Próximo Feriado 2024

Feriado de 2024: Próxima data comemorativa

Próximo Feriado 2024

Feriados nacionais para o ano de 2024 Data Dia da Semana Feriado 29/3/24 sexta-feira Paixão de Cristo 21/4/24 domingo Tiradentes 1/5/24 quarta-feira Dia do Trabalho 30/5/24 quinta-feira Corpus Christi 9 more rows

Quais serão os feriados de 2024?

No ano de 2024, haverá apenas dois feriados nacionais prolongados, ou seja, aqueles que caem em uma sexta-feira ou segunda-feira e proporcionam um fim de semana prolongado. Esses feriados serão em fevereiro e maio.

O primeiro feriado será o Carnaval, que acontecerá nos dias 12 e 13 de fevereiro. É um período festivo muito popular no Brasil, com desfiles de escolas de samba e muitas pessoas aproveitando para viajar ou descansar.

O segundo feriado prolongado será em maio, especificamente no dia 30. Nessa data é comemorado o Corpus Christi, mas vale ressaltar que esse é considerado ponto facultativo, ou seja, não é obrigatório ser folga para todos os trabalhadores. Portanto, nem todas as empresas concederão folga nesse dia.

Além desses dois feriados prolongados mencionados acima em fevereiro e maio do ano de 2024 , também teremos outros feriados ao longo do ano: Sexta-feira Santa (29 de março), Páscoa (29 a 31 de março), Tiradentes (21 abril) e Independência do Brasil (7 setembro). No entanto esses não resultarão em fins-de-semana mais longos como os citados anteriormente.

Feriados nacionais em 2024: datas e dias da semana

Aqui estão algumas datas de feriados no Brasil: Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo em 29 de março, Tiradentes em 21 de abril, Dia do Trabalho em 1º de maio, Corpus Christi (ponto facultativo) em 30 de maio, Independência do Brasil em 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro, Finados em 2 de novembro, Proclamação da República em 15 de novembro e Natal em 25 dezembro.

Feriado de Sexta-feira Santa em 29 de março: Comemoração da Paixão de Cristo

No dia 29 de março de 2024, é celebrada a Sexta-feira Santa, conhecida como a Paixão de Cristo. Segundo relatos bíblicos, foi nesse dia que Jesus Cristo foi crucificado e morto. Ele se opunha ao estilo de vida desigual vivido pelo povo em Jerusalém, onde alguns desfrutavam de grande riqueza enquanto outros sofriam com a pobreza.

You might be interested:  Prêmios Globo de Ouro 2024: Vencedores e Indicados em Destaque

Após a Sexta-feira Santa, o domingo de Páscoa é celebrado como o dia da ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu após sua morte e crucificação. A partir desse evento, o calendário romano passou a utilizar as siglas “a.C.” (antes de cristo) e “d.C.” (depois de cristo). Em 325 d.C., durante o Concílio de Niceia presidido pelo imperador Constantino e organizado pelo papa Silvestre I, ficou estabelecido que a Semana Santa seria comemorada ao longo de uma semana, iniciando no domingo de ramos até o domingo de Páscoa.

O mês de março representa a transição do verão para o outono. Durante essa estação intermediária entre as épocas mais quentes e frias, é comum observar um clima ameno e oscilações repentinas de temperatura. Além disso, é característico dessa fase a queda das folhas e frutos de certas plantas.

Tiradentes: O Feriado de 21 de abril em 2024

No ano de 2024, o dia 21 de abril será um domingo. Nessa ocasião, celebramos o Dia de Tiradentes em homenagem à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes e considerado Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Joaquim José da Silva Xavier veio ao mundo em 12 de novembro de 1746, na Fazenda do Pombal, que antes pertencia a São João del Rei e agora está localizada em Ritápolis, Minas Gerais.

Dia do Trabalho: 1º de maio

No dia 1º de maio, ocorre a comemoração do Dia do Trabalho, uma ocasião que destaca a relevância dos trabalhadores na construção da sociedade. Essa data é amplamente celebrada em diversos países ao redor do mundo e possui grande popularidade no Brasil.

A comemoração do Dia do Trabalhador teve origem no final do século XIX, através de movimentos trabalhistas em Chicago, nos Estados Unidos. No Brasil, o 1º de Maio começou a ganhar relevância também nessa mesma época.

Próximo Feriado: Corpus Christi em 30 de maio (ponto facultativo)

No dia 30 de maio, é celebrado o Corpus Christi, uma data que está relacionada à Páscoa. Essa festividade marca a morte e ressurreição de Cristo e possui conexões com a Páscoa judaica, que relembra a saída dos hebreus do Egito em direção à Terra Prometida. O Corpus Christi é comemorado 60 dias após a Páscoa e ocorre logo após o Domingo de Pentecostes e a Festa da Santíssima Trindade.

A celebração do Dia de Corpus Christi teve início na Idade Média, mais precisamente em 1264. Acredita-se que sua origem esteja nas visões da freira Juliana de Mont Cornillon, uma religiosa agostiniana do século XIII. Juliana pediu à Igreja que celebrasse a eucaristia e relatou suas visões ao papa Urbano IV, que então instituiu a data festiva.

