Artigo Referencial Curricular Do Parana?
o O REFERENCIAL CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO DO PARANÁ: PERCURSO E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
/ / / Artigos
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Referencial Curricular; Currículo. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise do processo de construção do Referencial Curricular para o Ensino Médio no Paraná considerando as legislações até sua homologação e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, desde o movimento pró Base, até a última versão; Trata também dos documentos legais norteadores para a elaboração do Referencial Curricular, numa perspectiva federal, por meio da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases até os documentos orientadores estaduais do Paraná, apresentando um percurso cronológico e legal da construção do Referencial Curricular para o Ensino Médio.
Ver resposta completa
O Referencial Curricular do Paraná em Foco é um desdobramento do Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações, que traz os objetivos de aprendizagem essenciais para cada componente curricular como parte do replanejamento pedagógico necessário, dado o contexto de pandemia do novo coronavírus.
- O objetivo do Referencial Curricular do Paraná em Foco é fornecer um apoio aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores no que se refere ao desenvolvimento dos conteúdos, tendo em vista dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.
- Esse documento orientador responde à necessidade de priorização dos objetivos de aprendizagem essenciais ou habilidades, tendo sido elaborado pela colaboração entre a Secretaria de Educação e Esporte do Paraná (Seed-PR) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), com o apoio do Instituto Reúna.
O Referencial de cada uma das disciplinas é composto por um texto introdutório, que descreve os objetivos do documento; pelo mapa de progressão dos objetivos de aprendizagem, que é um recurso para a visualização facilitada das aprendizagens sequenciais; e pelo quadro organizador, que é o currículo priorizado propriamente dito para a orientação dos profissionais de educação.
Anos Iniciais | Anos Finais |
Recomendar esta pgina via e-mail:
Ver resposta completa
Contents
O que é o Referencial Curricular do Paraná?
Arte – Referencial Curricular do Paraná 1. Introdução 1.1. O referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações 1.2. Princípios orientadores 1.3. Direitos de aprendizagem gerais da educação básica 2. Estrutura do referencial 3. Educação Infantil 3.1. Considerações históricas da Educação Infantil 3.2.
Ver resposta completa
Quais são os princípios e direitos do Referencial Curricular do Paraná?
1.1. O referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações 1.2. Princípios orientadores 1.3. Direitos de aprendizagem gerais da educação básica 2. Estrutura do referencial 3. Educação Infantil 3.1. Considerações históricas da Educação Infantil 3.2. Princípios básicos da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem 3.3.
Ver resposta completa
O que é o Referencial Curricular do Paraná em foco?
📝 Referencial Curricular do Estado do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações
O Referencial Curricular do Paraná em Foco é um desdobramento do Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações, que traz os objetivos de aprendizagem essenciais para cada componente curricular como parte do replanejamento pedagógico necessário, dado o contexto de pandemia do novo coronavírus.
- O objetivo do Referencial Curricular do Paraná em Foco é fornecer um apoio aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores no que se refere ao desenvolvimento dos conteúdos, tendo em vista dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.
- Esse documento orientador responde à necessidade de priorização dos objetivos de aprendizagem essenciais ou habilidades, tendo sido elaborado pela colaboração entre a Secretaria de Educação e Esporte do Paraná (Seed-PR) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), com o apoio do Instituto Reúna.
O Referencial de cada uma das disciplinas é composto por um texto introdutório, que descreve os objetivos do documento; pelo mapa de progressão dos objetivos de aprendizagem, que é um recurso para a visualização facilitada das aprendizagens sequenciais; e pelo quadro organizador, que é o currículo priorizado propriamente dito para a orientação dos profissionais de educação.
Anos Iniciais | Anos Finais |
Recomendar esta pgina via e-mail:
Ver resposta completa
O que é a Base Nacional Comum Curricular?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica em todas as escolas do país, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. Como o Paraná implantou a BNCC? Depois que a BNCC foi homologada pelo Ministério da Educação e se tornou obrigatória nos currículos brasileiros, o Paraná iniciou a elaboração da versão preliminar de um documento orientador dos currículos, chamado “Referencial Curricular do Paraná: Princípios, direitos e orientações”.
Esse procedimento seguiu as orientações do Conselho Nacional de Educação, no Parecer n.º 15/2017 – CNE/CEB, e as suas determinações constantes da Resolução n.º 02/2017 – CNE/CEB. Quem definiu essa forma de implementar a BNCC? A Secretaria de Estado da Educação (Seed) seguiu as orientações do Ministério da Educação (MEC) e instituiu um Comitê Executivo e uma equipe de Assessoria Técnica, composto por representantes da Seed, da União Nacional do Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
Esse grupo orientou o desenvolvimento de todo o trabalho. Quem participou da elaboração da versão preliminar do Referencial Curricular do Paraná? A versão preliminar foi elaborada por uma equipe de redatores indicados pelo Comitê Executivo e pela Assessoria Técnica para cada etapa e componente curricular, com a participação das Coordenações das etapas e geral, a qual contou com a representação dos municípios e do Estado.
