Artigo Ludicidade Como Instrumento Pedagógico? - CLT Livre

Artigo Ludicidade Como Instrumento Pedagógico?

RESUMO – O presente artigo busca refletir sobre a importância da ludicidade, pensando a importância dessa poderosa ferramenta para o trabalho pedagógico e que poderá ser utilizada em sala de aula como instrumento auxiliador no processo de ensino-aprendizagem.

O resultando desse processo pode ser a garantia de um aprendizado de qualidade. Os jogos e as brincadeiras são considerados importantes na educação infantil, por favorecer a interação social e especifica, garantindo o intercâmbio e a construção do conhecimento, corroborando com a autoestima e incentivando a observação do mundo que o cerca com um olhar diferenciado.

Assim, os jogos como atividades de aprendizagem lúdicas se tornam um elemento prazeroso neste processo. No entanto é preciso haver equilíbrio e constante reflexão sobre o papel da ludicidade, não como uma brincadeira, mas como uma brincadeira que possui um teor educativo: o desafio de desenvolver no educando a curiosidade, o raciocínio lógico, o manuseio de materiais pedagógicos, ou seja, usar o lúdico como ferramenta capaz de transformar o ambiente escolar em um lugar prazeroso e único na vida da criança.
Ver resposta completa
A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL O artigo foi realizado visando apresentar a ludicidade como instrumento pedagógico de ensino na educação infantil, uma vez que através das atividades lúdicas, a criança constrói conhecimentos, estabelece vínculos por meio da socialização, propiciando um desenvolvimento integral.

  1. De acordo com Dallabona e Mendes (2004), o lúdico é uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca.
  2. É por meio das atividades lúdicas que acontece os estímulos, a curiosidade, a autoconfiança, e proporciona o desenvolvimento da linguagem e da construção do pensamento.
You might be interested:  Qual O Artigo De Furto?

As brincadeiras são atividades importantes, e indispensáveis para a saúde física, emocional e intelectual na vida da criança. Brincar é atividade lúdica de direito da criança ligado ao período da infância, ela é importante não só no seu desenvolvimento, mas também contribui no intuito de interagir e intervir em seu meio social prazerosamente, significativa e contextualizada.

O brincar, o brinquedo e o jogo são o meio que a criança desde muito cedo se desenvolve na sua totalidade, brincando a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e adquire novas habilidades. É na ludicidade que acontece os estímulos, a curiosidade, a autoconfiança, e proporciona o desenvolvimento da linguagem e da construção do pensamento.

As brincadeiras são atividades importantes, e indispensáveis para a saúde física, emocional e intelectual na vida da criança. Essas ações contribuem no futuro, para eficiência e equilíbrio do adulto. Além das brincadeiras lúdicas, o jogo é ferramenta essencial no desenvolvimento do brincar.

É por meio do jogo, do brinquedo e da brincadeira que a criança cresce e se desenvolve, conhece e constrói seu conhecimento de mundo a sua volta, a influência das brincadeiras lúdicas e jogos são importantes recursos pedagógicos que geram interesse satisfatório na criança, com atividades interessantes e divertidas que prendem a atenção, sendo o brinquedo um recurso essencial no potencial criativo, cognitivo, sociomotoras da criança.

Para os pesquisadores as atividades lúdicas não é algo trivial, sem valor, elas proporcionam o desenvolvimento cognitivo das crianças. Piaget afirma que a criança é um agente ativo em seu próprio desenvolvimento, construindo e adaptando-se ao ambiente e modificando, seus esquemas básicos.

  • Segundo Vygotsky, a simbolização por meio de jogos funciona como condições da criança assumir papéis de interpretações das ações que o adulto realiza no cotidiano, a criança simboliza por meio das brincadeiras e experimentação, que o brincar possibilita a ela realizar desejos que não seria possível pela sua condição de criança, permitindo-a acomodar os conflitos e frustrações da vida real.
  • O autor relaciona a cultura e o uso das ferramentas lúdicas ao desenvolvimento como parte essencial na construção da inteligência humana.
  • Para Wallon, as ações dos jogos são importantes para o progresso mental e a promoção de aprendizagem no ato das brincadeiras.
  • Nos parâmetros curriculares brasileiros, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil, ampara as práticas pedagógicas da educação infantil que devem ser orientadas por dois eixos: a interação e as brincadeiras.
  • A educação infantil é à base do desenvolvimento integral e das habilidades especifica da criança, por isso é primordial que o lúdico esteja inserido como uma das práticas pedagógicas de ensino, uma vez que ele é significativo para que ela possa conhecer, compreender e construir seus sentimentos e conhecimentos a partir desse processo de ensino.
You might be interested:  Alegações Finais Novo Cpc Artigo?

O ludicidade proporciona um desenvolvimento saudável e harmonioso, sendo uma tendência instintiva da criança. Ao brincar, a criança aumenta a independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, valoriza a cultura popular, desenvolve habilidades motoras, diminui a agressividade, exercita a imaginação e a criatividade, aprimora a inteligência emocional, aumenta a integração, promovendo, assim, o desenvolvimento, o crescimento mental e a adaptação social.
Ver resposta completa

Qual é o uso pedagógico do lúdico?

Por isso, para percebermos o uso pedagógico do lúdico será feito um breve resgate sobre o brincar ontem e hoje, com a proposta de discutir seu uso como ferramenta facilitadora de aprendizagem do processo de aquisição da leitura e da escrita.
Ver resposta completa

Qual a importância do lúdico para o ensino-aprendizagem?

A esse respeito, o Professor do Pré I destaca que o lúdico (jogos e brincadeiras) é fundamental para complementar o processo de ensino-aprendizagem, sendo algo já integrante ao mundo infantil. Devendo assim, não ser visto como uma simples diversão, mas como um instrumento importante na construção do conhecimento.
Ver resposta completa

Qual a importância do lúdico na educação infantil?

A proposta do lúdico no campo da educação infantil vem promover uma alfabetização significativa, incorporando na vida da criança conhecimento através das características do conhecimento do mundo. Assim afirma (FANTACHOLI, 2011, p.5),
Ver resposta completa

Qual a importância da formação lúdica?

Ou seja, a formação lúdica possibilita ao educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades, desbloquear resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto 10,11.
Ver resposta completa