioneiros: Emílio Romi: O construtor de máquinas. São Paulo: abril, julho de 1973.

; Romi, 1970 ROMI. Arquivos Romi. Catálogo IMOR – Máquinas Agrícolas Romi Ltda. Santa Bárbara do Oeste. São Paulo: Roman, 1970. ; Romi, 1970b, p.66-67 ROMI. Arquivos Romi. Recorte “A fábrica da família Romi”. Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, 1970b. ; Banas, 1970, p.7-12 BANAS, Geraldo.

Quatro mosqueteiros de Santa Bárbara d’Oeste Banas: Semanário industrial e financeiro.13 de abril, 1970.). Na década de 1960, a Romi tornou-se uma das principais empresas produtoras de torno do mundo, ficando atrás apenas de uma empresa estatal da União Soviética. A empresa, no final da década de 1960, exportava tornos para diversos países, inclusive da Europa, Japão e Estados Unidos.

A empresa vendia tornos com tecnologia local até para uma firma de Cincinatti, região onde se concentravam as três maiores empresas produtoras de torno dos Estados Unidos, no final dos anos 1960 ( Exame, 1973, p.52-54 EXAME. Os Pioneiros: Emílio Romi: O construtor de máquinas.

São Paulo: abril, julho de 1973. ; Romi, 1970 ROMI. Arquivos Romi. Catálogo IMOR – Máquinas Agrícolas Romi Ltda. Santa Bárbara do Oeste. São Paulo: Roman, 1970. ; Romi, 1970b, p.66-67 ROMI. Arquivos Romi. Recorte “A fábrica da família Romi”. Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, 1970b. ; Banas, 1970, p.7-12 BANAS, Geraldo.

Quatro mosqueteiros de Santa Bárbara d’Oeste Banas: Semanário industrial e financeiro.13 de abril, 1970.). Na década de 1940, a Dedini diversificou e verticalizou sua linha de produtos diante do crescimento do parque açucareiro e da necessidade de aumento do tamanho dos conjuntos de moendas utilizados pelas usinas.

  • Outro motivo para a diversificação foi a política do Instituto do Açúcar de Álcool para incrementar a produção de álcool.
  • Na década de 1930, cresceu o número de destilarias para a produção de álcool.
  • Em 1933, havia no país apenas uma destilaria de álcool, aumentando para 44 unidades em 1941.
  • Com a diversificação do setor alcooleiro, surgiu outra oportunidade no mercado de máquinas voltadas para o setor canavieiro: a produção de máquinas e equipamentos para destilarias.

Assim, com tal conjuntura favorável, a família Dedini, em sociedade com Waldomiro Perissinotto e Lázaro Pinto Sampaio, fundou a Construtora de Destilarias Dedini, ou Codistil, em 1943. O objeto social da Codistil era a fabricação e o comércio de máquinas, alambiques, aparelhos, peças, acessórios, instalações do ramo e montagem de destilarias para aguardente e álcool.

  1. No início, a empresa produziu apenas alambiques e caldeiras de pequena capacidade, além de reformar e consertar os equipamentos existentes.
  2. Em 1945, a empresa já estava produzindo equipamentos para destilarias completas.
  3. Em 1953, a Codistil havia fabricado 140 destilarias para aguardente e 30 para álcool ( Leão, 2005, p.76-92 LEÃO, Regina Machado.

Dedini: A força de um ideal. Piracicaba: R.M. Leão, 2005. ; Exame, 1975, p.53-54 EXAME. Os Pioneiros: Dedini: do açúcar ao átomo. São Paulo: abril, outubro de 1975.). No final dos anos 1940 e início dos anos 1950, a Dedini aprofundou o processo de diversificação e verticalização com a associação da família à Metalúrgica de Acessórios para Usinas S.A.

  • Mausa -, da qual Mário Dedini conseguiria total controle.
  • A Mausa produzia equipamentos para usinas não fabricados pela Dedini e pela Codistil e que exigiam maior conhecimento técnico para sua elaboração.
  • A empresa fabricava produtos cuja tecnologia ainda não era de domínio público, como filtros de caldos, filtros rotativos, centrífugas, decantadores, redutores de velocidade, bombas, mesas alimentares de cana, pontes rolantes e outros ( Leão, 2005, p.76-92 LEÃO, Regina Machado.

Dedini: A força de um ideal. Piracicaba: R.M. Leão, 2005. ; Exame, 1975, p.53-54 EXAME. Os Pioneiros: Dedini: do açúcar ao átomo. São Paulo: abril, outubro de 1975.). Em 1947, a Dedini tinha capacidade de fabricar usinas completas para a produção de açúcar, indicando alto grau de diversificação e verticalização de seu sistema produtivo.

Em 1954, as moendas produzidas pela empresa aumentaram de dimensão. Assim, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, a Dedini tinha capacidade de produzir todos os equipamentos necessários dentro das usinas nacionais. Já em 1945, a empresa deixou de ser firma individual e passou a denominar M. Dedini & Cia.

Em 1950, Dedini é transformada em sociedade anônima, estando as três empresas do grupo (Dedini Metalúrgica, Codistil e Mausa) aptas para atender à demanda de equipamentos do complexo canavieiro brasileiro ( Leão, 2005, p.76-92 LEÃO, Regina Machado. Dedini: A força de um ideal.
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Qual o objetivo do estudo da indústria de máquinas e equipamentos?

O objetivo do artigo é examinar a evolução do mercado da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil e em São Paulo, entre 1920 e 1960, tendo como objeto de estudo duas empresas importantes para o fortalecimento dessa indústria no país, a Dedini e a Romi.
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Quais são as máquinas que devem ser incluídas no documento de funcionamento?

Equipamentos que devem constar no inventário – Agora que você já sabe o que é, a importância e as principais recomendações, saberia dizer quais são os equipamentos que devem constar no inventário? Segundo a NR 12, estas são os equipamentos que NÃO precisam estar presentes no documento:

Eletrodomésticos; Máquinas com certificado do; Máquinas estáticas; Equipamentos movidos via força humana.

Eletrodomésticos são os equipamentos de mais fácil utilização, pois também usamos essas máquinas em nossas casas. Dessa maneira, geladeiras, micro-ondas, aspiradores, máquinas de lavar, secadoras, entre outros equipamentos eletrônicos de uso doméstico não precisam ser englobados no documento.

Além disso, equipamentos e máquinas com certificado do Inmetro — Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia devem estar presentes no documento. Vale destacar que a presença da certificação é um forte indício de que o equipamento está adequado para o uso profissional no ambiente de trabalho.

Por isso, sua inclusão não é necessária. Quando falamos de máquinas estáticas ou estacionárias, estamos abordando sobre máquinas que não produzem movimento durante o seu funcionamento, como os transformadores ou. O movimento de máquinas é um dos principais fatores por causa de acidentes.

Portanto, máquinas paradas são muito mais seguras e não demandam tantos cuidados assim. Além disso, temos as máquinas movidas via força humana. Isto é, que dependem da própria força do trabalhador para estarem em funcionamento. Um exemplo bastante clássico é o carrinho de mão, utilizado na construção civil para o transporte de cargas.

Logo, excluindo essas opções, todas as máquinas devem ser incluídas no documento. Quanto maior for a complexidade do equipamento, maior atenção deve ser dada a ele durante a produção do inventário.
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