You might be interested:  Concurso Polícia Militar RS 2024: Prepare-se para a sua aprovação!

Independência do Brasil: 7 de setembro

No Brasil, o dia 7 de setembro é um feriado nacional estabelecido pelas leis nº 662, de 6 de abril de 1946, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. Desde o ano de 1949, as atividades são suspensas nesta data em comemoração a um evento importante para o país. Em específico no ano de 2024, esse feriado ocorrerá em um sábado.

Nossa Senhora Aparecida: O Feriado de 12 de Outubro

No dia 12 de outubro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, uma ocasião especial para honrar a padroeira do Brasil. Maria, conhecida como Senhora Aparecida, é reverenciada na Igreja Católica como mãe de Jesus Cristo. Essa data foi estabelecida durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1953 e escolhida por causa de eventos significativos que ocorreram no mês de outubro.

O feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida foi estabelecido pela Lei n. 6.802/1980, sancionada pelo presidente João Batista Figueiredo em 1980.

Próximo Feriado: Dia de Finados em 2 de novembro

O Dia de Finados é um feriado nacional determinado pela Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal. No ano de 2024, essa data será celebrada em um sábado.

No período da Idade Média, na França, o monge beneditino Odilo de Cluny foi responsável por estabelecer uma data específica para honrar os mortos. Como uma das principais autoridades da igreja, ele instituiu em 2 de novembro de 998 (DC) que todos os seus seguidores deveriam rezar pelos falecidos nesse dia. Ao longo do século XII, essa data se tornou popular e passou a ser conhecida como o Dia de Finados para a comunidade cristã.

15 de novembro: Comemoração da Proclamação da República

No Brasil, no dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República. Essa data é um dos feriados do mês e está incluída na lista de feriados nacionais estabelecida pela Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal. A Lei nº 10.607, aprovada em 2002, também reconhece o dia 15 de novembro como um feriado nacional brasileiro.

Natal: O próximo feriado em 2024

Dezembro possui apenas um feriado, o Natal, celebrado no dia 25. Para os cristãos, essa data marca o nascimento de Jesus Cristo, figura central do Cristianismo.

Data da Páscoa em 2024

1. No Brasil, o próximo feriado em destaque será a Sexta-Feira Santa em 2024, que ocorrerá no dia 29 de março. Esse feriado nacional é uma data importante para os cristãos, pois marca a crucificação de Jesus Cristo.

You might be interested:  Calendário de feriados do Carnaval em 2024

3. O próximo feriado relevante no calendário brasileiro será a Sexta-Feira Santa em 2024, que cairá no dia 29 de março. Essa data representa um momento importante para os cristãos ao lembrarem da paixão e morte de Jesus Cristo na cruz.

Feriado previsto para março de 2024?

Última atualização em 7 de março de 2024 às, 11h24. O terceiro mês do ano reserva um feriado nacional muito aguardado: a Sexta-feira Santa, que ocorrerá no dia 29 de março. Esse feriado religioso marca a crucificação e morte de Jesus Cristo, sendo seguido pelo domingo de Páscoa no dia 31. É uma data importante para os cristãos ao redor do mundo e também é celebrada com tradições como a troca de ovos de chocolate.

Além da Semana Santa, o mês de março apresenta outras datas significativas. No dia 1º, comemora-se o aniversário da cidade do Rio Janeiro, uma das mais famosas e belas cidades brasileiras. Essa data é marcada por eventos especiais que homenageiam a história e cultura carioca.

No dia 8, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião para reconhecer as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. É um momento para refletir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na busca pela igualdade de gênero e promover mudanças positivas na sociedade.

Além disso, o mês marca também o início do outono no hemisfério sul. Com temperaturas mais amenas e paisagens coloridas pelas folhas caídas das árvores, essa estação traz consigo um clima nostálgico e acolhedor.

P.S.: Aproveite esse período para descansar ou planejar atividades especiais junto à família ou amigos durante esses dias festivos!

Comemoração do Dia 21 de março de 2024

Lista:

– Celebração da arte do teatro

– Homenagem aos profissionais envolvidos na produção

– Reconhecimento do poder transformador do teatro

– Reflexão sobre questões importantes por meio das peças de teatro

Haverá feriado em julho de 2024?

Em 2024, além dos feriados nacionais, São Paulo terá dois feriados municipais. O primeiro ocorre no dia 25 de janeiro e celebra o aniversário da cidade. Já o segundo é comemorado em 9 de julho e marca o dia da Revolução Constitucionalista.

Abaixo está a lista dos feriados municipais em São Paulo para o ano de 2024:

1. Aniversário da Cidade – 25 de janeiro (quinta-feira)

2. Dia da Revolução Constitucionalista – 9 de julho (terça-feira)

É importante ressaltar que essa lista contém apenas os feriados municipais específicos para a cidade de São Paulo em 2024. Além desses, ainda existem os feriados nacionais como Carnaval, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados.