Artigo De Divulgação Cientifica Portugues? - 2024, CLT Livre

Artigo De Divulgação Cientifica Portugues?

Artigo De Divulgação Cientifica Portugues

O que são artigos de divulgação científica?

O que é um artigo científico popular? – Artigos de divulgação científica são textos informativos escritos em revistas científicas e são baseados em pesquisas científicas ou em hipóteses que partem da ciência. A disseminação científica exige que grande parte da complexidade das teorias científicas seja eliminada para que o público em geral possa entendê-las.
Ver resposta completa

O que é um texto de divulgação científica?

Texto de Divulgação Científica Márcia Fernandes Professora licenciada em Letras O texto de divulgação científica é um tipo de texto expositivo e argumentativo mais elaborado. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema.
Ver resposta completa

O que é um artigo de divulgação?

Qual é o objetivo / objetivo de um artigo de divulgação? –

  1. O objetivo principal de um artigo de divulgação é divulgar pesquisas tecnológicas, científicas ou acadêmicas, de maneira compreensível para o público em geral, e cuja estrutura seja curta e próxima do leitor.
  2. Há até artigos populares voltados para crianças e adolescentes, o que indica que a linguagem utilizada deve ser ainda mais próxima e que facilita o entendimento.
  3. Os artigos de divulgação justamente buscam levar a informação dos estudos científicos do mundo aos leitores, para que eles possam relacionar os avanços da ciência com sua vida.

O que se procura é que os leitores possam conhecer e compreender as implicações dessas investigações tanto em seu contexto pessoal quanto no ambiente social que os cerca. Desta forma, eles estarão mais dispostos a considerá-los de maior importância.
Ver resposta completa

You might be interested:  Resumo Direito Penal Escrevente Tj Sp?

Quais são os suportes mais utilizados para a divulgação de textos científicos?

Características do texto de divulgação científica –

  • Os textos de divulgação científica apresentam linguagem clara, objetiva e impessoal, geralmente com verbos na terceira pessoa, e de acordo com as normas da língua.
  • Por esse motivo, são evitadas as expressões populares, a linguagem coloquial, gírias e figuras de linguagem como a redundância e a ambiguidade.
  • É notória a presença de termos técnicos da área, essenciais na linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.
  • Eles são escritos por pesquisadores e especialistas no assunto, dedicados ao ramo da ciência por meio de métodos científicos.
  • Esses textos possuem uma função muito importante para o desenvolvimento da sociedade, porque eles divulgam conhecimentos baseados em experimentos e estudos de caso de forma acessível às pessoas.
  • Os suportes mais utilizados para a divulgação dos textos de divulgação científica são as revistas e jornais científicos, livros, plataformas de divulgação científica, televisão, internet.

Ver resposta completa