Artigo Cientifico Revisão Bibliografica Enfermagem?
Contents
Qual a origem da enfermagem?
Nos primórdios, a prática da enfermagem era conduzida pelo empirismo, que tem sua origem no grego empeiria, que significa experiência sensorial.
Ver resposta completa
Qual a importância dos profissionais de enfermagem?
Saúde Pública – Assistência de enfermagem e o enfoque da segurança do paciente no cenário brasileiro Assistência de enfermagem e o enfoque da segurança do paciente no cenário brasileiro O objetivo deste estudo foi o de analisar a contribuição da enfermagem para a segurança do paciente no Brasil.
O método de pesquisa eleito foi o da revisão integrativa da literatura. Pesquisaram-se as bases de dados Lilacs, Medline, BDENF, SciELO e PubMed por meio dos descritores ‘segurança do paciente’, ‘cuidados de enfermagem’ e ‘Brasil’. Os artigos avaliados referem-se ao período 2009-2014, disponíveis em português, inglês e espanhol.
Por fim, selecionaram-se 15 artigos. As publicações evidenciam a existência de ações positivas da enfermagem na segurança do paciente. Concluindo, a pesquisa reflete sobre a importância da identificação do erro e da utilização de ferramentas para melhoria da cultura de segurança nas instituições brasileiras.
PALAVRAS-CHAVE Segurança do paciente; Cuidados de enfermagem; Brasil Preocupações relacionadas à segurança do paciente surgiram na década de 1990 com a importante publicação americana ‘To err is human: building a safer health system’, do Instituto de Medicina (IOM), em que os autores relataram a morte de 44.000 a 98.000 americanos resultantes de incidentes que eram, em grande parte, evitáveis ( TOFFOLETTO; RUIZ, 2013 TOFFOLETTO, M.C.; RUIZ, X.R.
Improving patient safety: how and why incidences occur in nursing care. Rev. Esc. Enferm. da USP., São Paulo, v.47, n.5, p.1098-1105, 2013.). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define segurança do paciente como a redução do risco de danos desnecessários a um mínimo aceitável, considerado componente constante e intimamente relacionado com o atendimento ao paciente ( WHO, 2009A _.
Marco Conceptual de la Clasificación Internacional para la Seguridad del Paciente. Versión 1.1. Informe Técnico Definitivo. Geneva: WHO, 2009a. Disponível em:, Acesso em: 15 jun.2015.). A segurança do paciente é influenciada, apesar dos avanços na área de saúde, pelas iatrogenias cometidas pelos profissionais, as quais refletem diretamente na qualidade de vida dos clientes, provocando consequências desagradáveis tanto para os pacientes como para os profissionais e para a organização hospitalar ( MIASSO, 2006 MIASSO, A.I.
et al. O processo de preparo e administração de medicamentos: identificação de problemas para propor melhorias e prevenir erros de medicação. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.14, n.3, maio/jun.2006.). Os profissionais de enfermagem são responsáveis por grande parte das ações assistenciais e, portanto, encontram-se em posição privilegiada para reduzir a possibilidade de incidentes que atingem o paciente, além de detectar as complicações precocemente e realizar as condutas necessárias para minimizar os danos ( PEDREIRA, 2009 PEDREIRA, M.L.G.
- Enfermagem para segurança do paciente.
- In: PEDREIRA, M.L.G.; HARADA, M.J.C.S.
- Enfermagem dia a dia: segurança do paciente.
- São Caetano do Sul: Yendis, 2009.p.23-31.).
- No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) instituiu, em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com o objetivo de implementar medidas assistenciais, educativas e programáticas e iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde ( BRASIL, 2014 BRASIL.
Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília DF: Ministério da Saúde, 2014.). Uma vez que os profissionais são os responsáveis pelo planejamento e intervenção apropriada com a finalidade de manter o ambiente seguro, é vital o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem sobre segurança do paciente ( RADUENZ,, 2010 RADUENZ, A.C.
Ver resposta completa
Quais as ações positivas da assistência de enfermagem na segurança do paciente?
Considerações finais –
Verificou-se, por meio da revisão bibliográfica, que a assistência de enfermagem é fundamental para melhoria da segurança do paciente nas instituições brasileiras.Identificou-se a existência de baixo conhecimento dos profissionais de saúde sobre eventos adversos e como notificá-los, medo dos profissionais de saúde em expor os erros devido à política de punição das instituições e baixa adesão da técnica de higienização das mãos.Em contrapartida, ações positivas da assistência de enfermagem na segurança do paciente foram evidenciadas nas publicações, como implantação de protocolos de assistência; boletim de notificação de eventos adversos; uso do checklist da cirurgia segura; e utilização dos diagnósticos de enfermagem na redução de riscos.
As instituições de saúde brasileiras vêm enfrentando falta de planejamento em saúde; processos de trabalhos hierarquizados e punitivos; alta rotatividade de profissionais e baixa qualidade de recursos humanos; problemas com equipamentos e falhas da estrutura física.
- Em contraponto, o MS, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e outros órgãos ministeriais têm implementado políticas para melhoria da assistência, com consequente aumento da segurança do paciente nas instituições.
- A investigação sobre a segurança do paciente no Brasil está em ascensão.
