Artigo De Estudo De Caso? - CLT Livre

Artigo De Estudo De Caso?

Artigo De Estudo De Caso
O que é um Estudo de Caso? – Estudo de caso é uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno atual em seu contexto real e as variáveis que o influenciam. Trata-se de um estudo intensivo e sistemático sobre uma instituição, comunidade ou indivíduo que permite examinar fenômenos complexos.

Também chamado de caso de estudo, essa estratégia de pesquisa é utilizada principalmente nas áreas das ciências humanas e da saúde. Estudos de caso podem ser descritos na forma de artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. O objetivo de um estudo de caso é produzir conhecimento a respeito de um fenômeno,

Esse conhecimento pode ser usado como referência teórica para a compreensão de situações similares. Para isso, é feito uma análise generalizante, porém é preciso sempre considerar as particularidades de cada caso. É comum que os resultados obtidos em estudos de caso sejam cruzados com teorias e dados obtidos por outros métodos, reforçando sua fundamentação e conferindo credibilidade ao trabalho acadêmico.
Ver resposta completa

O que é estudo de caso?

O Estudo de Caso caracteriza-se como o estudo profundo de um objeto, de maneira a permitir amplo e detalhado conhecimento sobre o mesmo, o que seria praticamente impossível através de outros métodos de investigação, afirmam Goode e Hatt (1973).
Ver resposta completa

Quais são as limitações do estudo de caso?

Algumas limitações do estudo de caso são: Exigem muito tempo de pesquisa e dedicação. O investigador do estudo de caso deve levar em conta a confidencialidade dos dados, as limitações entre o público e o privado, preservando o anonimato dos envolvidos.
Ver resposta completa

O que é um estudo de caso simples?

Perguntas frequentes – A metodologia de estudo de caso é aquela que utiliza métodos qualitativos de coleta de informações para produzir um trabalho profundo e amplo sobre uma situação específica. Diversos instrumentos podem ser utilizados para fazer o seu estudo de caso como entrevistas, formulários e ainda por meio de fazer os estudos, seja isso por e commerce, definindo o mercado de trabalho e a contribuição que essas situações podem ser feitas ao longo de todo esse processo.

Os estudos de caso devem ter uma introdução (problema do estudo, os objetivos, o contexto), os trabalhos relacionados, o design do estudo, os resultados e as referências. Isso vai variar um pouco em função de onde será apresentado o caso, se em um trabalho acadêmico (TCC, dissertação ou tese) ou em um artigo científico.

Estudo de Caso – Metodologia Estudo de Caso em 4 Etapas

Por causa de sua flexibilidade e por oferecerem uma visão abrangente de um assunto, além da possibilidade de contextualização do caso apresentado. O estudo de caso também apresenta vantagens para as empresas que querem saber mais sobre sua base de cliente, como seu produto está sendo recebido pelos clientes e como pode melhorar seus serviços.

  • Dessa maneira é importante saber o momento de utilizar o seu estudo de caso e como a área médica funciona como uma leitura e que pode facilitar.
  • Em uma empresa, o principal objetivo é apresentar um caso que tenha sido considerado um sucesso.
  • Tendo escolhido o caso, deve-se fazer o relato detalhado da experiência, que pode ser um resultado ligado a um produto ou a um serviço.
You might be interested:  Justificativa De Um Artigo Academico?

Embora esse relato vá apresentar uma história de sucesso, é importante incluir os aspectos negativos também, conhecer a empresa que você está fazendo pode ser um diferencial e que pode facilitar esse processo, pode utilizar como uma ferramenta para tomada de decisão em situações complicadas.

  • Não existe uma metodologia específica para este ou aquele ano.
  • Por isso, o mais importante é você seguir um passo a passo que esteja de acordo com o trabalho que você vai fazer e com a sua área de atuação, o arquétipo básico desse tipo de trabalho, consiste em uma introdução, um desenvolvimento e a conclusão com os resultados alcançados.

Os estudos de casos precisam ser focados em uma área especifica e que podem facilitar esse momento. Os estudos de caso em artigos serão feitos da mesma maneira e terão os mesmos elementos que os caracterizam, como contextualização, trabalhos relacionados, design etc.

A diferença é que a pesquisa deverá ser adaptada ao formato de artigo, adaptando-se às diretrizes do periódico a que será submetida, é preciso saber quais essas regras e que podem te auxiliar. Para um estudo de caso ABNT não há uma norma específica. Logo, o que você deve refletir é: em que tipo de trabalho seu estudo de caso se encaixa? Se for um artigo, siga a norma ABNT para artigo, juntamente com as orientações do periódico.

Se for um trabalho acadêmico, siga a norma ABNT para trabalhos acadêmicos, juntamente com as orientações da sua instituição. Entretanto, as normas gerais se aplicam, como a de fonte Arial ou Times New Roman, texto justificado, parágrafo de 1,25 cm e outras.

  • Para fazer o relatório de um caso é necessário inserir algumas informações, como por exemplo a descrição do trabalho, explicando qual foi o objeto de pesquisa e quais eram as expectativas ante a pesquisa.
  • Após realize um resumo das conclusões, relacionando com as evidências encontradas, descrevendo ainda, as limitações encontradas.

Por fim, os impactos que os resultados podem gerar e trabalhos futuros, se houver. Tudo começa com a escolha do objeto de estudo, depois a definição do problema, e as perguntas que pretende responder com a pesquisa. Iniciada a pesquisa, coletar todos os dados pertinentes, com a coleta feita, deverá ocorrer a seleção do que irá para o estudo ou não, após a compreensão dos dados deve-se montar o estudo de caso elaborando uma introdução, o desenvolvimento do texto e a conclusão.