Qual o objetivo deste documento? Este documento é a referência para a reorganização dos currículos no Paraná, uma vez que acrescenta às definições da BNCC o contexto paranaense e aponta princípios, direitos e orientações para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental no Estado. Os profissionais da educação e a comunidade participaram da elaboração do Referencial? Sim, todos os profissionais da educação e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de conhecer e contribuir com o Referencial por meio da Consulta Pública, disponibilizada no período de 12 de julho a 12 de agosto de 2018.
Durante a Semana Pedagógica, do ano de sua construção, os professores da rede estadual focaram no estudo e nas contribuições para o referencial, assim como as redes municipais e privadas em seus dias destinados a estudo no início do segundo semestre.
- Quando o Referencial entrou em vigência? Após consolidada, no ano de 2019, a versão final, o Referencial Curricular do Paraná foi encaminhado ao Conselho Estadual de Educação, órgão normativo do Sistema Estadual de Ensino, o qual emitiu parecer normativo favorável.
- Assim, no ano de 2020, este documento passou a ser referência para a reorganização dos currículos nas escolas que pertencem ao Sistema Estadual de Ensino para efetivação em 2020.
Nos municípios que têm Sistemas de Ensino próprios e optaram por seguir o documento estadual, o trâmite segue o mesmo, com obtenção de parecer favorável de seus Conselhos. Considerando as manifestações dos respectivos Conselhos sobre o Referencial, cada rede emite orientações específicas para revisão de seus documentos relativos ao currículo.
- A BNCC e o Referencial alteram a organização curricular? Não, estes documentos apresentam os organizadores curriculares (unidades temáticas, conteúdos e objetivos) por idade, na Educação Infantil, e por ano, no Ensino Fundamental.
- A opção de organizar o currículo deve continuar atendendo o artigo 23 da LDBEN (Lei nº 9.394/96).
O que é Referencial Curricular do Paraná em Ação? Documento que complementa o Referencial Curricular do Paraná (RCP) trazendo sugestões de conteúdos essenciais considerando os objetivos de aprendizagem, com o intuito de subsidiar os professores no desenvolvimento de suas aulas.
A indicação de conteúdos essenciais colabora com a implementação do RCP contribuindo com o trabalho docente, tanto na elaboração da Proposta Pedagógica Curricular, quanto na construção dos Planos de Trabalho Docente e dos Planos de Aula. Elaborado coletivamente pelos técnicos pedagógicos do Departamento de Desenvolvimento Curricular e pelos redatores do RCP, o documento passou pela análise de professores que estão atuando diretamente com os alunos, processo que resultou em aprimoramentos contextuais.
Trata-se de uma sugestão para as escolas e professores, os quais possuem autonomia para planejar e encaminhar as aulas conforme seu contexto e realidade, considerando o melhor caminho para a aprendizagem significativa dos seus estudantes. Documentos Orientadores do Currículo – Anos Iniciais Documentos Orientadores do Currículo – Anos Finais Saiba mais sobre a BNCC e conheça a Deliberação que instituiu o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações.
Ver resposta completa
Qual é o Referencial Curricular do Paraná?
O referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações 1.2. Princípios orientadores 1.3. Direitos de aprendizagem gerais da educação básica 2. Estrutura do referencial 3. Educação Infantil 3.1.
Ver resposta completa
Quais são os princípios e direitos do Referencial Curricular do Paraná?
1.1. O referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações 1.2. Princípios orientadores 1.3. Direitos de aprendizagem gerais da educação básica 2. Estrutura do referencial 3. Educação Infantil 3.1. Considerações históricas da Educação Infantil 3.2. Princípios básicos da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem 3.3.
Ver resposta completa
O que é o Referencial Curricular do Paraná em foco?
O Referencial Curricular do Paraná em Foco é um desdobramento do Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações, que traz os objetivos de aprendizagem essenciais para cada componente curricular como parte do replanejamento pedagógico necessário, dado o contexto de pandemia do novo coronavírus.
O objetivo do Referencial Curricular do Paraná em Foco é fornecer um apoio aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores no que se refere ao desenvolvimento dos conteúdos, tendo em vista dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Esse documento orientador responde à necessidade de priorização dos objetivos de aprendizagem essenciais ou habilidades, tendo sido elaborado pela colaboração entre a Secretaria de Educação e Esporte do Paraná (Seed-PR) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), com o apoio do Instituto Reúna.