- Este estudo evidenciou que a maioria das pesquisas se relaciona aos eventos adversos nas unidades de internação hospitalar, sendo restritas na atenção básica e setores ambulatoriais.
Propõe uma reflexão para a equipe de saúde sobre a importância da identificação do erro e da utilização de ferramentas para melhoria da segurança do paciente e sugere que novos estudos atinjam todos os níveis de atenção na saúde no Brasil. : Saúde Pública – Assistência de enfermagem e o enfoque da segurança do paciente no cenário brasileiro Assistência de enfermagem e o enfoque da segurança do paciente no cenário brasileiro
Ver resposta completa
Quais são os subsídios e estratégias da enfermagem?
A assistência de enfermagem nas instituições de saúde brasileiras – Desde 1988, o Brasil tem implementado um sistema de saúde dinâmico e complexo – o Sistema Único de Saúde (SUS) -, baseado no princípio da saúde como direito do cidadão e dever do Estado.
- O sistema de saúde no Brasil deve assegurar a continuidade de cuidados à população no nível primário por meio da atenção básica à saúde; no nível secundário, via ambulatório; e, no nível terciário, por meio do hospital ( PAIM,, 2011 PAIM, J. et al.
- O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios.
The Lancet, Londres, v.1, n.1, p.11-31, 2011. Disponível em:, Acesso em: 1 ago.2015.). O nível de desenvolvimento de uma organização de saúde pode afetar diretamente a assistência aos pacientes ( PEDREIRA, 2009 PEDREIRA, M.L.G. Enfermagem para segurança do paciente.
In: PEDREIRA, M.L.G.; HARADA, M.J.C.S. Enfermagem dia a dia: segurança do paciente. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.p.23-31.). Acrescenta-se que o avanço nas pesquisas de cuidado à saúde tem contribuído para a melhoria da assistência prestada. No entanto, mesmo com os avanços nos serviços de saúde, as pessoas ainda estão expostas a diversos riscos quando submetidas a cuidados, particularmente em ambientes hospitalares ( RADUENZ, 2010 RADUENZ, A.C.
et al. Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: visualizando a organização, acondicionamento e distribuição de medicamentos com método de pesquisa fotográfica. Rev. Latino-Am. Enferm., Ribeirão Preto, v.18, n.6, p.1045-1054, nov./dez.2010.). Gerenciamento e gestão do serviço, déficit de pessoal, sobrecarga de trabalho, relacionamento entre as equipes, falha da comunicação e baixa continuidade da atenção prestada aos pacientes têm prejudicado a assistência nas instituições de saúde brasileiras ( CAPUCHO; CASSIANI, 2013 CAPUCHO, H.C.; CASSIANI, S.H.B.
- Necessidade de implantar Programa de segurança do paciente no Brasil. Rev.
- Saúde Pública, São Paulo, v.47, n.4, p.791-798, 2013.).
- Problemas relacionados às falhas na estrutura física predial e à falta ou quantidade insuficiente de equipamentos e materiais para atender às necessidades também aparecem como adversidade no ambiente de trabalho das instituições de saúde ( PAIVA; PAIVA; BERTI, 2010 PAIVA, M.C.M.S.; PAIVA, S.A.R.; BERTI, H.W.
Eventos adversos: análise de um instrumento de notificação utilizado no gerenciamento de enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP., São Paulo, v.44, n.2, p.287-294, 2010.). O ambiente e o sistema de atendimento afetam as práticas de enfermagem. Em decorrência disso, alguns hospitais começaram a transformar sua filosofia e infraestrutura a fim de oferecer melhores condições de trabalho e favorecer o desempenho profissional ( PEDREIRA, 2009 PEDREIRA, M.L.G.
- Enfermagem para segurança do paciente.
- In: PEDREIRA, M.L.G.; HARADA, M.J.C.S.
- Enfermagem dia a dia: segurança do paciente.
- São Caetano do Sul: Yendis, 2009.p.23-31.).
- O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem ( COFEN, 2015 CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN).
- Resolução nº 311/07.
- Aprova a reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
In: CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS (COREN-MG). Legislação e normasBelo Horizonte, v.14, n.1, p.37-54, 2015.) assegura que é responsabilidade e dever do enfermeiro prestar assistência à pessoa, família e coletividade livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência e que a enfermagem deve garantir assistência com segurança e prestar informações adequadas à pessoa e à família sobre os direitos, riscos, intercorrências e benefícios acerca da assistência de enfermagem.
A enfermagem tem participação fundamental nos processos que visam a garantir e melhorar a qualidade da assistência prestada nas unidades de saúde. No entanto, medidas isoladas de treinamento e capacitação dos profissionais de enfermagem não são suficientes para garantir a ausência de riscos ( GONÇALVES, 2012 GONÇALVES, L.A.
et al. Alocação da equipe de enfermagem e ocorrência de eventos adversos/incidentes em unidade de terapia intensiva. Rev. Esc. Enferm. USP., São Paulo, v.46, n. esp., p.71-77, 2012.). Nesse contexto, a enfermagem tem implementado subsídios e estratégias, como a utilização de protocolos e cheklists, para realizar intervenções que possibilitem a assistência livre de danos aos pacientes, mais segura e com qualidade ( LUZIA; ALMEIDA; LUCENA, 2014 LUZIA, M.F.; ALMEIDA, M.A.; LUCENA, A.F.
Ver resposta completa