Artigo Cientifico Sobre Manutenção Preventiva? - CLT Livre

Artigo Cientifico Sobre Manutenção Preventiva?

Artigo Cientifico Sobre Manutenção Preventiva

O que é manutenção preventiva?

2.2.2 MANUTENÇÃO PREVENTIVA – A manutenção preventiva, tem a missão de fazer com que a falha no equipamento não ocorra. Ela é realizada nos equipamentos em boas condições, isto é, nos que ainda não aconteceu a falha. Nesse modo, pode ocorrer duas situações diferentes, sendo a primeira ao desativar o equipamento antes do tempo necessário para fazer a manutenção e a segunda situação seria a falha do equipamento, por um cálculo do período do tempo de reparo de forma errada (TROJAN et al., 2013).
Ver resposta completa

Qual a importância da manutenção preditiva?

2.2.3 MANUTENÇÃO PREDITIVA – Na manutenção preditiva o campo de atuação tem uma grande ampliação, sendo que em determinado equipamento ou instalação é possível anexar pelo menos um conceito de aplicação, as mais usuais e conhecidas são a análise de vibração, ferrografia, termografia, ultrassom e análise de pressões (LIMA; ARANTES,2008).

  1. Manutenção preditiva é a realização de algumas atividades de acompanhamento das variáveis ou parâmetros que informam o desempenho dos equipamentos, de modo sistemático, objetivando definir a necessidade ou não de intervenção (OTANI; MACHADO, 2008).
  2. Para Arato Junior.
  3. 2004), tem como característica básica o monitoramento de parâmetros que caracterizam o estado de funcionamento dos equipamentos, os métodos empregados envolvem técnicas e procedimentos de medida, acompanhamento e análise desses parâmetros.

A Manutenção Preditiva também é denominada como Manutenção Preventiva baseada na condição.
Ver resposta completa

Qual a importância da manutenção?

A Importância da manutenção industrial e seus indicadores – No contexto geral a indústria nos dias de hoje tem como grande desafio manter-se estável no mercado garantindo alta performance competitiva,
Ver resposta completa

O que é manutenção na indústria?

1. INTRODUÇÃO – A visão que se tem da manutenção é fazer a reparação de itens que estão danificados, por esse ponto de vista limitado, as atividades mantenedoras estariam restritas a tarefas de ações para reparo. Porém, numa forma mais ampla e recente o objetivo da manutenção é manter o instrumento funcionando de acordo com as condições do projeto, ou restaurá-lo para tais condições, observando as necessidades físicas necessárias para um bom desenvolvimento da produção.

  1. Evidentemente, este conceito permite ter uma visão holística, fazendo a inclusão de uma abordagem proativa, tendo início desde os serviços rotineiros e inspeções periódicas até a reposição preventiva e monitoramento das condições (PASCHOAL, 2009).
  2. Maquinas ou equipamentos sejam eles de qualquer modelo estão sujeitos à degradação, que é consequência do seu funcionamento e de seu desgaste no decorrer do tempo.
You might be interested:  Crescimento E Desenvolvimento Humano Artigo?

Sendo assim, faz se necessário que eles sejam mantidos em boas condições de uso para o bom alcance de eficiência e produtividade (ANDRADE, 2012). A manutenção define-se em um conjunto de atividades que tem o objetivo de reestabelecer ou conservar um determinado bem em seu estado natural de especificação mantendo-o em perfeito estado de conservação e funcionamento como: equipamentos, acessórios e tudo o que faz ligação aos setores de uma indústria (OLIVEIRA, 2013).

De acordo com Viana (2002), os tipos de manutenção são maneiras de direcionar as intervenções nos equipamentos de produção, ou seja, nas maquinas que fazem a composição de uma determinada planta. Neste sentido, no critério considerado como modos de intervir nos instrumentos, deixa em evidencia a existência de um consenso, salvo algumas variações irrelevantes de acordo com os tipos de manutenção.

Existe vários tipos de manutenção, que se baseiam de acordo com as intervenções feitas nos equipamentos de produção. Decorrente da forma em que a manutenção é executada, pode ser classificada como: corretiva (não planejada ou planejada), preventiva, preditiva e detectiva.

Elas visam conservar, adequar, restaurar, substituir e prevenir os equipamentos de forma que venham alcançar os objetivos da função (VIANA, 2002). Ainda de acordo com Kardec e Nascif (2001), existe tambem a engenharia da manutenção, sendo focada na causa básica do problema, ou seja, ao contrário de somente reparar, eliminar a razão do defeito/falha, através de estudo do projeto do equipamento, análise dos problemas e modificações.

