Artigo Sobre Bully Na Escola?
Artigo atualizado a 14-12-2022 Partilhar Prevenir o bullying na escola é a melhor forma de o travar, começando na sensibilização da comunidade: dos pais aos professores, sem esquecer os alunos. Saiba como ajudar a derrubar este obstáculo ao desenvolvimento dos mais jovens.
Ver resposta completa
Bullying na escola: o que é – O bullying na escola é um conjunto de práticas de violência, seja ela verbal, física ou psicológica, que tem lugar em ambiente escolar e direciona-se a um alvo específico. A consequência mais imediata é a humilhação, mas, a longo prazo, esta forma de assédio moral pode gerar dificuldades no desenvolvimento pessoal e social da vítima, traumas, distúrbios comportamentais e psicológicos.
- A palavra bullying surge do inglês bull – touro – e remete para a imagem combativa do animal, juntamente com a ideia de continuidade e persistência (dada pelo sufixo ing ).
- Por isso, ao contrário de episódios de conflito isolados, fala-se de bullying na escola quando as agressões em relação à mesma pessoa (ou conjunto de pessoas) são contínuas e repetitivas.
Aqui, a noção de “perseguição” está implícita. Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada três crianças tenha sido vítima de bullying no espaço de um mês, em 2019, segundo um relatório da UNESCO, Além de ser uma realidade frequente, o bullying estende-se, ainda, a várias fases do desenvolvimento: começa a evidenciar-se no 1.º ciclo do ensino básico e aumenta ao longo do 2.º ciclo, com o pico a formar-se, normalmente, por volta dos 13 anos (8.º ano de escolaridade).
Ver resposta completa
Contents
Quais são os artigos científicos sobre o bullying escolar no Brasil?
O bullyingescolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos Revista Psicologia: Teoria e Prática, 15(2), 203-215. São Paulo, SP, maio-ago.2013.205 ISSN 1516-3687 (impresso), ISSN 1980-6906 (on-line). Gontijo, & Alves, 2011; Gomes & Rezende, 2011; Lisboaet al., 2009; Lopes, 2005; Malta et al., 2010; Zoega & Rosim, 2009).
Ver resposta completa
Qual é o papel da escola na prevenção do bullying?
As repercussões do bullying escolar apontaram para o papel da escola em oportu- nizar uma convivência sadia entre os estudantes. Além de repercussões físicas, o bullyingescolar gera sequelas psíquicas, podendo estar associado ao risco de suicídio. Identificação, prevenção, intervenção e políticas públicas
Ver resposta completa
Qual a importância de a escola estar atenta às manifestações do bullying?
Quanto aos temas que foram objeto de discussão dos artigos, cabe salientar a importância de a escola estar atenta às manifestações do bullying, uma vez que esse fenômeno tem sequelas físicas e psíquicas nos envolvidos.
Ver resposta completa
Qual a importância do bullying para o ambiente escolar?
O BULLYING E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA CULTURA ESCOLAR Uma pesquisa de Welton Rodrigues de Souza e Adailson Silva Moreira. Welton é filiado ao SINTED, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Paranaíba. Professor de Educação Física efetivo na Escola Municipal Presidente Médici.
Adailson é Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca – UNIFRAN, graduação em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP e Psicologia (licenciatura e bacharelado) pelo Centro Universitário do Norte Paulista –UNORP.
Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – campus de Três Lagoas. Resumo: O enfrentamento das expressões da violência torna-se um desafio na atualidade, principalmente para a escola, que reproduz a cultura mais ampla da sociedade, mas também produz uma cultura própria a partir do social.
- Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre cultura e violência no contexto escolar.
- Por isso foi realizado a partir de revisão não sistemática de literatura que trata desta temática.
- A partir do material encontrado, foi possível traçar um panorama a respeito do bullying no ambiente escolar e suas repercussões na vida de agressores e vítimas.
Os dados levantados evidenciaram que o bullying prejudica o desenvolvimento na infância e adolescência, gerando danos na fase adulta. Pode acarretar o desinteresse pela escola, déficit de concentração e aprendizagem, queda do rendimento, absenteísmo e evasão escolar, isolamento social, agressividade, irritabilidade, ansiedade, relatos constantes de medo e pode chegar a tentativas de suicídio.
Assim, concluímos que os objetivos de formação dos professores devem ir ao encontro da necessidade de formar sujeitos capazes de entender e viver num mundo marcado pela diversidade, rompendo com as questões de violência entre os alunos. Todavia, este é um processo de longo prazo que deve ser incorporado na formação dos professores.
O QUE É O BULLYING E COMO DIMINUÍ-LO?
Leia o artigo completo clicando no link: O SINTED parabeniza os autores pelo incrível artigo e deixa o apoio aos pesquisadores que contribuem para o conhecimento educacional de nosso país. O bullying é uma das terríveis práticas existentes no ambiente escolar, um assunto importante que deve ser discutido por todos para que possa ser extinto definitivamente.
Ver resposta completa