Artigo 28 Código Processo Penal?
O art.28 do Código de Processo Penal tem a seguinte redação: ‘Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento de inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então
Ver resposta completa
Nesse sentido, a mudança do art.28 do Código de Processo penal excluiu do órgão judicial o controle que este possuía a respeito da deliberação ministerial de arquivamento do inquérito policial, assim, tanto a decisão quanto os procedimentos correlatos de notificação e revisão decorrentes do arquivamento do inquérito policial, com ou sem recurso da vítima, incumbem ao Ministério Público, não havendo mais qualquer interferência do órgão judicial.
Ver resposta completa
Contents
Como era tratado o artigo 28 do Código de Processo Penal?
Antes da instituição da Lei 13.964 -2019, o artigo 28 do Código de Processo Penal era tratado e previsto apenas em seu caput, o qual prescrevia o seguinte, verbis: Art.28.
Ver resposta completa
Quais as alterações do art 28 do CPP?
Dentre as alterações, ganha destaque a nova redação do art.28 do CPP que diz respeito à intromissão do juiz criminal em relação a decisão de arquivamento de uma investigação criminal. Assim, na nova redação, houve a exclusão do juiz na análise da promoção de arquivamento do Ministério Público, deixando tal decisão a cargo deste órgão.
Ver resposta completa
O que diz o artigo 9 da Lei de não persecução penal?
§ 9º A vítima será intimada da homologação do acordo de não persecução penal e de seu descumprimento. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência)
Ver resposta completa
Quando o Acordo de não persecução penal não consta de certidão de antecedentes criminais?
A celebração e o cumprimento do acordo de não persecução penal não constarão de certidão de antecedentes criminais, exceto para os fins previstos no inciso III do § 2º deste artigo. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019) § 13. Cumprido integralmente o acordo de não persecução penal, o juízo competente decretará a extinção de punibilidade.
Ver resposta completa