Analise Granulometrica Do Solo Artigo?
Abstract A análise granulométrica, que consiste na quantificação da distribuição por tamanho das partículas individuais de minerais do solo (areia, silte e argila), e é de fundamental importância para o manejo e conservação do solo.
Ver resposta completa
Granulometria de um solo é a subdivisão de diferentes classes e tamanhos, determinado suas dimensões e porcentagem, estabelecendo a grandeza das partículas. Utiliza-se esse método para a realização da analise do solo. A análise granulométrica pode contribuir para diversos projetos, como manejo de irrigação e recuperação de áreas degradadas3.
Ver resposta completa
Contents
O que é análise granulométrica?
Análise Granulométrica dos Solos
Você sabe que o solo tem origem natural e, por isso, se pegarmos uma amostra de solo qualquer e estudarmos suas partículas sólidas, veremos que as mesmas tem dimensões variadas. A essa determinação das dimensões das partículas presentes no solo e suas proporções damos o nome de análise granulométrica.
Ver resposta completa
Quais são os dois ensaios para a granulometria do solo?
Ensaios de granulometria – Segundo a norma NBR 7181:2016, devemos realizar dois ensaios para a correta determinação da granulometria do solo. O ensaio de peneiramento para solos granulares e de sedimentação para os solos finos (siltes e argilas). A norma ainda podemos realizar os dois ensaios conjuntamente, para uma melhor análise granulométrica do solo.
Ver resposta completa
Quais são as partículas que compõem o solo de granulação fina?
Classificação dos solos por granulometria – Como já falamos anteriormente, os solos podem ser classificados de acordo com as dimensões de suas partículas sólidas. Existem diversas classificações utilizadas, conforme você pode perceber na figura abaixo. Classificações granulométricas Vale ressaltar que as mais utilizadas são a classificação americana da ASTM e a nacional ABNT. Perceba, pela figura, que abaixo dos valores dos diâmetros, em mm, encontra-se um número precedido de “#”. Por exemplo, abaixo de 0,075mm, encontra-se a #200.
Isso é relacionado com a numeração da peneira, que falaremos mais adiante quando abordarmos o ensaio de granulometria! Outro questionamento que você pode fazer é: mas as partículas do solo são esféricas para tratarmos delas com diâmetros? Não, as partículas apresentam as mais diversas formas, mas por simplificação consideramos um diâmetro para essas partículas.
Agora, falando um pouco mais sobre a nomenclatura da ABNT, segundo a NBR 6502:95, podemos resumir da seguinte forma:
Pedregulhos: solos formados por minerais ou partículas de rocha, com diâmetro compreendido entre 2,0 e 60,0 mm. Podem ainda ser subdivididos em pedregulhos finos, médios ou grossos; Areia: solo não coesivo e não plástico formado por minerais ou partículas de rochas com diâmetros compreendidos entre 0,06 mm e 2,0 mm. Pode também ser subdividido em areias finas, médias e grossas; Silte: Solo que apresenta baixa ou nenhuma plasticidade, e que exibe baixa resistência quando seco o ar. Suas propriedades dominantes são devidas à parte constituída pela fração silte. É formado por partículas com diâmetros compreendidos entre 0,002 mm e 0,06 mm; Argila: Solo de granulação fina constituído por partículas com dimensões menores que 0,002 mm, apresentando coesão e plasticidade.
Agora que você já sabe um pouco sobre as partículas que compõem o solo, vamos falar sobre o ensaio de granulometria!
Ver resposta completa
Como calcular o diâmetro efetivo do solo?
Interpretação dos resultados – De maneira geral, podemos distinguir algumas características de granulometria do solo. A seguir, vou citar três tipos principais:
bem graduado: tem várias frações de diâmetro diferentes misturadas. graduação aberta: algumas frações de diâmetro não são encontradas nesse tipo de solo; graduação uniforme: as partículas desse solo possuem praticamente apenas o mesmo diâmetro médio.
Granulometrias do solo Para melhor definir esses parâmetros de granulometria, assim como melhor interpretação gráfica da curva granulométrica, podemos utilizar os seguintes parâmetros:
Diâmetro efetivo ( D 10 \mathrm } ) : podemos dizer que apenas 10% das partículas do solo tem diâmetro inferior ao diâmetro efetivo. Ou seja, podemos determinar esse diâmetro a partir da curva granulométrica. Na curva apresentada abaixo, por exemplo, podemos afirmar que o diâmetro efetivo é pouco mais de 0,04 mm.
Diâmetro efetivo
Coeficiente de uniformidade ( C u \mathrm } ) : esse coeficiente indica o quão uniforme é o solo. Valores próximos a 1,0 indicam uma curva vertical, ou seja, um solo uniforme, com presença principalmente de um diâmetro. Quanto maior o valor desse coeficiente, menos uniforme o solo será. Podemos dizer que para C u 3, 0 \mathrm <3,0} o solo é uniforme e para C u > 15, 0 \mathrm >15,0} o solo é desuniforme. Matematicamente, o coeficiente de uniformidade pode ser calculado como:
C u = D 60 D 10 \mathrm =\dfrac } }}
Coeficiente de curvatura ( C c \mathrm } ) : Esse coeficiente nos dá uma ideia se o solo é bem graduado ou não, além de indicar a simetria da curva granulométrica. Para valores do coeficiente de curvatura entre 1,0 e 3,0 podemos dizer que o solo é bem graduado. Matematicamente, podemos defini-lo como:
C c = ( D 30 ) 2 D 60 ⋅ D 10 \mathrm =\dfrac )^2} \cdot D_ }} E com isso, finalizamos o post! Espero que esse post tenha sido útil e que você tenha aprendido tudo o que quis passar de conhecimento! Mas, caso ainda tenha alguma dúvida, pode deixar nos comentários que vai ser um prazer responder. Engenheiro Civil, Especialista em Estruturas e Fundações. Ex-goleiro, Pseudosommelier de Cervejas e Poeta Freelancer Fajuto.
Ver resposta completa