O Referencial de cada uma das disciplinas é composto por um texto introdutório, que descreve os objetivos do documento; pelo mapa de progressão dos objetivos de aprendizagem, que é um recurso para a visualização facilitada das aprendizagens sequenciais; e pelo quadro organizador, que é o currículo priorizado propriamente dito para a orientação dos profissionais de educação.
Anos Iniciais | Anos Finais |
Recomendar esta pgina via e-mail:
Ver resposta completa
O que é a Base Nacional Comum Curricular?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica em todas as escolas do país, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. Como o Paraná implantou a BNCC? Depois que a BNCC foi homologada pelo Ministério da Educação e se tornou obrigatória nos currículos brasileiros, o Paraná iniciou a elaboração da versão preliminar de um documento orientador dos currículos, chamado “Referencial Curricular do Paraná: Princípios, direitos e orientações”.
Esse procedimento seguiu as orientações do Conselho Nacional de Educação, no Parecer n.º 15/2017 – CNE/CEB, e as suas determinações constantes da Resolução n.º 02/2017 – CNE/CEB. Quem definiu essa forma de implementar a BNCC? A Secretaria de Estado da Educação (Seed) seguiu as orientações do Ministério da Educação (MEC) e instituiu um Comitê Executivo e uma equipe de Assessoria Técnica, composto por representantes da Seed, da União Nacional do Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
Esse grupo orientou o desenvolvimento de todo o trabalho. Quem participou da elaboração da versão preliminar do Referencial Curricular do Paraná? A versão preliminar foi elaborada por uma equipe de redatores indicados pelo Comitê Executivo e pela Assessoria Técnica para cada etapa e componente curricular, com a participação das Coordenações das etapas e geral, a qual contou com a representação dos municípios e do Estado.
Qual o objetivo deste documento? Este documento é a referência para a reorganização dos currículos no Paraná, uma vez que acrescenta às definições da BNCC o contexto paranaense e aponta princípios, direitos e orientações para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental no Estado. Os profissionais da educação e a comunidade participaram da elaboração do Referencial? Sim, todos os profissionais da educação e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de conhecer e contribuir com o Referencial por meio da Consulta Pública, disponibilizada no período de 12 de julho a 12 de agosto de 2018.
Durante a Semana Pedagógica, do ano de sua construção, os professores da rede estadual focaram no estudo e nas contribuições para o referencial, assim como as redes municipais e privadas em seus dias destinados a estudo no início do segundo semestre.
Quando o Referencial entrou em vigência? Após consolidada, no ano de 2019, a versão final, o Referencial Curricular do Paraná foi encaminhado ao Conselho Estadual de Educação, órgão normativo do Sistema Estadual de Ensino, o qual emitiu parecer normativo favorável. Assim, no ano de 2020, este documento passou a ser referência para a reorganização dos currículos nas escolas que pertencem ao Sistema Estadual de Ensino para efetivação em 2020.
Nos municípios que têm Sistemas de Ensino próprios e optaram por seguir o documento estadual, o trâmite segue o mesmo, com obtenção de parecer favorável de seus Conselhos. Considerando as manifestações dos respectivos Conselhos sobre o Referencial, cada rede emite orientações específicas para revisão de seus documentos relativos ao currículo.
A BNCC e o Referencial alteram a organização curricular? Não, estes documentos apresentam os organizadores curriculares (unidades temáticas, conteúdos e objetivos) por idade, na Educação Infantil, e por ano, no Ensino Fundamental. A opção de organizar o currículo deve continuar atendendo o artigo 23 da LDBEN (Lei nº 9.394/96).
O que é Referencial Curricular do Paraná em Ação? Documento que complementa o Referencial Curricular do Paraná (RCP) trazendo sugestões de conteúdos essenciais considerando os objetivos de aprendizagem, com o intuito de subsidiar os professores no desenvolvimento de suas aulas.
- A indicação de conteúdos essenciais colabora com a implementação do RCP contribuindo com o trabalho docente, tanto na elaboração da Proposta Pedagógica Curricular, quanto na construção dos Planos de Trabalho Docente e dos Planos de Aula.
- Elaborado coletivamente pelos técnicos pedagógicos do Departamento de Desenvolvimento Curricular e pelos redatores do RCP, o documento passou pela análise de professores que estão atuando diretamente com os alunos, processo que resultou em aprimoramentos contextuais.
Trata-se de uma sugestão para as escolas e professores, os quais possuem autonomia para planejar e encaminhar as aulas conforme seu contexto e realidade, considerando o melhor caminho para a aprendizagem significativa dos seus estudantes. Documentos Orientadores do Currículo – Anos Iniciais Documentos Orientadores do Currículo – Anos Finais Saiba mais sobre a BNCC e conheça a Deliberação que instituiu o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações.
Ver resposta completa