  • O estudo de caso único, como o próprio nome já reflete, é um método que estuda apenas um único fenômeno, para tanto investiga uma unidade, ou seja, uma comunidade.
  • Ao focar a pesquisa em uma comunidade é possível extrair mais informações aprofundadas, recebendo resultados extensos e complexos.
  • Os estudos de caso nada mais são do que a imersão do pesquisador no objeto de estudo dele.
You might be interested:  O Que É Doi Artigo?

A pesquisa é profunda e extensa justamente por isso que o aluno só deverá ter o foco em um objeto ou poucos, o intuito de realizar os estudos de caso é ter informações detalhadas sobre o assunto. Um exemplo de estudo é aquele em que a empresa realiza antes de implementar sua base em algum local, para saber qual estratégia e produto deverá direcionar para aquela região.

Dentro da área de Serviço Social ou quaisquer outras áreas são cobradas atividades acadêmicas, dentre elas os estudos de caso são bastante comuns. O que varia de uma área para a outra é conteúdo dos estudos. No caso de Serviço Social os estudos têm por intuito conhecer a realidade social do objeto estudado, por exemplo, adolescentes periféricas e a gravidez na adolescência, prova social de vida como forma de segregar o deficiente e outros.

Da mesma forma que em quaisquer outras áreas, deve-se primeiro decidir qual tema será abordado, depois iniciar a leitura e pesquisa, verificar qual será o método científico a ser utilizado e dar início aos estudos de caso. No geral, um estudo de caso na educação é feito em uma escola ou em um ambiente de treinamento e que é focado nos treinamentos dos processos de aprendizado dos contextos, abordagem dos diferentes exemplos de estudo de caso prontos.

  • O objetivo do estudo de caso é entender as diferentes abordagens que são feitas nesse ambiente de aprendizado, quais os resultados que eles podem trazer para os estudantes e para a sociedade ao redor do ambiente de estudo.
  • Dessa forma o modelo de estudo de caso pode resultar em uma pesquisa de estudo de caso que se torna um artigo de estudo de caso em uma revista.

No geral as perguntas de um estudo de caso são feitas de acordo com as necessidades da pesquisa, de acordo com os problemas que são levantados ao longo da pesquisa, quais as hipóteses e como esses detalhes e dúvidas podem resultar em variáveis da pesquisa e fazer o uso dessas questões para fazer referência de diferentes pesquisas.

Esse assunto de perguntas é saber os exemplos que podem ser trazidos para atender um bom tema para seu estudo de caso como estratégia de marketing e que podem auxiliar na pesquisa como um todo. Uma monografia é um trabalho extenso sobre um único tema, no geral é feito na conclusão de um curso de graduação ou especialização.

O estudo de caso pode ser interessante na monografia, por se tratar de um tema para pesquisas e como ferramenta de pesquisas. O estudo de caso é feito sobre uma única empresa por isso pode ser um empreendimento interessante para fazer sobre o seu trabalho acadêmico.
Ver resposta completa

You might be interested:  Declaração De Imposto De Renda O Que Precisa?

Quais são os objetivos do estudo de caso?

Características e objetivos do estudo de caso para estratégias de marketing – O estudo de caso busca coletar informações, para através da análise de dados coletados entender o fenômeno, bem como tecer teorias que o explique. Fonte: unsplash.com Já compreendemos que o estudo de caso é uma pesquisa que busca entender o objeto de estudo de forma extensa e exaustiva, buscando entender o “como” e o “por quê” dos fenômenos na vida real.

Vale lembrar que o estudo de caso não deve ser confundido com o estudo de campo, esse tipo de estudo deve ser considerado para alcançar o objetivo de estudar a interação social de determinados indivíduos na comunidade determinada, chegando a conclusão dos aspectos através de uma observação in loco do pesquisador.

Todavia, vale mencionar que há pontos de semelhanças entre o estudo de campo e os estudos de caso, o ponto em que ambas precisam de uma contextualização dos dados obtidos para que haja uma interpretação sobre eles. Doravante, é possível também uma combinação dos dois métodos, vez que eles não são excludentes.

  1. Dito isto, vamos entender um pouco melhor sobre os objetivos e características do estudo de caso para uma melhor compreensão sobre o tema.
  2. Nesse passo, como um dos objetivos principais e primordiais do estudo de caso, podemos definir que é a necessidade do autor de entender um evento, bem como de encontrar teorias que explique para a comunidade acadêmica aquele objeto de estudo.

Nessa ótica, através do estudo de caso o autor busca compreender o fenômeno através dos conteúdos coletados, realizando após uma análise de dados, para que com essa coleta de dados contextualizada, ele possa interpretar os mesmo, e só então após a compreensão, desenvolver as teorias e emitir um parecer ao público-alvo.

  1. A observação é o ponto principal de um estudo de caso, visualizar os fatores e fenômenos é etapa importante da construção;
  2. Coletar os dados pode ser realizado através de vários meios;
  3. Uma pesquisa extensa e complexa do objeto de estudo é realizada;
  4. O grande objetivo é entender o “como” e “por quê” do fenômeno;
  5. A estratégia utilizada é definir de antemão as variáveis que podem acontecer nos casos;
  6. O contexto atual é o mais utilizado como conteúdo para o estudo de caso.

Nesse passo, para contextualizar os assuntos tratados acima, bem como para mostrar as características na prática, pensemos a seguinte situação de um estudo de caso nos negócios. Por exemplo, se uma empresa for abrir uma unidade em determinado local, para saber se vale a pena o investimento, ela coleta dados sobre se naquela localidade ela encontrará clientes que consomem seus produtos, se há viabilidade técnica de funcionamento na localidade.
Ver resposta completa