Artigo Psicopedagogia Clinica E Institucional?
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Qual a importância do psicopedagogo institucional?
O psicopedagogo institucional está apto a planejar juntamente com a coordenação pedagógica, podendo assessorar pedagogicamente, colaborar com planos educacionais da escola, realizar o diagnóstico institucional, propor intervenções adequadas às necessidades encontradas dentro da instituição escolar. (BOSSA, 2011).
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O que é a Psicopedagogia?
Aspectos epistemológicos da psicopedagogia – O que seria a psicopedagogia? Para responder à questão recorremos a Beyer (2003), que afirma: A Psicopedagogia, área de conhecimento interdisciplinar, tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. É papel fundamental do psicopedagogo potencializá-la e atender as necessidades individuais, no decorrer do processo.
O trabalho psicopedagógico pode adquirir caráter preventivo, clínico, terapêutico ou de treinamento, o que amplia sua área de atuação, seja ela escolar – orientando professores, realizando diagnósticos, facilitando o processo de aprendizagem, trabalhando as diversas relações humanas que existem nesse espaço; empresarial – realizando trabalhos de treinamento de pessoal e melhorando as relações interpessoais na empresa; clínica – esclarecendo e atenuando problemas; ou hospitalar – atuando junto à equipe multidisciplinar no pós-operatório de cirurgias ou tratamentos que afetem a aprendizagem.
É importante salientar que a Psicopedagogia é uma área que vem para somar, trabalhando em parceria com os diversos profissionais que atuam em sua área de abrangência. O termo Psicopedagogia é de difícil definição; há múltiplas concepções, aqui destacamos as mais relevantes.
Para Kinguel (1991), na fronteira entre os campos do saber psicológico e pedagógico nasce a Psicopedagogia. O autor corrobora que a Psicopedagogia, além de distinguir-se de ambos os saberes, não pode ser compreendida como um simples amálgama da Pedagogia e da Psicologia, visto que outros campos compõem sua interdisciplinaridade, como a Sociologia, Epistemologia, Linguística e a Antropologia.
Para Bossa (2000), o léxico psicopedagogia pode ser usado em três acepções:
como uma prática; como um campo de investigação do ato de aprendizado; e por fim, como saber científico.
No que tange à psicopedagogia como prática, Bossa explica que, para alguns, é uma prática de abordagem empírica – obviamente ancorada num arcabouço teórico –, mas que propicia às pessoas uma mudança em sua práxis. Daí a dimensão prática. A conotação da Psicopedagogia como campo de investigação do ato de aprendizagem está profundamente associada aos distúrbios da aprendizagem.
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Qual a importância da Psicopedagogia para a saúde?
Entenda a Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdade Laboro Você já ouviu falar sobre a Psicopedagogia? Conhece algum Psicopedagogo? Sabe onde este profissional atua? Tem interesse nessa área? A Laboro ajuda você a entender sobre esse campo de estudo.
- A psicopedagogia é uma área de conhecimento que atua nos campos Educacional e da Saúde.
- Seu foco está no processo de aprendizagem do indivíduo e leva em consideração, para isso, a família, a escola e o contexto sócio-histórico no qual encontra-se inserido.
- Este profissional contribui para manter o estado psicológico saudável do paciente.
Permite assim, a construção de saberes ao ponto de transformar informações em conhecimento adquirido. Promove, em grupo ou individualmente, o crescimento intelectual do sujeito, seja criança, adolescente, adulto ou idoso, com a intenção de aprimorar o seu desempenho COGNITIVO.
- Faz parte da atuação do psicopedagogo desenvolver ações para gerar mudanças comportamentais no paciente que facilite a compreensão de conceitos e situações.
- Assim, este profissional atende aquele que APRENDE, independente da fase em que se encontra.
- Entre suas competências estão a capacidade de planejar, intervir e avaliar o processo de aprendizagem, nos variados contextos, utilizando métodos e técnicas próprios e que tenham por finalidade gerar conhecimento em sua área.
Como o objeto de estudo do psicopedagogo é o desempenho cognitivo intelectual do sujeito é ele quem identifica e intervém nas falhas do seu comportamento por causas genéticas ou doenças pré-instaladas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
- Além de psicoses e suas causas no desempenho intelectual, afetivo ou adquiridas, como por exemplo, traumatismo, doenças degenerativas, entre outras.
- Existem duas formas de atuação na Psicopedagogia: a Clínica e a Institucional.
- O Psicopedagogo Clínico atende individualmente.
- Sua função é estimular o sujeito a melhorar seu desempenho cognitivo, por meio de exercícios intelectivos.
Caso necessário, durante o atendimento clínico o psicopedagogo poderá envolver, além do estudante, a família e seus professores. Ao trabalhar com o processo de aprendizagem do sujeito o profissional investiga as causas e busca soluções para esses problemas.
Neste aspecto, destaca-se que a avaliação psicopedagógica pode não ser suficiente necessitando do apoio de um neuropsicólogo. O psicopedagogo clínico contribui com análise do sistema em escola, instituições de ensino ou de reabilitação e histórica educacional, além de aplicação de alguns testes psicopedagógicos.
O Psicopedagogo Institucional, por sua vez, trabalha com um grupo de pessoas, seja em instituições de ensino, empresas ou hospitais. Dependendo do local de trabalho, sua função é avaliar o comportamento de alunos, pacientes ou funcionários, identificar os fatores que interferem na aprendizagem ou desempenho dessas pessoas e oferecer soluções para a melhora nesse campo.
- Promove atividades de ampliação do desempenho cognitivo, podendo atendê-los tanto em grupo como individualmente.
- Nas escolas, instituições ou empresas ele deverá observar, identificar problemas que envolvam aprendizados e propor soluções institucionais para ampliar as possibilidades de aprendizagens.
Além disso, alunos e professores da Laboro contam com o Núcleo de Apoio e Acompanhamento Pedagógico e Psicopedagógico (NAAPP). Ele garante o atendimento individual a alunos, acompanhamento pedagógico das atividades letivas, orientação ao discente e ao docente no que precisarem de assessoria didático-pedagógica às diversas atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos.
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Quais são os campos de atuação do psicopedagogo?
Resgate histórico da Psicopedagogia – A Psicopedagogia como campo de conhecimento possui uma história própria que deve ser perscrutada com o objetivo de propiciar um melhor conhecimento de seu campo de atuação e as nuances de sua constituição epistemológica como ciência.
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