Artigo Na Norma Da Abnt? - [Assessoria jurídica]

Artigo Na Norma Da Abnt?

Artigo Na Norma Da Abnt
Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter. Lembrando que há universidades que têm exigências específicas e, neste caso, o aluno deve se informar a respeito delas.
Ver resposta completa

Quais são os principais itens das regras da ABNT?

Formatação ABNT – A formatação é um dos principais itens das regras da ABNT. Para essa tarefa, devem ser considerados aspectos como fonte, margem, estrutura dos tópicos e espaçamento entre as frases. Normalmente, todas as normas são exigidas para monografias e TCCs. Também faz parte da formatação a ordem do conteúdo do trabalho, como os (já vistos) elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Ver resposta completa

Quais são as regras de citação na ABNT?

6. Entenda as regras de citação na ABNT: citação direta ou indireta? – Ao mencionar uma informação gerada por outra fonte, deve-se atribuir os devidos créditos ao autor da informação. Esse procedimento é chamado de citação. As citações podem ser ser:

Diretas: quando o texto original é transcrito. Se tiver até três linhas, a citação pode ser transcrita com o uso de aspas no mesmo formato. Caso tenha mais de três linhas, deve ser feita em um recuo de 4 cm em relação ao texto e sem as aspas Indiretas: quando a ideia central da fonte é apresentada no texto sem que seja transcrita. Os créditos devem ser concedidos ao autor normalmente.

You might be interested:  Artigo Cientifico Sobre O Paladar?

Ver resposta completa

O que são as normas da ABNT?

NBR 15287 – Projeto de pesquisa – A NBR 15287 apresenta os princípios para elaboração e apresentação de projetos de pesquisas, É importante dizer que as normas da ABNT são recomendações normativas. Isso significa que há espaço para personalizações e especificações. O que é bastante comum nas instituições de ensino que, por exemplo, estabelecem suas próprias regras aos trabalhos acadêmicos.
Ver resposta completa

O que é a ABNT e para que serve?

Principais dúvidas sobre as normas da ABNT – O que é ABNT? A ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável por cuidar das diferentes normatizações do país. Ou seja, a ABNT estuda e propõe formas de sistematizar processos acadêmicos, tecnológicos, industriais e de produção de serviços.

Por que usar as regras da ABNT é importante? As regras da ABNT servem para manter um padrão na estrutura e na apresentação dos trabalhos. Sendo assim, um trabalho da região Sul, por exemplo, pode ser compreendido em qualquer outra região do Brasil e do mundo. Ou seja, a padronização das regras da ABNT evita que cada autor ou autora produza o trabalho conforme às suas preferências, o que dificultaria muito a troca de conhecimentos e de experiências e, como resultado, seria uma barreira para o avanço científico e tecnológico do país.

Quais são as principais normas da ABNT para a produção acadêmica? As principais normas da ABNT para a produção acadêmica são: NBR 14724, sobre trabalho acadêmico; NBR 10520, sobre citações; NBR 6022, sobre artigos científicos impressos; NBR 6023, sobre referência; NBR 6027, sobre sumário; NBR 6028, sobre resumo; NBR 6024, sobre numeração progressiva das seções; NBR 6034, sobre índice e NBR 15287 sobre projeto de pesquisa.

  • Por que a ABNT foi criada? O surgimento da ABNT, em 1940, veio da necessidade de estudar e de padronizar o uso do concreto armado.
  • É comum que as pessoas relacionem a ABNT apenas às normas textuais e acadêmicas.
  • Mas a história não é bem assim.
  • Na época, a indústria do concreto armado estava em plena expansão e precisava de diretrizes técnicas para sustentar sua reprodução em larga escala.
You might be interested:  Perturbação Do Sossego Alheio Artigo?

Depois que a ABNT criou as normas para esse mercado, foram expandindo para outras áreas da indústria. Criaram normas para indústrias de álcool e açúcar e de elementos de máquinas, códigos de instalações hidráulicas e materiais ferroviários. A partir de 1950 a ABNT passou a atuar na avaliação de conformidade também, através de programas de certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.

  • A ABNT é um órgão público? Não, a ABNT é uma entidade privada e sem fins lucrativos.
  • O que significa a sigla ABNT? A sigla ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas.
  • Como fazer citação pelas normas da ABNT? Existem três tipos de citações : a citação direta, a citação indireta e a citação de citação.

A citação indireta é utilizada quando quem está escrevendo o texto incorpora ideias do texto original, mas as apresenta com as suas próprias palavras, A citação direta, por outro lado, é quando quem está escrevendo o texto usa literalmente o texto original, nos exatos termos do autor da fonte de pesquisa.

A citação de citação é, de forma geral, quando se insere no texto a citação de um autor que foi encontrada no livro de outro autor. É importante frisar que o ideal é sempre consultar a obra original, especialmente porque garante a credibilidade da fonte de pesquisa. Como citar leis pelas normas da ABNT? BRASIL.

Lei nº XX.XXX, de dia de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do Diário Oficial. Exemplo: BRASIL, Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995. Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho e dá outras providências.

  • Diário Oficial da União, Brasília, DF, v.01, n.55, 1995.
  • Qual fonte usar pelas regras da ABNT? As fontes recomendadas pela ABNT são Arial e Times New Roman.
  • Contudo, fique atento, não é possível utilizar as duas fontes em um mesmo trabalho.
  • Você deve optar por uma das duas fontes no começo do trabalho e seguir com ela até o final.
You might be interested:  Artigo De Opinião Sobre Lgbt?

Onde colocar os anexos de trabalhos acadêmicos pelas normas da ABNT? Os anexos são elementos pós-textuais. Isso significa que eles ficam localizados após os elementos textuais, depois da lista de referências bibliográficas, Onde começa a numeração das páginas pelas regras da ABNT? As folhas do trabalho devem ser contadas, de forma sequencial, a partir da folha de rosto que é a folha de número 1. Doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bacharela e mestra em Direito e pesquisadora desde o primeiro semestre da faculdade.
Ver resposta completa