Artigo Dislexia Dificuldade De Aprendizagem?
O autor introduz a dislexia, definindo-a como dificuldade de aprendizagem específica, diferenciando-a, consequentemente, de uma dificuldade de aprendizagem global, partindo da noção que tal dificuldade invulgar revela uma discrepância do potencial intelectual, e não uma incapacidade, devendo ser definida com base num quociente intelectual, igual ou superior a 80, excluindo-a claramente, de qualquer categorização taxonômica do domínio da deficiência ou das dificuldades desenvolvimentais e
Ver resposta completa
O autor introduz a dislexia, definindo-a como dificuldade de aprendizagem específica, diferenciando-a, consequentemente, de uma dificuldade de aprendizagem global, partindo da noção que tal dificuldade invulgar revela uma discrepância do potencial intelectual, e não uma incapacidade, devendo ser definida com base num quociente intelectual, igual ou superior a 80, excluindo-a claramente, de qualquer categorização taxonômica do domínio da deficiência ou das dificuldades desenvolvimentais e intelectuais.
Ver resposta completa
Contents
Quais são as dificuldades da disléxia?
2.1 IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES FÍSICOS E INTELECTUAIS – Os sinais da Dislexia podem surgir em maior ou menor amplitude dependendo de vários fatores como a idade, estimulação, etc. E podem também se agravar durante o processo de crescimento da criança.
Alguns desses sinais segundo o autor são: histórico familiar; falta de atenção e memória; atraso na aquisição da fala e da linguagem; dificuldade de nomear objetos; imaturidade, timidez exagerada; alterações de humor; atraso ou falta de coordenação fina (desenhar, escrever, etc); dificuldade na alfabetização e na aprendizagem de matemática; dificuldade na passagem da escrita e da linguagem falada; incapacidade de aprender a lembrar de palavras visionadas; escrita em reflexo (como espelho); dificuldade em soletrar; falta de prazer na leitura; movimento errático dos olhos na leitura; confusão entre vogais ou substituição de consoante (MARSILI, 2010, p.15).
Ao solicitar para uma criança portadora de dislexia para que faça um texto, pequeno que seja visivelmente se observa a dificuldade de sua organização de pensamento para realizar a atividade. Trocam-se muito as letras, a escrita na maioria das vezes é ilegível, por problemas decorrentes também da dificuldade da coordenação motora.
Selikowitz (2001, p.50) apud Moura (2013, p.15) citam que são muitos os sinais que identificam a dislexia. Crianças disléxicas têm dificuldades em identificar fonemas e reclamam que ler é muito difícil, tem dificuldades em soletrar, em ler em voz alta e memorizar palavras, elas também confundem palavras.
Suas habilidades aritméticas são afetadas, ela parece confusa quando lhe pedem para fazer cálculos que se espera de uma criança de seu nível de escolaridade. A criança tem grande dificuldade para aprender o significado das operações aritméticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão.
Ver resposta completa
Quais são as dificuldades das crianças disléxicas?
2.1 IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES FÍSICOS E INTELECTUAIS – Os sinais da Dislexia podem surgir em maior ou menor amplitude dependendo de vários fatores como a idade, estimulação, etc. E podem também se agravar durante o processo de crescimento da criança.
Alguns desses sinais segundo o autor são: histórico familiar; falta de atenção e memória; atraso na aquisição da fala e da linguagem; dificuldade de nomear objetos; imaturidade, timidez exagerada; alterações de humor; atraso ou falta de coordenação fina (desenhar, escrever, etc); dificuldade na alfabetização e na aprendizagem de matemática; dificuldade na passagem da escrita e da linguagem falada; incapacidade de aprender a lembrar de palavras visionadas; escrita em reflexo (como espelho); dificuldade em soletrar; falta de prazer na leitura; movimento errático dos olhos na leitura; confusão entre vogais ou substituição de consoante (MARSILI, 2010, p.15).
Ao solicitar para uma criança portadora de dislexia para que faça um texto, pequeno que seja visivelmente se observa a dificuldade de sua organização de pensamento para realizar a atividade. Trocam-se muito as letras, a escrita na maioria das vezes é ilegível, por problemas decorrentes também da dificuldade da coordenação motora.
- Selikowitz (2001, p.50) apud Moura (2013, p.15) citam que são muitos os sinais que identificam a dislexia.
- Crianças disléxicas têm dificuldades em identificar fonemas e reclamam que ler é muito difícil, tem dificuldades em soletrar, em ler em voz alta e memorizar palavras, elas também confundem palavras.
Suas habilidades aritméticas são afetadas, ela parece confusa quando lhe pedem para fazer cálculos que se espera de uma criança de seu nível de escolaridade. A criança tem grande dificuldade para aprender o significado das operações aritméticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão.
Ver resposta completa
Por que as crianças com dislexia têm dificuldade na leitura?
Muitas crianças com dislexia conseguem adquirir habilidade suficiente para codificar e decodificar palavras e textos. Entretanto, não é incomum que apresentem dificuldade na compreensão da leitura, problema esse que normalmente é atribuído à lentidão e a pouca precisão na leitura de palavras.
Ver resposta completa
Qual o papel da escola na aprendizagem da criança disléxica?
Portanto, é necessário refletir sobre o papel que a escola vem exercendo no intuito de desenvolver a aprendizagem da criança disléxica, uma vez que é dever da escola e direito do aluno receber educação e de qualidade.
Ver resposta completa