Os indicadores de manutenção, bem como os de performance ou desempenho, definem-se em um conjunto de informações que buscam medir e melhorar os processos, com o intuito de aumentar a eficiência e a produtividade de uma empresa. Normalmente conhecidos como KPI’s, que em inglês significa Key Performance Indicators, eles propõem modelos que visam a prevenção e a resolução dos problemas mais diversificados que possam ocorrer no âmbito de uma organização (SANTOS, 2018).

You might be interested:  Qual O Pior Artigo Penal?

Mostrar de modo geral os tipos de manutenção existentes com seus indicadores de performance para aplicação dentro da indústria.

Objetivos Específicos:

Abordar sobre os tipos de manutenções e suas finalidades. Evidenciar os indicadores de manutenção e como são calculados. Calcular os indicadores de manutenção usando suas formulas tendo como base tabelas demonstrativas de paradas. Apontar a probabilidade de o equipamento não vir a falhar.

O presente artigo tem como justificativa apresentar para as indústrias os tipos de manutenção com suas finalidades e aplicabilidades e seus indicadores de manutenção e como eles são calculados. Visando excelência e competitividade, a manutenção se torna cada vez mais uma função estratégica nas organizações.
Ver resposta completa

O que é manutenção preventiva?

Manutenção preventiva definição? – A manutenção preventiva pode ser definida como a técnica de agir de forma antecipada para prevenir falhas e panes nos equipamentos. Ou seja, visa trocas com base no cálculo de vida útil dos componentes. Assim como, evitar paradas não programadas e o risco de acidentes.

  • É preciso enfatizar que ela segue norma para atender aspectos de confiabilidade dos equipamentos,
  • Por isso, envolve ações de caráter técnico, administrativo e de supervisão com a finalidade de manter ou repor os equipamentos.
  • Ou seja, consiste na realização de manutenções planejadas em determinados períodos, conforme critérios estabelecidos.

Como exemplo de manutenções programadas podemos apontar os seguintes serviços:

Reapertos de parafusos; Inspeções de rolamentos durante a operação ; Substituição de peças desgastadas; Lubrificação ; Limpezas; Ajustes, dentre outros.

No entanto, é importante enfatizar que este tipo de manutenção industrial é adequada especificamente para problemas relacionados com a vida útil do equipamento, Ou seja, em problemas relacionados às operações realizadas, esta não é adequada e nem eficiente. Fonte: DXP Enterprises
Ver resposta completa

You might be interested:  Justiça Gratuita Reforma Trabalhista Artigo?

Qual a importância da manutenção?

A Importância da manutenção industrial e seus indicadores – No contexto geral a indústria nos dias de hoje tem como grande desafio manter-se estável no mercado garantindo alta performance competitiva,
Ver resposta completa

Quais são os tipos de manutenção?

Manutenção preventiva é uma atividade de extrema importância para otimizar a vida útil de um equipamento, bem como garantir a sua utilização de forma eficiente. Conforme a NBR 5462/94, esta manutenção é conceituada da seguinte forma: Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

  • A NBR 5462/94 define três tipos de manutenções, que são: Corretiva, Preventiva e Preditiva.
  • Assim, a empresa define o tipo de estratégia de manutenção conforme as prioridades que assegurem a disponibilidade e confiabilidade dos ativos.
  • Veja nesse artigo os principais aspectos da manutenção preventiva.

Sobretudo, como é realizada e os benefícios obtidos. Além disso, veja um comparativo entre manutenção preventiva e preditiva para entender as diferenças. Siga em frente! Veja e aprenda tudo sobre o assunto. Boa leitura!
Ver resposta completa

Qual é o novo conceito de produtividade na manutenção?

4 – O Planejamento e Controle da Manutenção na Indústria 4.0 – Dentro da indústria, o setor de PCM – Planejamento e Controle de Manutenção é responsável por traçar estratégias de manutenção que sejam capazes de garantir a confiabilidade e disponibilidade dos ativos.

Além de manter essa disponibilidade e confiabilidade, o PCM também deve manter a produtividade da equipe de manutenção. No início do artigo eu falei que o objetivo da PCM é traçar estratégias que garantam a confiabilidade e disponibilidade dos ativos, elevando a produtividade, Um conceito que também mudou foi o conceito de produtividade.

O conceito antigo de produtividade prega: “Fazer mais, com menos.” Ou seja, realizar cada vez mais atividades de manutenção com menos recursos (menos tempo, pessoas, peças de reposição e consequentemente, menos dinheiro). O novo conceito de produtividade na manutenção prega: “Fazer menos, com menos.” Ou seja, realizar cada vez um número menor de atividades de manutenção, com recursos cada vez mais otimizados.
Ver resposta completa